21jan

Alongamento pré e pós treino: realizar ou não? Quando? Por quê?

alongamentoNo dia a dia ou nas avaliações físicas que costumo fazer, muitos alunos ou clientes perguntam se o alongamento deve ser realizado no pré treino ou no pós treino. Bem, primeiro vamos entender de forma simples e direta a definição do termo alongamento muscular para depois eu dar meu parecer.

De acordo com o escritor Hall Dantas o termo alongamento designa o trabalho submáximo “o alongamento é utilizado para alongar um tecido encurtado e para diminuir a rigidez muscular”.

Continuando na linha do Hall Dantas, o alongamento muscular é uma técnica empregada para aumentar a extensibilidade das unidades musculotendinosas e do tecido conjuntivo, ao realizar movimentos de amplitude normal dentro do arco articular em trabalho submáximo, sendo  utilizado também para aumentar  os níveis de flexibilidade.

Abaixo são expostos dois tipos de alongamentos:

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

Estático: ocorre quando o músculo é estirado lenta e voluntariamente, até o comprimento no qual permanece mais de cinco segundos;

Dinâmico: ocorre quando o músculo é estirado lenta e voluntariamente, até determinado comprimento, retornando em seguida ao tamanho original.

De acordo com os trabalhos que realizo na área de Educação Física, tanto com alunos de academia quanto a clientes, oriento a execução da extensibilidade das unidades musculares nas duas situações, pré e pós treino.

Trabalho o dinâmico no pré exercício, visando as fases concêntricas e excêntrica do movimento, visando diminuir a rigidez e preparar suas estruturas para o trabalho com peso, que também ocorre com movimentos concêntricos e excêntricos.

No pós exercício, utilizo o sistema Estático, visando, além do alongamento para manutenção da flexibilidade muscular, o relaxamento da tensão e rigidez causada pelo treinamento com pesos, mantendo assim os níveis de flexibilidade, nesse caso utilizo um período de tempo maior durante o alongamento.

 

Referências Bibliográficas:

DANTAS, E.H.M.Flexibilidade: alongame… e flexionamento. 4ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1999.

HALL, C.M.; BRODY, L.T. Exercício terapêutico: na busca da função. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

14 comentários em “Alongamento pré e pós treino: realizar ou não? Quando? Por quê?

  1. Existem várias linhas de estudos e de trabalho nessa linha de alongamentos para ser estudada e utilizada na nossa prática. Faça com que seja levado em consideração suas palavras, embasando sua opinião ao dizer que é a favor ou contra, quem sabe os leitores e eu autor, possa utiliza-la ao analisar a individualidade de cada ser humano. Acredito que este seja um site que venha a contribuir com o profissional e não trabalhar com eu ACHO, quem acha nao sabe nada ou perdeu algo.

  2. O alongamento pré treino reduz a força máxima para o treinamento resistido,
    porém, pós treino, é essencial pois no treino estamos encurtando o músculo estriado esquelético,
    e o alongamento na área trabalhada fará sua extensão, auxiliando no treino de flexibilidade
    e recuperação do treinamento.

  3. Como leigo, mas um alongamento no pós treino não seria prejudicial uma vez que vc já danificou todo tecido muscular? não aumentaria as micros lesões?
    Li uma vez que seria interessante, assim como o aeróbio, fazer em outro horário, com no minimo 8 horas de intervalo.
    Bem sou apenas praticamente, nunca estudei muito a fundo, mas ultimamente tenho me aquecido bem antes do treino, mas sempre executando um movimento com peso minimo, amplitude máxima e velocidade um pouco mais rápido do que o habitual.

    1. Bom dia

      Suas idéias estão corretas e continue agindo assim em seus treinos.
      Apenas vou explicar sobre o alongamento pós treino que é interessante para relaxar a musculatura contraida e tensionada durante o treino de pesos. No caso de micro lesões musculares, eslas ocorrem em função de um aumento de comprimento das fibras musculares, o que ocorre em qualquer treinamento de flexibilidade.

      Abraços

    1. Nilton, parabéns pela sua siceridade.
      A opção que voce fez em alongar antes e depois é ótima e é a forma que eu trabalho, continue assim.
      As veses preciso utilizar termos tecnicos para que os profissionais da área possam construir novos conhecimentes.

      Abraços

  4. Alo geral à todos,eu como lutador profissional e personal fight trainer hà mais de 22 anos,contribuo para as possíveis dúvidas sobre alongamento pré e pós training,é assim o alongamento antes de uma luta ou de uma sessão de levantamento deixa-te com menos força muscular,mas muito menos suscetivel á lesões,o que é muito relevante,interessante e eficaz para nossos treinos,o alongamento depois da luta ou treinos quaisquer,vai relaxar e recuperar elasticidade muscular,a qual foi exigida e sofreu micro lesoes,nada mais certo do que fazer tal procedimento,o qual por experiencia propria lhes digo é fundamental alongar-se antes e depois,sendo que o pós deve se dar enfase maior sendo um pouco mais de tempo em seu proceder…bom treino á todos,sem lesoes…-Alessandroboxer

  5. Tempos atrás, li em um artigo a utilização de uma técnica pós treino chamada alongamento da Fascia (“capa do Musculo) o FST-7 se não me engano. Ao alargar a Fascia, é mais fácil do músculo aumentar seu volume.

    Será que o alongamento pós-treino também aumenta a fascia de tamanho? O.o

    Abraço!

  6. Muito bom o artigo professor, curto e direto.
    Gostaria de saber o que você acha de alongar no pós treino somente os músculos não trabalhados no dia devido as micro lesões, isso para alunos intermediários e avançados. E em alunos iniciantes realizar antes e depois como você citou para melhora da flexibilidade.

  7. André, bom dia!

    Pratico treino com pesos 3x por semana. Não gostaria de perder minha flexibilidade, alongo apenas no pós treino buscando mante-la. Prejudica meu treino de musculação? Obrigada

    1. Na olimpíada de Sidney em 2000 uma pesquisa com atletas que se alongavam e com outros que não, não conseguiu comprovar nenhuma eficácia nos alongamentos. Podem pesquisar sobre isso. De toda forma acredito que seja benéfico fora do horário do treino de hipertrofia e em alguns casados específicos para alguns tipos de atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.