13nov

BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

BCAA engorda ou emagrece

Se o BCAA engorda é a dúvida mais comum para a pessoa que ainda não conhece a utilidade deste construtor muscular. Leia este post e descubra a verdade!

O consumo de proteínas e de aminoácidos é sem dúvida, a estratégia mais utilizada na prática esportiva para ganhar massa muscular.

E o BCAA é nada mais que um conjunto de Aminoácidos de Cadeia Ramificada (Branch Chain Amino Acid).

Estima-se que cerca de 35% de toda a massa muscular do nosso corpo seja composta por BCAA’s.

As proteínas que compõem o nosso corpo e os nossos músculos são produzidas a partir de dois grandes grupos de aminoácidos:

  • Aminoácidos essenciais: são aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir e por isso precisam ser ingeridos diariamente na dieta; e os
  • Aminoácidos não-essenciais: são aqueles sintetizados por nossas células diariamente.

O BCAA é composto por 3 aminoácidos essenciais: a L-Valina, a L-Leucina e a L-isoleucina.

Ele também é conhecido por ser um recurso ergogênico, ou seja, são substâncias utilizadas com a finalidade de melhorar o desempenho.

E, diferentemente do que muitos possam pensar, o BCAA não agride o organismo como muitos outros suplementos.

Mas, a maior dúvida é se este aminoácido engorda, vamos responder está e outras perguntas ao longo deste artigo, acompanhe!

 

BCAA engorda?
Saiba antes quais são os Benefícios

 

A prática de exercícios físicos gera a exaustão da musculatura. Essa exaustão está intimamente relacionada com o autoconsumo de glicogênio estocado no músculo.

Durante o exercício físico pode haver perda de massa muscular quando o estoque energético não é suficiente e o organismo então passa a quebrar proteínas e aminoácidos para transformá-los em energia.

A redução do glicogênio muscular aumenta a atividade de algumas enzimas presentes na musculatura, que irão utilizar os BCAA’s como fonte de energia.

Quando a concentração de BCAA plasmática diminui, o organismo passa a utilizar o músculo como fonte desses aminoácidos.

O resultado é a perda muscular.

Como tomar BCAAAo consumir o BCAA você estará impedindo o catabolismo muscular e contribuindo para o ganho de massa muscular.

É até comum pensar que o BCAA engorda por ele promover o anabolismo ao invés do catabolismo.

Leia também:

Existe benefícios em consumir o BCAA no Pré Treino?

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

O que ocorre é que a presença do BCAA que você consumiu irá informar ao seu organismo que não há necessidade de quebrar proteínas dos músculos.

Listamos aqui algumas das ações do BCAA no seu organismo para que você entenda melhor:

BI 01BI 01
  • Reduzir os danos musculares: a prática de exercício acarreta microlesões no tecido muscular. O BCAA é capaz de diminuir os danos musculares causados por estas microlesões;
  • Recuperação muscular: ele acelerar o processo de regeneração das fibras musculares e estimula a síntese proteica;
  • Hipertrofia muscular: ele estimula a síntese de novas miofibrilas que compõem as fibras musculares, gerando aumento da força e do tamanho dos músculos;
  • Aumenta o desempenho físico: ele retarda o surgimento da fadiga física e mental;
  • Prevene o surgimento de dor muscular tardia: a exaustão muscular e as lesões causadas durante o exercício físico são a origem da dor muscular, uma vez que ele reduz os danos musculares também previne o surgimento da dor pós treino;
  • E por fim ele impede o catabolismo muscular.

Além das fontes naturais de BCAA’s (alimentos) o uso de aminoácidos concentrados e sintetizados como o elaborado pela HTPro, são fáceis de consumir e já vem na medida certa para cada momento. Clique aqui e confira o BCAA da HTPro.

 

BCAA engorda?
Saiba antes como Consumir

 

Consumir o BCAA antes de iniciar o treino proporciona um mecanismo para que não ocorra o catabolismo muscular e desencadeia uma melhor performance física.

