13out

Conheça alguns dos Benefícios do BODY PUMP!

Quais são os benefícios do Body Pump

Se você frequenta a academia regularmente já deve ter se deparado com aulas de Body pump, um tipo de aula que atrai pessoas que estão buscando maior tonificação muscular associado à energia de uma aula em grupo.

Graças ao Body pump diversas pessoas sedentárias puderam ingressar em uma rotina de treinos, pois o formato das aulas é bastante simples de ser seguido e não exige que se passe muito tempo na academia.

Caso esteja interessado em ingressar em uma aula de Body pump neste artigo vamos explicar melhor como as aulas funcionam e falar sobre alguns dos benefícios que ele pode trazer para você.

 

Como surgiu o Body Pump?

 

O Body pump foi criado em 1991 por Les Mills na Nova Zelândia, visando ser uma opção para as pessoas que não queriam estar em uma sala de musculação, mas que gostariam de obter os resultados dela.

Afinal, muitas pessoas não gostam de estar sozinhas levantando pesos, e se adequam melhor ao formato de aulas em grupo, já que são mais divertidas.

Outra razão pela qual o Body pump é tão procurado desde que foi criado é porque é uma aula que se adapta a alunos de todos os níveis.

Para se ter uma ideia, atualmente o Body pump já chegou a mais de 10 mil academias em cerca de 80 países diferentes.

 

Como funcionam as Aulas

 

As aulas de Body pump seguem um padrão, então é bem provável que uma aula na academia que você frequenta seja bem parecida com as aulas em outros locais.

Apesar disso, as academias normalmente trocam as músicas e coreografias das aulas de Body pump a cada mês, pois assim os alunos se mantêm mais motivados.

As aulas normalmente começam com um aquecimento, e duram até 60 minutos com exercícios de alta intensidade com barras, pesos e step.

As músicas são bastante energizantes para motivar ainda mais os participantes, e cada uma delas vai servir para separar os grupos musculares que serão trabalhados.

É comum que o professor sugira as cargas para os alunos durante a aula, mas cada um usa o peso que achar melhor.

Então, para resumir, o Body pump funciona da seguinte forma:

  • Aulas de até 60 minutos que focam em menos peso e exercícios rápidos, para exaurir os músculos de forma a tonificá-los;
  • Em uma sessão de 60 minutos você chega a completar até 800 repetições, mas não se assuste, pois como as cargas são mais leves, não vai exigir tanto sofrimento;
  • As aulas são compostas por barras, pesos e step, e cada um escolhe a carga que achar melhor;
  • As músicas são fundamentais, e definem o ritmo das aulas.

 

Para quem essas aulas são indicadas?

 

O Body pump é indicado para qualquer pessoa, mas o foco principal são mulheres sedentárias, pois é o tipo de aula ideal para quem está começando na academia.

Apesar disso, muitos homens também têm recorrido às aulas de Body pump, principalmente os que praticam algum tipo de exercício aeróbico, como a corrida, e que precisam também de um treino de força.

body pumpAs pessoas que desejam se sociabilizar também encontram um excelente estímulo para fazer as aulas de Body pump, já que são cerca de 15 a 20 alunos por aula. E pode ser uma boa oportunidade para fazer amizades.

BI 01BI 01

Quem tem problemas de osteoporose também tem um ótimo motivo para praticar Body pump, pois ele aumenta ligeiramente a densidade dos ossos.

Leia também:

Treino para definição Abdominal

Pernas enormes e Glúteos esculpidos. Qual é o segredo?

 

Qual é a frequência ideal para praticar o Body pump?

Os especialistas recomendam realizar o Body pump entre 2 a 3 vezes na semana, e deixar um dia de descanso entre as aulas, para que você possa sentir mais fortemente os benefícios da atividade.

Para pessoas que estejam iniciando no Body pump, o mais recomendado é que comecem aos poucos, e vão aumentando gradualmente a carga, para reduzir o risco de lesões.

 

Quais são os benefícios do Body Pump?

 

Os benefícios do Body pump são muitos, mas separamos alguns para que você se anime ainda mais a praticá-lo.

 

1) Maior definição muscular

A definição muscular refere-se a uma boa forma física e um corpo proporcional, e através de um bom programa de exercícios físicos como o Body pump, é possível obter um bom resultado.

A definição muscular poderá ser notada:

  • Nos ombros;
  • Na linha da cintura, que estará mais proporcional ao resto do corpo;
  • Bíceps e tríceps também ficam mais definidos, mas não crescem, como é o medo de muitas mulheres;
  • Pernas mais fortes;
  • Glúteos firmes


2) Ótimo exercício pra quem tem pouco tempo

Para quem não gosta de passar muito tempo na academia, o Body pump é ideal, já que normalmente as aulas tem duração de 30, 45 e 60 minutos, para que você tenha a flexibilidade de incluir uma atividade física completa mesmo se dispõe de pouco tempo.


3) Atividade pouco monótona

Um dos fatores mais desanimadores em relação à academia e principalmente à musculação é ter que fazer exercícios repetitivos três vezes na semana, e sentir monotonia.

Com o Body pump isso não acontece, pois é uma atividade que combina música com treino, e, além disso, várias outras pessoas estão participando dela com você, e, portanto, o desânimo fica da porta para fora.


5) Usar a carga que achar melhor

Uma das coisas mais legais do Body pump é que você utiliza a carga que achar melhor, apesar de o instrutor fornecer dicas com relação ao peso em cada exercício.

Isso acaba sendo um fator motivacional, pois muitas vezes ter um professor te obrigando a colocar um peso maior do que você quer é o que faz as pessoas desistirem.

Além disso, pode ser que você esteja se sentindo mais fraco algum dia, então pode ser necessário pegar mais leve.

O body pump é, portanto, um exercício que se tornou popular por ser muito divertido e por efetuar uma transformação corporal nos praticantes, e para quem está se iniciando na academia, é ideal começar por ele, para habituar o corpo a treinos mais pesados gradualmente.

 

Referências

Dale, Patrick. Bodypump training

Labrien, Dianna. These 7 things will happen when you do Bodypump Group Exercise.

Cuidate plus. Body pump

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

7 comentários em “Conheça alguns dos Benefícios do BODY PUMP!

  1. Olá, Bruna. Faço esse treino duas vezes por semana e mais três dias de musculação.
    O resultado está excelente. Infelizmente esse tipo de treino ainda não conquistou totalmente a galera masculina. Parece-me que a rapaziada tem um pouco de preguiça de se movimentar com intensidade e intervalos curtos nas repetições! Sua opinião: não lembra um pouco a velha aeróbica de alta intensidade, mas sem impactos?

  2. Adorei essa explicação, comecei a fazer body pump e estou gostando muito!
    Gostaria de saber se essa aula é considerada uma aula aeróbica?
    Obrigada!

  3. Eu comecei em Abril/2014 e estou adorando….. Meus braços e pernas nunca estiveram tão definidos, mesmo tendo feito musculação antes. Eu abandonei total a musculação e faço pump 3 x por semana, intercalados com 2 dias de spinning. As aulas de pump são bem dinâmicas, onde são trabalhados todos os grupos musculares.

  4. Olá hoje foi minha primeira aula de body bump estou super dolorida. Fazia musculação mas não gosto muito. Eu queria saber se o body emagrece?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.