06maio

Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode???

Abdominais Todos os Dias

 

Abdominais Todos os Dias…  Eis a questão!

 

Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode??? Sim, não… Depende… Antes de afirmar algo, vamos pensar?! Respeitando a homeostase que é o “estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo e o existente entre este e o meio ambiente” (TUBINO, 1980), ou simplesmente estado de equilíbrio do organismo…. Quando esse organismo recebe algum estímulo ou seja, um stress (estímulo que quebra a homeostase), este imediatamente dispara um mecanismo compensatório para que seja restabelecido o equilíbrio. Após receber uma sobrecarga de trabalho, o organismo inicia sua recuperação.

Analise a figura abaixo, o stress é referido como estimulo e na curva é representado do A ao B, é a fadiga… Do B ao C estamos recuperando e retomando ao nosso estado inicial, tentando restabelecer a homeostase. Nosso corpo age sempre na defensiva, como já disse antes, quando excitamos a musculatura com o exercício é provocado em nosso corpo uma reação de alarme e esse stress, força uma adaptação e compensação, ali nas letras B ao C! Da letra C a D chamamos de SUPERCOMPENSAÇÃO, é onde obtemos ganhos!! Da letra D para frente denominamos destreinamento, significa que o descanso está sendo demais!!

Super Compensação

Entendeu nada né?? Vamos compreender melhor… Para desenvolvermos uma musculatura da melhor maneira possível treinamos (A-B) e damos ao músculo um tempo de descanso (B-C) e seu corpo em defesa a esse estimulo procura supercompensar o estímulo (C-D), é a SUPERCOMPENSAÇÃO!! O melhor momento para realizarmos um novo estímulo seria exatamente no ponto D, porém dificilmente acertaremos na mosca… um pouco antes, um pouco depois.

O músculo abdominal se recupera de 1 a 2 dias aproximadamente, dependendo do condicionamento da pessoa em questão e da intensidade do estimulo aplicado!

 

ATENÇÃO QUE AGORA VEM A SACADA!!

 

Sabemos que próximo a letra D estaremos provocando um desenvolvimento muscular muito bom, hipertrofia!! Contudo, isso não é uma obrigação!!!! Você pode não querer desenvolver sua musculatura abdominal por N motivos… Vamos ver alguns deles:

  • Alto percentual de gordura: se você obter ganhos na musculatura abdominal sem antes ter eliminado a gordura você poderá ficar barrigudo(a), pelo simples fato da musculatura estar empurrando sua “gordurinha” para cima!! Aposto que já viu gente que começou a academia e teve esse aumento “estranho” na região abdominal…
  • Categoria de competição: algumas categorias competitivas de Fisiculturismo não permitem um abdominal muito marcado, então brecamos o desenvolvimento (hipertrofia) dessa musculatura..
  • Opção pessoal: você pode não querer um abdômen hipertrofiado, simples…
  • Estratégia do treinador: existem fases para tudo quando falamos em treinamento, na fase em que se encontra pode não ser interessante causar esse desenvolvimento…

Mas professor, posso ou não posso fazer abdominal todos os dias?? Como falei, vai depender dos seus objetivos, da sua composição corporal, das estratégias do seu treinador e por aí vai!

Treinando abdominais todos os dias você terá uma musculatura fortalecida, firme e bem treinada.. mas não desenvolvida em volume, hipertrofiada… Treinando abdominais e dando a eles o devido descanso você estará em desenvolvimento de seus gominhos, com ou sem gordura..rs.. Claro que isso vai depender da sua intensidade de treino, da sua técnica ao realizar os abdominais, do seu sono e da sua dieta.

Ahhhh!!! Quase me esqueci!! Cabe lembrar aqui que um alto desenvolvimento abdominal, se não for muito bem feito, vai apagar suas linhas da cintura e você vai ficar quadradinha(o)… Para meninas, nada sexy… Pros meninos, aparentemente diminui o tamanho das suas costas… Acho que ninguém quer isso né??? Treinamento tem que ser pensado, tem que ser analisado, tem que ser inteligente!!