Seu consumo nos pós treino desencadeia a fase de anabolismo muscular. É durante o anabolismo que novas fibras musculares são formadas.

O aumento da disponibilidade de aminoácidos essenciais promove uma melhora na hipertrofia muscular, ou seja, no aumento do tamanho das fibras musculares. Uma vez que 35% dos aminoácidos dos músculos são BCAA’s.

Durante o treino, estima-se que ocorra um aumento de 25-40% de hipertrofia muscular.

O resultado da hipertrofia é um aumento da capacidade de gerar força muscular, preparando o seu corpo para a próxima sessão de exercícios.

O ideal é que seja feito o consumo de 4 a 8g de BCAA antes e depois do treino.

É recomendada a ingesta do BCAA cerca de 30 minutos antes e 30 minutos após o exercício físico para que o seu organismo possa absorver esses aminoácidos em tempo hábil para eles desempenharem o seu papel.

 

BCAA engorda?
Vamos entender Agora

 

A maioria dos produtos com capacidade de auxiliar no emagrecimento são chamados termogênicos, porque tem a capacidade de transformar gordura corporal em energia que será queimada.

O BCAA não é termogênico e por isso não emagrece.

Por outro lado, a composição do BCAA não o torna capaz de engordar.

O que acontece é que os aminoácidos essenciais presentes no BCAA são utilizados pelo nosso corpo para realizar o reparo, síntese e reposição de massa muscular.

É um erro pensar que o BCAA engorda.

Ao longo do dia o nosso organismo reveza duas funções metabólicas essências: o catabolismo e o anabolismo.

Durante o catabolismo é feita a quebra de moléculas para produção de energia a fim de que possamos realizar tarefas vitais e também praticar exercícios físicos e queimar calorias.

No anabolismo o nosso corpo para de quebrar moléculas e passa a sintetizá-las. E é nesse momento que ocorre a hipertrofia muscular.

O BCAA não engorda! Ele é um produto que possui função anabólica e anti-catabólica.

Mais um motivo para experimentar o BCAA_em pó da HTPro da Nutrition, excelente produto, recomendado pelo site e que tem apresentado ótimos resultados para quem leva a sério o treino!

Comente, interaja, compartilhe nossas dicas e lembre-se: Com disciplina e foco os resultados sempre serão excelentes!

 

Referências

UCHIDA, M.A.; BACURAU, A.V.N.; AOKI, M.S.; BACURAU, R.F.P. Consumo de Aminoácidos de Cadeia Ramificada não Afeta o desempenho de Endurace. Rev Bras Med Esporte. Vol. 1, n. 1. 2008.

PORTILHO, A.C.; NOGUEIRA, C.T.; NASCIMENTO, M.F.Z. Análise do efeito suplementar de BCAA em adultos submetidos à prática de exercício na força máxima prescrita. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins, 2008.

GONÇALVEZ, L.A. A suplementação de leucina com relação à massa muscular em humanos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. V.7, n. 40. 2013.

 

  • 1.5K
  • 7
  •  
  • 1
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

5 comentários em “BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

  1. Estou usando o BCCA durante 2 meses, e o efeito foi eficaz em relação as dores musculares. Antes um dia após o exercício, ficava sem conseguir ate andar direito. Devido a dor nas musculaturas onde eu trabalhava o músculo. Hoje não sinto com tanta intensidade e o aumento na musculatura também comprovo.

  2. Sou ciclista, faço uso do BCAA antes durante a pedalada, sinto que faz a diferença, mas as vezes me dá uma sensação de fermentação no estômago, um mal estar depois que faço alguma refeição ou ingiro algum outro alimento.

  3. Sem sombras de dúvida o BCAA é fundamental para nos atletas. Tomo sempre antes e depois do treino, os resultados tem sido incríveis sem falar na ausência de dores musculares. Mas vale ressaltar que vc não vai conseguir aquele tão sonhado corpo se não conciliar a suplementação e os exercícios com uma dieta balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.