28set

Benefícios da Batata-Doce para quem Treina

Benefícios da batata-doceNão há quem não conheça a fama e os benefícios da batata-doce quando o assunto é treino e hipertrofia. Os amantes dos exercícios intensos são também os que mais consomem o alimento e os que fizeram com que ele seja hoje muito frequente na dieta da maioria das pessoas que deseja emagrecer com saúde.

E realmente a batata-doce tem bons motivos para ser eleita a grande aliada dos frequentadores de academia, afinal, ela é rica em carboidratos complexos que, como muita gente sabe, são aqueles de mais lenta absorção, o que significa que ao consumi-los haja energia por mais tempo nos músculos, otimizando todo o treino. Isso porque, além das proteínas, os carboidratos também são importantes para gerar resultados. Diferente do que é comum se pensar, eles fazem com que o organismo fique mais preparado para uma rotina intensa de exercícios, evitando que a força para isso tenha que ser retirada de outros nutrientes, gerando o efeito contrário do que se espera, como a perda de massa muscular, por exemplo.

Benefícios da batata-doce para quem faz musculaçãoNo artigo de hoje, iremos contar um pouco mais sobre os benefícios de consumir a batata-doce para quem está pensando em praticar musculação. Além disso, iremos dar algumas dicas sobre como prepará-la e qual a melhor hora de fazer isso: antes ou depois dos treinos. Confira tudo que separamos logo abaixo!

 

Os benefícios da Batata-doce – Entendendo um pouco mais sobre eles

 

Como dissemos na introdução deste artigo, a batata-doce é um carboidrato complexo. Ou seja, sua absorção é mais lenta. Explicando de maneira mais clara, devemos entender que nosso corpo precisa de energia para realizar atividades físicas, não importa quais são elas. Essa energia é retirada dos nutrientes que consumimos, entre eles o carboidrato. Por isso, quanto mais lenta a absorção for, mais tempo de energia nosso organismo terá.

É por esse motivo que a batata-doce ficou famosa, já que ela traz esse benefício com a mesma quantidade de calorias que outros alimentos de mais rápida absorção teriam. Mas ainda há mais fatores benéficos do seu consumo que devem ser levados em consideração. São eles:

Manter a insulina controlada: Quando consumimos um alimento de lente absorção, temos como principal benefício, o fato dele não causar picos de insulina descontroladamente. E o que isso afeta nos treinos? De maneira bem simples, podemos dizer que esse pico faz com que você passe a acumular mais gorduras, porque se torna mais insensível à ela. Por isso é tão importante dar maior atenção aos alimentos de lente absorção, pois eles evitam que a insulina suba drasticamente e, como consequência, evitam o acúmulo de gordura.

batata doce e seus benefícios

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Mais saciedade: Outro benefício importante da batata-doce é a questão da saciedade. Entender isso é bem simples, afinal, se estamos falando de um alimento que demora mais para ser absorvido, significa que ele se faz com que o corpo fique saciado por mais tempo. Isso ajuda bastante quem precisar perder peso e quem precisa aumentar massa muscular e não gorduras. Esse é um benefício a ser levado em consideração e que faz com que a batata-doce seja um dos alimentos mais recomendados para quem quer construir um corpo magro.

Melhora o controle do colesterol: Já em relação à saúde de forma geral, a batata-doce é uma excelente aliada para quem quer manter o organismo sempre saudável. Por ter uma ação anti-oxidante muito poderosa, ela é ótima para diminuir os índices de colesterol ruim e até mesmo de triglicéridos. Ela é bastante recomendada por médicos e nutricionistas para essa finalidade.

 

Quantidade diária recomendada

 

A quantidade recomendada para ter os benefícios da batata-doce variam muito de pessoa para pessoa, mas o ideal é que se consuma ao menos uma batata ao dia, ou seja, uma porção de 100 gramas. Isso já será o suficiente para dar a energia necessária pra um treino leve. Mas quem pretende fazer exercícios mais intensos, o ideal é aumentar um pouco para pelo menos 2 batatas ao dia e incluir proteínas na dieta, como carnes e ovos. De qualquer forma, é preciso procurar um nutricionista para ajudar a encontrar o valor ideal.

Benefícios da batata doce para quem treina

Além disso, é importante lembrar que existem outros tipos de carboidratos complexos que ajudam na musculação. Porém, a batata-doce é um dos mais recomendados, além de ser muito saborosa e versátil. Uma boa dica é também optar por suplementação, que auxiliam na questão da energia muscular e evitam um déficit de nutrientes. Existem suplementos que contém carboidratos complexos de qualidade que, junto com a alimentação, dão ao organismo tudo que ele precisa para o momento do treino.

 

Benefícios da Batata-Doce além dos Treinos

 

Como dissemos lá em cima, um dos benefícios da batata-doce bem específico é gerar energia, mas também é uma excelente aliada da saúde. Além da questão do colesterol, a batata-doce ajuda a desintoxicar o organismo e faz com que a questão do emagrecimento seja um dos seus principais benefícios.

Então, podemos afirmar que não só quem busca a hipertrofia pode obter os benefícios da batata-doce: quem precisa perder peso também deve olhar esse alimento de forma diferente, pois ele é um excelente aliado nesse sentido.

 

Conclusão

Como conclusão, nossa dica final é se atentar à forma como a batata-doce é preparada. Foi dito nos tópicos anteriores que ela é capaz de diminuir os picos de insulina, mas isso depende muito de como ela é feita. O seu índice glicêmico pode ser muito alterado se ela for assada ao invés de cozida, fazendo com que ela tenha um resultado oposto do que se espera. Por isso, opte sempre por fazê-la de maneira tradicional, deixando-a ferver com água. Pode ser mais trabalhoso e demorado, mas é mais eficaz!
Leia também:

Benefícios do Gengibre para quem Treina

Benefícios da Banana para quem Treina

Benefícios da Beterraba para quem Treina

Outra dica importante é evitar preparar a batata no microondas, pois os nutrientes podem se perder e o sabor não é muito agradável. Já para quem tem muita pressa, a panela de pressão pode ser a solução ideal.

 

Referências:

Karin Honorato – Nutricionista
A cultura da Batata-Doce – UENF
Dra. Luciana Leonel Pepino – Diretora Médic

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.