27jun

7 benefícios da Batata-Doce, para que serve e se ela engorda

Benefícios da Batata-DoceGrande parte dos frequentadores das academias consome a batata-doce antes e depois dos treinos. Trata-se de um vegetal nutritivo que oferece carboidratos complexos com baixos índices glicêmicos. Por isso, ganha preferência também na lista de alimentos de pessoas com diabetes. Além de ser muito saborosa, é um ótimo antioxidante e traz uma série de benefícios para sua saúde, já que não estimula o desenvolvimento de gorduras localizadas e traz saciedade.

A batata doce é cultiva por sul-americanos há mais de 10 mil anos e possui mais de 400 variações. Atualmente, pode ser encontrada em praticamente todos os continentes. Com sabor doce, serve também para preparação de pratos salgados e pode ser consumida até sem nenhum acompanhamento.

A batata doce é fonte de compostos naturais, como o betacaroteno (que reduz o risco de doenças cardiovasculares, catarata e câncer) e antocianina (que possui efeito anti-inflamatório). Além disso, o vegetal contém vitaminas A, B, C, K & E, ácido graxos, magnésio, potássio, fósforo, zinco e ômega 3.

VALORES NUTRICIONAIS (porção de 200g)

180 calorias
40g de Carboidratos
6g de fibras
13g de açúcares
70% de Índice glicêmico
4g de proteínas

 

Benefícios da Batata-Doce

 

1 – POSSUI EFEITO ANTIOXIDANTE

Os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células. No caso das batatas-doces, suas colorações roxas, amarelas e alaranjadas demonstram a presença do betacaroteno, que é um pigmento que se transforma em vitamina A em nosso organismo. Uma batata-doce contém a quantidade recomendada diariamente a um adulto dessa vitamina.

 

2 – É UM CARBOIDRATO COMPLEXO

Atletas e fisiculturistas reconhecem a importância da batata-doce como fonte de carboidratos complexos, que possuem índice glicêmico controlado e não aumenta a presença de açúcar no sangue. Sua digestão acontece de maneira mais lenta e, consequentemente, traz saciedade por mais tempo. Além disso, o vegetal possui fibras essenciais que favorecem a perda de peso, redução do açúcar do sangue e do colesterol. Promovem também uma boa digestão.

 

3 – DEIXA SUA PELE SAUDÁVEL

BI 01BI 01

A presença da vitamina A na batata-doce protege sua pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Além disso, o vegetal contribui para a produção de colágeno, já que possui as vitaminas C & E. Existem técnicas que também trazem outros benefícios. Se você ferver uma batata-doce e amassa-la, adicionar uma colher de mel, duas de limão e espalhar pelo rosto (esperando agir por meia hora), pode tratar a pele oleosa.

No caso de olheiras, colocar uma fatia da batata-doce cozida nos olhos faz com que haja uma redução do inchaço e da cor escura. Isto graças a presença da antocianina. Já para hidratar a pele, coloque a batata-doce cozida no liquidificador com uma colher de sopa de aveia e outra com iogurte natural, depois espalhe na pele com movimentos circulares. Remova com água morna e use diariamente.

 

4 – PREVINE O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER

A presença do betacaroteno vem sendo estudada e relacionada com a prevenção de doenças, como o câncer. Segundo estudos, a substância encontrada na batata-doce, pode reduzir o risco cancerígeno de mama, ovário e próstata.

 

5 – DIMINUI O ESTRESSE

O magnésio encontrado nas batatas-doces pode ser considerado como um mineral que diminui os efeitos causados pelo estresse, já que traz sensações de calma e bom humor. Além disso, esse mineral colabora para o bom funcionamento das artérias, dos músculos e ossos.

 

6 – REDUZ A HOMOCISTEÍNA

A homocisteína é um aminoácido naturalmente encontrado no plasma sanguíneo que, em grandes quantidades, pode causar infarto. No caso, a batata-doce traz vitaminas B6 que reduzem a presença desse aminoácido no sangue.

 

7 – É UM ÓTIMO ANTI-INFLAMATÓRIO

As vitaminas C, B5, betacaroteno e manganês, encontradas na batata-doce, são eficazes para efeitos anti-inflamatórios, tanto em regiões internas como externas do corpo. Além disso, a batata-doce é um calmante para o estômago, previne a prisão de ventre e reduz as possibilidades de úlceras.

Leia também:

Entenda porque o FRANGO com BATATA DOCE proporciona tantos benefícios aos Marombas!

 

Batata-doce engorda?

Como se sabe, o ganho de peso está relacionado com uma série de fatores, como a dieta e a prática de atividade física.  A batata-doce é uma ótima fonte de carboidratos que, se consumida exageradamente, podem contribuir para o aumento de peso. Recomenda-se fazer sua ingestão com controle e moderadamente. Isto é, deve fazer parte de suas refeições diárias, mas desde que respeite o limite metabólico do seu corpo.

Como consumir a batata-doce?

As batatas-doces podem ser consumidas cozidas. Existem versões em pó, que também trazem seus efeitos benefícios e, geralmente, servem como suplementos a atletas. Como opções salgadas, você pode fazer batatas recheadas, purê, pães, bolinhos, tortas, lasanhas, escondidinho, nhoques e até pizzas. Nas versões doces, é possível preparar brownie, pudins e até brigadeiro.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.