19 abr

Músculos estimulados durante a execução do AGACHAMENTO RETO.

Aryane PanicatUm dos exercícios mais conhecidos no treinamento resistido com pesos, o AGACHAMENTO RETO causa um grande número de questionamentos e controvérsias com relação a quais músculos são estimulados.

Utiliza-se o exercício de agachamento reto para desenvolver a musculatura do quadríceps, isquiotibiais, glúteos máximo e coluna lombar, é utilizado também na reabilitação de lesões.

Os movimentos e o posicionamento utilizado no agachamento são fundamentais para muitas atividades e situações do dia-a-dia como, por exemplo, sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chão.

Apresento uma analise da ativação muscular nos diferentes ângulos de trabalho desse exercício.

Legenda:

  •   BF  – bíceps femoral (isquiotibiais);
  •   GM – glúteo máximo;
  •   VM – vasto medial;
  •   VL  – vasto lateral. 

AGACHAMENTO RETO

Utilizo o agachamento reto como exercício básico para qualquer aluno, desde o iniciante ao avançado, mudando apenas os ângulos e a sobrecarga de acordo com a individualidade de cada ser humano. Na área da musculação terapêutica em conjunto com a quiropraxia esse é um dos exercícios básicos para fortalecimento da musculatura das pernas, abdômen e coluna, o que é a base do nosso corpo e que nos mantém em pé.

“Não pense que você não precisa de pernas fortes, um dia seu tronco pode precisar de estabilidade e não terá uma base sólida”. Imagine um lutador de boxe trabalhando somente membros superiores, pois na hora da luta só pode usar as mãos, você acha que ele teria a mesma estabilidade se não trabalhasse os membros inferiores?

 

 “Um grande abraço e ótimos Treinos!!!”