04fev

O Ácido Oleico e seus benefícios!

Ácido OleicoRecentemente, em um congresso de neurociências o que mais se falou foi sobre as vantagens do uso do ácido oleico (AO) para a migração dos neurônios (células nervosas) para as sinapses. Em processos de neurodegeneração celular e nervosa, isso é uma grande conquista. Ajudará os pacientes com doenças neurodegenerativas a terem esperanças maiores. Além disso, ele é ótimo para a saúde.

 

Mas, afinal o que é o Ácido Oleico ?

 

Desde 1500 a.C. já havia relatos dos benefícios desse ácido para a saúde. Em Creta, descobriram escavações com poços contendo tigelas de azeitonas. É na azeitona que encontramos uma grande quantidade de AO. Na década de 60, se iniciou os estudos dos longevos que ali viviam, e atribuíram ao final das pesquisas à “dieta do Mediterrâneo”, com base no azeite de oliva a longevidade. Ancel Keys que conduziu a pesquisa percebeu que a dieta pouco se modificara nos últimos 4000 anos.

A partir daí, todos nós vivemos e pagamos para saber, a ditadura das gorduras saturadas e insaturadas. O azeite de oliva é uma gordura do bem, é rica em AO. Este, o AO, é a principal gordura monoinsaturada das azeitonas. Além de serem boas para o coração e para os neurônios, essa gordura é uma substância que inibe alguns tipos de cânceres.

Amigos treinadores acrescentem gorduras provenientes do AO em sua dieta, não só pela hipertrofia, mas também pela sua saúde. Quer um motivo a mais? Ação anti-inflamatória, o azeite de oliva possui oleocantal – substância farmacologicamente semelhante ao ibuprofeno (advil).

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.