28fev

Apneia do Sono: conheça as Causas, Sintomas e Tratamento

Apneia do Sono - CPAPUma noite mal dormida pode trazer sérias complicações, tais como: indisposição, queda no rendimento, dores musculares, mau humor, dentre muitas outras. A qualidade do sono é fundamental para o bem-estar, no mesmo grau de proporção das práticas de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

Conforme dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 50% da população do Brasil reclama de algum problema com relação ao sono, sendo que 33% sofre de apneia do sono, o distúrbio mais recorrente. A apneia do sono é a obstrução total ou parcial das vias aéreas enquanto a pessoa dorme.

 

Causas da Apneia do Sono

 

O estágio mais comum do distúrbio é a apneia obstrutiva. Consiste no relaxamento dos músculos da garganta durante o sono, resultando no fechamento das vias respiratórias e impedindo uma respiração adequada. Isso faz com que a entrada de oxigênio no organismo diminua. Pessoas com este problema costumam roncar como se estivessem sufocadas e ficam incomodadas durante toda a noite. O resultado disso é uma sensação de indisposição e sonolência durante o dia. Na maioria dos casos, quem sofre deste problema sequer percebe a gravidade da situação, procurando tratamento muito tarde.

Os principais fatores de risco para quem sofre com este distúrbio são: obesidade, uso intenso de álcool, circunferência do pescoço, congestão nasal, uso de cigarro e histórico familiar. E dentre os sintomas estão:

  • Sono intenso durante o dia;
  • Ronco alto;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Déficit de atenção;
  • Irritação;
  • Despertar com a boca seca.

 

Tratamento da Apneia do Sono

 

O tratamento de apneia do sono incide em manter as vias respiratórias abertas, para que a respiração não seja obstruída durante o sono. Em alguns casos, um pouco mais sobrecarregados, os pacientes precisem usar aparelhos odontológicos à noite a fim de manter a mandíbula posicionada mais para frente, para que impeça o bloqueio das vias aéreas.

Existem casos que cirurgias são necessárias e nesses casos, alguns médicos recorrem à remoção do tecido obstrutor das vias respiratórias superiores ou o método da cirurgia bariátrica, em ambos os procedimentos a taxa de sucesso é de 50%.

Em contato com a nossa parceira Bianco Azure, uma das soluções encontradas para amenizar este problema e garantir uma noite tranquila é o uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). Este aparelho proporciona conforto e bem estar para as pessoas que sofrem de apneia do sono, inclusive a obstrutiva.

O CPAP é um pequeno aparelho que se conecta a um tubo flexível, ligado a uma máscara nasal ou nasobucal, que se ajusta à face por meio de tiras elásticas. A função do aparelho é gerar um fluxo de ar contínuo sobre os tecidos da garganta, de modo que permita a livre passagem do ar pela faringe. O nível de pressão adequado para solucionar a apneia do sono é determinado conforme a necessidade do paciente.

É muito importante, para quem sofre deste problema, investir no tratamento para garantir uma vida mais saudável. A apneia do sono, quando não tratada a tempo, pode causar sérios danos à saúde, como: arritmia cardíaca, distúrbios cognitivos, hipertensão arterial, infarto agudo, além de que é grande o número de acidentes de trânsito motivado por motoristas que tiveram uma noite mal dormida.

Portanto, se você sofre deste distúrbio ou conhece alguém que tenha o mesmo, indique o tratamento por meio do uso do CPAP. A Bianco Azure conta com diversas opções em seu site, que se encaixam as necessidades dos pacientes.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.