Para finalizar e como curiosidade, entenda que o princípio da supercompensação explicado para o abdominal vale não somente para o abdômen, mas para qualquer músculo… Claro que cada um com seu tempo de recuperação… A mesma estratégia pode ser usada, por exemplo, nos seus bracinhos que se desenvolvem sem que você queira quando você começa a treinar forte…. Aí você diminui a carga e diminui os treinos de braço?? NÃAAAAAO!!!! Você treina braço todos os dias e não da tempo suficiente para que ele se recupere e supercompense… Sacou???

Músculo que tem o devido descanso CRESCE!! Simples?? Si pero no mucho, converse com seu treinador sobre seus objetivos, suas ações e entenda as possíveis estratégias dele!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

30 comentários em “Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode???

    1. Daniel, pelo que li o gráfico é valido para outros grupos musculares!

      “entenda que o princípio da supercompensação explicado para o abdominal vale não somente para o abdômen, mas para qualquer músculo… Claro que cada um com seu tempo de recuperação…”

      Abraço!

      1. Então Roberto, pelo que entendi ele pediu um gráfico mais detalhado com o tempo de cada um aproximado, pelo que na matéria fala cada músculo tem seu tempo, o comentário dele me atraiu pois também fiquei interessado.

    1. Devemos manter as curvaturas “padrões” do seu corpo, O desenvolvimento exagerado de qualquer musculatura causa uma impressão de desequilíbrio… no Caso falo da musculatura lateral do seu abdômen, com um alto desenvolvimento dessa região pode dar a impressão de uma diminuição do tamanho da suas costas… deixando-o quadrado…

      Trabalhando com as proporções….

      1. Agora entendi perfeitamente! Obrigado professor!
        Eu trabalho forte essa região, mas não desenvolvo muito o famoso V da parte posterior do abdomên, poderia dar alguma dica? Obrigado!

    1. Sou bem magra, mas aconteceu de aparentar barriguda. Continuei um dia sim e um dia não as abdominais, faço 4 tipos de abdominais 4 de 20 repetições. Percebi que andei ficando sarada hahaha

  1. Estou malhando há mais de três meses,minha barriga está com um pouco de gordura, com muita paciência estou perdendo essas gorduras e definindo meu abdômem temos que ter paciência e fazer exercícios com orientação do instrutor!!!

  2. É possível treinar o abdômen 3x por semana como se fosse ergometria, ou seja, mais rápido pra ganhar resistência, e mais 2x para hipertrofia (com peso)???

    Pergunto isso porque meu objetivo não é virar um monstro, mas apenas dividido, pois gosto de jogar futebol, nadar, correr e sou instrutor de academia militar, preciso da resistência. Mas eu quero muito ter o abdômen travado!

  3. As pessoas ainda cometem o erro de fazerem treinos “diferentes” pro abdômen do que fazem para outros grupos musculares e treinam menos ou mais vezes na semana do que os outros também, mas o abdômen tem o mesmo músculo do quadríceps, do bíceps, do ombro,da panturrilha, não é um músculo especial, quer ganhar músculatura abdominal? Quer secar e definir? O tipo de treinamento é o mesmo, assim como o tempo de descanso.

  4. Gostei das informações, sou formado em Ed. Física e sempre que eu posso faço trabalhos com pessoas com sobrepeso, e a primeira coisa que elas querem é perder a circunferência abdominal, sem dúvida os músculos do abdomem devem ser fortalecido sempre para que consigia praticar outras atividades com mais eficiência. Parabéns!!!

  5. Achei muito bem explicado… pra nós que somos leigos no assunto e em em particular que não fazia ideia da diferença de hipertrofia ou apenas deixar firme, ficou muito bem esclarecido.
    Parabéns professor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *