27maio

Afinal, exercícios abdominais queimam gordura localizada ou não?

abdominais_abdomen_trincadoPara melhor esclarecimento do assunto, o termo “queima” de gordura é popularmente utilizado quando o organismo metaboliza gordura, ou seja, quando o organismo utiliza a gordura como fonte de energia para a realização da atividade física.

Agora a pergunta que muitos fazem e nem sempre obtém a resposta correta: como utilizar essa gordura localizada como fonte de energia? O que devo fazer?

Nem sempre as informações que recebemos diretamente e indiretamente da mídia é correta; às vezes muitos dos anúncios e comerciais que assistimos está fazendo a propaganda de um produto que nem sempre é o adequado para você e para seu objetivo.

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O abdômen é um músculo como qualquer outro, que também deve receber uma devida atenção dentro de sua rotina de treino. Deve ser trabalhado como qualquer outro grupo muscular, com séries específicas e períodos de descanso. Depois dessa breve explicação, podemos concluir que os exercícios abdominais têm a função de fortalecimento da região abdominal, assim desvendando um mito que os exercícios abdominais queimam gordura.

Já que realizar exercícios abdominais não queima gordura, então, o que queima gordura? Exercícios aeróbicos como uma caminhada ou uma corrida leve, pedalar e para os alunos que gostam de utilizar o elíptico, também é uma boa opção de atividade aeróbica que evita impacto nas articulações dos joelhos.

Qualquer uma dessas atividades citadas acima, tem a função de queimar gordura, além de vários outros benefícios, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória, diminuir os triglicerídeos, diminuir o colesterol ruim (LDL) e muitos outros.

Voltando ao assunto anterior, exercícios abdominais podem até possuir uma função de queimar gordura, mas somente quando é realizado vários exercícios durante um período/tempo longo, podendo lesionar, fadigar o músculo e até, sofrer alguma lesão realizando um movimento incorreto durante as repetições.

Ou seja, quando o objetivo é queimar gordura, é muito mais seguro realizar uma atividade aeróbica comum como na esteira ou na bike, ao invés de sofrer muito realizando inúmeras repetições de exercícios abdominais, correndo risco de levar à musculatura à fadiga, antes que o organismo utilize a gordura como fonte de energia ou até mesmo a uma lesão por postura incorreta.

 




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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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26 comentários em “Afinal, exercícios abdominais queimam gordura localizada ou não?

  1. Esse é um dos temas mais discutidos em academias. É fato que os exercícios abdominais colaboram muito pouco para a “queima de gordura” e estes devem ser trabalhados como qualquer outro músculo do corpo.

    Eu só faria uma ressalva quando o texto fala que apenas exercícios aeróbios “queimam” gordura. Há inúmeros estudos recentes que mostram a importância dos exercícios de força (tipo musculação) e treinamentos intervalados para o emagrecimento. Inclusive, uma boa parte deles conclui até que musculação é mais eficiente para perda de gordura que os aeróbios.

    Abraço,

    Eduardo Araújo
    Personal Trainer

    1. Essa é a evolução, possuimos muitos profissionais desatualizados, parabens pela colocação, quanto a importancia da musculação, pois emagrecer é facil quero ver emagrecer preservando a massa muscular que sera util agora e quando formos mais velhos.

    1. Antônio, os suplementos não queimam gordura nem definem músculos. O teu treino bem orientado por um profissional é o que pode te dar um ótimo resultado. Suplemento é alimento em pó de rápida digestão. Termogênico somente com aprovação Anvisa por que muitos têm venda proibida e não fazem milagre. Contrate um profissional.

  2. Meus caros… Ainda há gente no mundo do fitness a discutir esse assunto?

    Sou professor há 11 anos em Ginásios e Academias em Portugal tendo como base uma Licenciatura em Ed. Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Fiz, já depois do curso de professor, formação de Personal Trainer, aulas de grupo, avaliações físicas, prescrição de treino avançado e populações especiais, nutrição, Natação, Indoor Cycling e Pilates pela escola do Michael King (Pilates Institute). Assisti também a dezenas e dezenas de palestras/ workshops realizados por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, gestores e colegas professores de várias nacionalidades e posso dizer com orgulho que já atendi centenas de pessoas que procuram saúde. Por isso deixo aqui o meu testemunho:

    Regras chave de mais saúde e menos gordura corporal (logo abdominal mais definido) e mais massa muscular:

    1º >> Antes de todo e qualquer exercício físico a BASE é a alimentação. Aquilo que comemos (quantidade, qualidade, combinações de alimentos) e as horas em que comemos!

