14set

Benefícios da Banana para quem Treina

Benefícios da BananaNão há como negar os benefícios da banana para a saúde de forma geral. Conhecida popularmente como super fruta, ela não deve ser menosprezada, mesmo que seja tão comum e relativamente barata. Esse fácil acesso à ela se dá especialmente porque a fruta é facilmente adaptável a qualquer tipo de clima, fazendo com que ela esteja disponível em todas as regiões e épocas do ano. O Brasil é um dos líderes na produção de banana e esse é o principal motivo para que seu preço seja bem acessível e para que ela esteja sempre disponível em qualquer supermercado. E no artigo de hoje, iremos contar tudo sobre essa fruta tão importante para nossa economia e para a nossa saúde. Descubra cada um dos seus benefícios e como ela pode fazer toda a diferença na hora de otimizar o seu treino. Confira!

 

Os benefícios da Banana – Entendendo um pouco mais sobre eles

 

As propriedades da banana já são bastante conhecidas por quem treina. Isso porque devido ao seu baixo índice glicêmico, ela demora mais do que o normal para se converter em energia, fazendo com que os treinos possam ser otimizados e haja muito mais força muscular para aguentar as séries intensas. É por esse motivo que a banana é bastante recomendada no pré-treino e mesmo de manhã: ela dará a energia necessária para os exercícios, sem que haja a fadiga em meio deles. Mas existem outros benefícios dessa fruta relacionados à musculação. São eles:

Impedir câimbras musculares: Esse é um dos benefícios mais conhecidos da banana e é o mais lembrando quando falamos dela. As câimbras musculares podem gerar dor intensa e atrapalhar bastante os treinos, fazendo com que as séries precisem ser diminuídas ou mesmo cessadas. Devido ao potássio presente em altas concentrações na fruta, ela pode diminuir o risco do problema aparecer e fazer com que os exercícios sejam feitos de forma mais otimizada. A dica da maioria dos preparadores físicos é consumi-la meia hora antes da ida à academia, cerca de duas unidades ou mais, dependendo de cada organismo. [1]

Benefícios da Banana para quem Treina

Leia também:

Benefícios da Canela para quem Treina

Benefícios da Beterraba para quem Treina

Trazer mais energia: Como todos sabem, é essencial o consumo de carboidratos no dia-a-dia para trazer energia e fazer com que o corpo aguente a rotina intensa de exercícios. Mas é preciso saber escolher quais alimentos possuem esse tipo de nutriente, afinal, existem aqueles que são de baixo índice glicêmico e aqueles que contém alto índice glicêmico. E, como dissemos, um dos benefícios da banana é frente exatamente por ter baixo índice glicêmico, o que significa que ela demorará mais para ser digerida, mantendo a energia em picos elevados, suficientes para aguentar o treino todo sem sentir fadiga extrema. Também é fundamental salientar que a banana conta com três tipos de açúcares: a frutose, a sacarose e a glicose, que ajudam a repor a força muscular também após os exercícios. [2][1]

Ganho de massa muscular: Esse é um dos benefícios da banana é indireto, mas deve ser citado. Como ela ajuda a manter a energia em picos elevados e ainda traz menos riscos de fadiga na hora dos treinos, obviamente ele irá ser uma excelente aliada no ganho de massa muscular de forma geral. [1]

 

Quantidade diária recomendada

 

Como todos os alimentos, a quantidade recomendada para consumo da banana depende do tipo de treino que você tem e qual a intensidade deles. Para quem está no início, apenas uma unidade da fruta antes da musculação já pode fazer toda a diferença. Já quem precisa de mais energia e força muscular, é possível que seja recomendado o consumo de até 3 frutas pré e pós treino. Obviamente, é preciso moderação e acompanhamento de um nutricionista para saber qual a quantidade ideal para seu organismo.

Para quem precisa emagrecer, porém, a banana precisa ser usada com mais cautela, sendo recomendada apenas uma fruta pela manhã ou antes dos treinos. Isso porque ela tem bastante calorias, cerca de 130 por unidade. Para quem está com uma restrição alimentar, é importante ter moderação.

 

Benefícios da Banana além dos Treinos

 

Todos sabem que os alimentos possuem diferentes benefícios, não ficando restritos à musculação ou ao ganho de massa muscular. Vamos citar os principais que a banana apresenta para a saúde do organismo em sua totalidade:

Sistema digestivo: A banana é rica em fibras, o que significa que ela é uma ótima aliada do intestino e do sistema digestivo de forma geral. Ela ajuda a eliminar toxinas e fazer com que essa região funcione de forma mais otimizada. Isso se dá também pelo nível elevados de vitaminas. Para se ter uma ideia, a banana contém vitamina A, B1, B2, B6, B12, C e D. Ou seja, ela é uma das frutas que mais acumula nutrientes, por isso, é considerada uma super fruta pela maioria dos nutricionistas. [1]

Benefícios da Banana para quem faz academia

Emagrecimento: Apesar de ser calórica e precisar de um consumo mais regulado para quem precisa perder peso, a banana é excelente para o emagrecimento, pois traz consigo uma sensação de saciedade muito maior do que em outras frutas. Por isso, consumi-la logo de manhã é uma ótima estratégia para quem está neste tipo de processo e há diversos estudos que indicam que esse hábito pode te fazer eliminar até 4 quilos em um mês. Obviamente, isso tudo precisa estar aliado à uma dieta saudável e acompanhamento médico. [3]

 

Conclusão

A banana é uma super fruta, recomendada por médicos e nutricionistas. Além de rica em nutrientes, vitaminas e minerais, ela ainda conta com a vantagem de ter poucos açúcares e ser de digestão lenta, facilitando tanto para a perda de peso quanto para o aumento da massa muscular. [4]

Em relação aos tipos de banana, não há grandes diferenças em suas propriedades nutricionais, sendo todas elas excelentes para a saúde. Porém, devemos lembrar que a banana-ouro é uma das mais calóricas, contando com quase 160 calorias em apenas 100 gramas. Já a banana-prata ganha nesse quesito, com apenas 87 calorias em 100 gramas. A diferença não é exorbitante, porém pode ser significativa quando o assunto é emagrecimento.

 

Gostou do artigo? Então Curta e Compartilhe!

 

Referências 

1. Karin Honorato – Nutricionist
2. Orlando Laitano – Educador Físico e Doutor em ciência do movimento
3. Aspectos científico e tecnológico da banana – UFCG
4. Propriedades Funcionais da Biomassa e Farinha de Banana Verde – USP

 

  •  
  • 15
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.