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A importância da Água na Hipertrofia e Definição Muscular

Água na Hipertrofia e Definição MuscularNa busca de construir com corpo com mais massa muscular, saúde e qualidade, sempre ficamos atentos ao nosso consumo de proteínas, carbos, gorduras boas, suplementação, modulação hormonal… porém muitas vezes nos esquecemos de uma das substâncias mais importantes neste processo, a água.

É valido lembrar que aproximadamente 60% (mulheres) e 65% (homens) do corpo humano é constituído de água. Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. O sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.

Baseados apenas neste dado já podemos concluir o grande efeito negativo no volume muscular que um estado ruim de hidratação ou desidratação pode ocasionar.

Além disso:

  • Uma desidratação de apenas 1,5% já resulta em perda de força muscular;
  • Quando sentimos a sensação de sede nosso corpo já está cerca de 2% desidratado;
  • Desidratação favorece um estado de “quebra” muscular ao invés da construção muscular;
  • Desidratação afeta a nossa digestão, dificultando a absorção dos macro e micronutrientes ingeridos.

 

Como vimos uma pequena falta de hidratação pode prejudicar praticamente todos os processos que levam a hipertrofia muscular desde a absorção dos nutrientes, até a construção e recuperação muscular.

Engraçado é que lembrar de tomar a quantidade necessária água é uma das rotinas mais difíceis de iniciar em quem não tem esse costume. Comer de 3 em 3 horas ou tomar suplementos de 4-5x ao dia parece muito mais fácil do que lembrar de se hidratar. Por isso, o ideal é impor uma rotina: tenha sempre uma garrafinha cheia de água em mãos e durante o dia vá tomando, enchendo novamente e tomando, até atingir a quantidade necessária do dia.

O indicado para o dia a dia é algo em torno de 2-3 litros ao dia. Nos dias de treino devemos incluir algo em torno de 600ml 30-60minutos antes do treino, 300ml a cada 15 minutos de treino e 1 litro após o treino nos próximos 60-90 minutos.

Beber água é fundamental para manter o corpo saudável e funcionando da maneira correta.

 

Mantenha-se Hidratado, pois seus Ganhos estão até na Água!

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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2 comentários em “A importância da Água na Hipertrofia e Definição Muscular

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