    2º >> A forma como treinamos (tipo de exercício, Volume, intensidade, densidade), a hora a que treinamos, a frequência com que treinamos semanalmente!

    3º >> Aprenda com um técnico especializado a combinar a alimentação com o treino isso fará toda a diferença… Você pode treinar só força (musculação) e ficar com abdominal definido.

    4º >> NÃO FAÇA DEMASIADO CARDIOVASCULAR (OU NENHUM MESMO) os impactos sucessivos que derivam dos milhares de repetições executadas numa corrida, numa má postura na bicicleta ou num mau equilíbrio hidrodinâmico na água (natação) vão deixar você lesionado mais cedo ou mais tarde!

    5º >> O MÚSCULO ABDOMINAL NÃO É COMO OS OUTROS ele faz parte de um grande grupo muscular com um propósito bem diferente dos músculos dos braços e das pernas e como tal pode mas não deve ser treinado da mesma forma. Os músculos da parede antero-lateral do abdómen têm como função defesa dos orgãos abdominais, estabilização da caixa torácica e coluna vetebral. O seu tónus constante ao longo do dia implica um treino também diferente!

    6º >> RARAMENTE (OU NUNCA) SE DEVEM FAZER CRUNCHES abdominais ou sit ups em iniciantes ou indivíduos com problemas osteoarticulares, eles irão acabar se lesionando!!!!

    7ª >> Cada indivíduo terá uma resposta diferente ao treino e pequenas alterações no triângulo – repouso, Alimentação, treino, poderão ter grandes alterações nos resultados!!

    Espero que tenha ajudado,

    Cumprimentos

  3. concordo com o colega quando diz que o músculo do abdômen não pode ser tratado como os demais, pois a musculatura tem um papel diferente. deve ser realizada de forma correta para que possa estabilizar a coluna e não lesionar a mesma.

  4. Concordo que apenas abdominais não queimam gorduras, acho que não tem segredo. O negócio é comer direitinho, treinar com uma frequência boa e os resultados, cedo ou tarde aparecerão. Treino há apenas 6 meses e já estou sentindo bastante diferença, além da estética, também melhorou minha postura (sou muito alta) e aparentemente melhorou até meu sistema imunológico. A galera tem que parar de achar que o treino é só para ficarem ‘bonitinhos’, faz parte, mas vai muito além disso.

  5. Sou educador físico e não concordo com esse post por 2 motivos,primeiro que como você falou o abdome é um músculo como qualquer outro,sendo assim,se eu fizer um numero de repetições altíssimo no bíceps tríceps,peito e etc..Queimarei gordura.No abdome é do mesmo jeito,tenho em minha academia vários casos de pessoas q não achavam q abdominal queimava gordura,elas começaram a fazer e perderam muita gordura na região abdominal,é claro q sem uma dieta equilibrada não adianta,mas juntando tudo dá certo.O problema de querer queimar gordura em aeróbico é que a perca de gordura não será só na barriga e sim em todo o corpo,barriga,braços bumbum e pernas também,no caso de quem quer ganhar massa isso não é bom. Mas gosto muito de seus posts, vocês ajudam muito !!Abraço

    1. O meu problema e todo esse que Daniel de Fortaleza disse, eu luto pra ganhar massa muscular a muitos anos, só que tenho uma gordurinha localizada na barriga, e sou facil de perder peso, não posso fazer muito aeróbico pra não perder o que tanto tento ganhar, nesse caso o que devo fazer ????

  6. De todos os posts, o que mais se destaca é o do Ari!
    “1° Dieta
    2° Treino
    3° Descanso
    4° Suplementação.”

    Parabéns pela colocação sussinta e precisa!

  7. Querem perder gordura? Então vão puxá ferro… tem que treinar duro… comer o necessário… e depois puxa ferro de novo… treinar todo o corpo… superior inferior… abdominais e lombar… puxar ferro de novo..
    Esse negocio de “elíptico da menos impacto”… ai, ai vai quebrar minha unha… arranhar meu esmalte… viadagem…. seis enche a pança de chop… come que nem um porco… falta mais do que vai na academia e fica ai com frescura … Vão treinar pô!

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