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Benefícios da Beterraba para quem Treina

Os benefícios da BeterrabaCertamente já ouviu falar dos Benefícios da Beterraba, já que é cada vez mais comum que as pessoas comecem a perceber o quanto uma alimentação nutritiva e saudável pode ser crucial para ajudar no aumento da massa magra e dos músculos. É por esse motivo que os suplementos estão em alta e dietas hipercalóricas são a sensação das academias. E a cada novo elemento descoberto para otimizar os treinos, mais adeptos da vida regrada aparecem. Afinal, a ideia de que os músculos se constroem com anabolizantes e que representam um perigo à saúde ficou no passado. Hoje, treinar é sinônimo de qualidade de vida e mudanças de hábitos.

É nesse contexto que vamos apresentar neste artigo mais uma aliada dos treinos: a beterraba. Altamente nutritiva e de fácil acesso, ela ganhou fama por ser responsável na otimização da resistência muscular e fazer o corpo ganhar muito saúde e força. Separamos, então, tudo que esse vegetal pode fazer por você e quais as melhores formas de consumi-lo, sem perder seu valor nutricional. Acompanhe os benefícios da beterraba nos tópicos seguintes!

 

Os benefícios da Beterraba – Entendendo um pouco mais sobre eles

 

Para entender melhor os benefícios da beterraba, vamos à uma breve explicação sobre onde e como ela age no organismo. Temos em nosso corpo uma molécula essencial para o bom funcionamento das células e dos órgãos: o Óxido Nítrico. Ele é produzido por nós de forma espontânea, mas a quantidade depende muito de fatores nutricionais, por exemplo se há ou não um consumo adequado de vitaminas e minerais. Como essa molécula ajuda muito no aumento do fluxo sanguíneo, ela é capaz de otimizar os treinos, fazendo com que o coração trabalhe de forma mais adequada e haja menos fadiga.

E onde a beterraba entra nisso tudo? Ela é rica em Nitrato, que é justamente uma substância excelente para ajudar o organismo a produzir mais óxido Nítrico. Ou seja, com um consumo regular do vegetal, temos um treino mais adequado e mais sangue circulando para os músculos. [1] Mas não é só isso, vamos listar alguns outros benefícios da beterraba. São eles:

Benefícios para o emagrecimento: Com poucas calorias – cerca de 40 a cada 100 g – a beterraba é um excelente alimento para ser introduzido na dieta de quem precisa emagrecer para começar a criar massa magra. De fato, a gordura não é bem-vinda para quem deseja construir um corpo saudável e esse vegetal pode ser um grande aliado nesse sentido. [4]

Benefícios da beterraba para quem TreinaOtimiza a performance nos treinos: Como foi dito, a beterraba tem um alto teor de nitrato, que auxilia o corpo na produção do Óxido Nítrico. Isso faz com que os treinos sejam otimizados, não só pelo benefício que ele traz ao coração, mas também porque o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos os deixam menos propensos à fadiga, fazendo com que seja possível aumentar as séries gradativamente e, por consequência, ganhar mais força muscular.

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Há, então, uma tolerância maior do organismo como um todo para exercícios de alta intensidade. Como exemplo, podemos citar os suplementos que são riscos neste tipo de nutriente que a beterraba oferece por si só. Obviamente, a concentração pode mudar, mas há estudos que indicam que consumir o vegetal todos os dias já traz um efeito bastante significativo para essa finalidade. [2]

Benefícios para o coração: Vamos lembrar, mais uma vez, dos benefícios que a beterraba tem para o coração. Ela faz com que fluxo sanguíneo seja otimizado e isso deixa o coração menos sobrecarregado para os treinos e mais protegido. Essa é ótima alternativa até mesmo para quem está começando a se exercitar, afinal, o organismo pode não estar acostumado à alta intensidade e uma nutrição de qualidade o protege de problemas secundários. [3]

 

Quantidade diária recomendada

 

A quantidade recomendada de beterraba é relativa, de acordo com o quanto de treino intenso cada pessoa tem. Mas, como valor mínimo, podemos citar cerca de 100 gramas ao dia. [3] Essa quantidade pode ser modificada por treinadores e nutricionistas. A dica para quem está começando é tentar comer uma beterraba por dia, lembrando sempre que a forma que ela é preparada altera o teor dos seus nutrientes. Mas falaremos disso no final deste artigo.

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O que é preciso lembrar é da importância de se fazer uma avaliação médica nutricional, para descobrir o que está em falta no seu organismo e poder repor através da alimentação. Porém, o consumo de vegetais é sempre recomendado, mesmo que em pequenas quantidades.

 

Benefícios da Beterraba além dos Treinos

 

Mas os benefícios da beterraba não ficam restritas só para quem treina. Como foi dito, ela traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive para o coração e para o fluxo sanguíneo. Vamos citar mais alguns além destes:

Benefícios contra o envelhecimento precoce: A ação antioxidante da beterraba tem um poder enorme quando falamos em envelhecimento precoce – tanto das células do corpo, quanto da pele e do aspecto físico de forma geral. O vegetal conta com uma substância muito importante nesse sentido: a betacianina, que é responsável pela cor escura que ele tem. Além disso, a betacianina também ajuda a proteger o coração e as artérias de forma geral. [3]

Efeito do Óxido Nítrico da Beterraba nos TreinosBenefícios para o cérebro: O nitrato tão comentado neste artigo não tem só a função de otimizar os treinos. Como ele melhora o fluxo sanguíneo, sua ação se estende até o cérebro, ajudando a prevenir problemas como AVC e retardar os problemas típicos da velhice, como esclerose. Seus benefícios para o cérebro ainda estão em fase de estudos, mas há diversas pesquisas que apontam para a indicação de um consumo frequente de beterraba para essa finalidade.[3]

 

Conclusão

Como conclusão, vamos alertar para a importância de um preparo específico da beterraba. Assá-la não é uma boa ideia, por isso, opte sempre por cozinhá-la em água fervente. O suco de beterraba também é uma excelente opção e é uma das mais conhecidas pelos praticantes de atividades físicas, pela praticidade e por ser a que mais mantém seus nutrientes ativos. [2] Um copo por dia já é o suficiente para notar as melhoras nos treinos.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos! Lembre-se sempre de procurar um nutricionista e manter uma alimentação balanceada. Até a próxima.

 

Referências

1. Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia
2. Haider et al. Nitrate Supplementation Enhances the Contractile Properties of Human Skeletal Muscle. 2013. Med Sci in Sports Exerc Vol 46 / Número 12 (2234-2264). American College of Sports Medicine
3. GUILHERME RENKE – Médico pela Universidade Estácio de Sá
4. Karina Muller – Nutricionista

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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