02jun

Tomar Anti-Inflamatório para dor muscular após os Treinos podem prejudicar no Ganho de Massa Muscular

Anti-Inflamatório pós Treino Massa MuscularVocê sabia que usar algum anti-inflamatório, para acabar com aquela dorzinha que ocorre algumas horas após um treinamento intenso, pode prejudicar e muito o seu processo de hipertrofia?

O mesmo acontece com o uso de “antioxidantes” próximos ao seu treinamento.

Todo esse processo bioquímico é bem complexo então vou tentar explicar de uma forma simples e direta como estes ativos podem interferir de forma negativa no seu longo processo para ganho de massa muscular.

Leia também:

Dores nas Pernas ao Correr, o Que Pode Ser?
5 cuidados que devem ser tomados nos Treinos para evitar dores nos Joelhos
Cuidados com possíveis Lesões nas Articulações dos Ombros na Hora da Musculação

A fisiologia e bioquímica da hipertrofia são bem complexas, mas de uma maneira bem simplista é assim que ele ocorre:

  • Durante o treinamento correto ocorrem MICROLESÕES nas células musculares;
  • Com essas microlesões são liberados na nossa circulação uma série de substâncias inflamatórias (citocinas) que irão sinalizar para que ocorra o “reparo” desta microlesão;
  • As citocinas estimulam então a migração de novas células para este “reparo”, aumentam a vasodilatação e aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos.

Todo esse processo de “reparo muscular” fortalece as células musculares aumentando a sua capacidade de produzir mais proteínas e hipertrofiar.

O processo de hipertrofia é um processo INFLAMATÓRIO e ocorre em um ambiente ácido cheio de radicais livres. Ou seja, diminuir o processo inflamatório com anti-inflamatório ou diminuir os radicais livres com antioxidantes usados próximos ao treinamento podem prejudicar todo o mecanismo que levaria seu corpo a HIPERTROFIAR E GANHAR MASSA MUSCULAR.

RESUMINDO

  • Evite ao máximo o uso de anti-inflamatórios a não ser é claro que exista alguma patologia a ser tratada e não apenas aquela “dorzinha”, que é normal pós-treino;
  • ANTIOXIDANTES são importantíssimos, mas procure usá-los em horários distantes do seu treinamento.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *