15ago

O que é e para que serve o ARA (Ácido Araquidônico)

ARA Ácido AraquidônicoO ARA (Ácido Araquidônico) é um ácido graxo essencial da família do omega 6 e pode ser encontrado em uma variedade de alimentos, principalmente nas carnes de frango, bovinos, pato e cordeiro. No organismo serve como precursor de uma série de compostos (prostaglandinas, leucotrienos, lipoxinas e tromboxanos).

Na nutrologia esportiva é usado para aumento de massa muscular e força. Sua ação é realizada através da sua conversão nos músculos em prostaglandinas (PGE2 e PGF2alfa). Essas substâncias aumentam a sensibilidade da célula muscular aos hormônios anabólicos como IGF-1, testosterona e insulina, acarretando uma maior produção de proteica, favorecendo a vasodilatação mediada através no óxido nítrico e aumentando o aporte sanguíneo e a chegada de nutrientes aos músculos, além de ajudar na recuperação muscular.

Com isso podemos dizer que o ARA auxilia:

  • Na Regeneração Muscular;
  • No aumento da Massa Muscular;
  • Na melhora da sensibilidade a Insulina;
  • No aumenta a sensibilidade das células à Hormônios Anabólicos

O ARA não existe em forma livre no organismo, geralmente se acumula na membrana da célula muscular e é liberado principalmente durante o estímulo de alongamento muscular na fase excêntrica do exercício. Sua ação, portanto, é mais local do que sistêmica, agindo principalmente no músculo alvo do treinamento, potencializando sua resposta inflamatória, que irá desencadear uma série de respostas metabólicas que levará o músculo à hipertrofia.

Pessoas que tenham uma rotina regular de treinamento podem possuir uma baixa concentração de ARA no tecido muscular diminuindo então os seus efeitos anabólicos durante o treinamento.

Estudos clínicos demonstraram que a suplementação com ARA pode manter os níveis desta substância na membrana celular, mantendo assim o seu efeito anabólico com treinamento promovendo hipertrofia muscular, além de proporcionar aumento de força e melhora da performance durante exercícios de força ou anaeróbios.

Como qualquer outra substância ele também possui as suas contra-indicações, por isso antes de usar qualquer suplemento alimentar procure o seu Médico ou Nutricionista para verificar se é o ideal para você evitando também efeitos não desejados.

 

Referência:

Effects of arachidonic acid supplementation on training adaptations in resistance-trained males. Roberts MD, Iosia M, Kerksick CM, J Int Soc Sports Nutr. 2007 Nov 28;4:21.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.