17ago

Benefícios da Canela para quem Treina

Benefícios da Canela para quem TreinaQuem treina pesado e pensa em ganhar músculos, certamente já ouviu falar dos Benefícios da Canela, já que os efeitos desse condimento no organismo são bastante relevantes, especialmente para quem está em busca de um corpo definido. A verdade é que a canela tem como principal benefício o fato de ser uma ótima opção para regular os níveis de açúcar no sangue, pois ela diminui a resistência à  insulina [1], o que faz com que seja mais fácil chegar ao objetivo de ganhar massa magra.

Ou seja, ela é uma grande aliada da saúde de forma geral, já é capaz de prevenir doenças como o diabetes tipo II. [2]

E a boa notícia é que a canela é bastante fácil de ser consumida de maneiras diferentes, seja para dar um gosto especial aos alimentos, como preparando diversas receitas utilizando o condimento. Ela pode ser incluída tanto em pratos salgados – como omeletes e arroz -, ou  como em doces, como tortas sem açúcar e vitaminas matinais. A canela também pode ser misturada ao seu suplemento favorito. Não tem desculpa: incluir a canela no seu dia-a-dia é muito simples e, depois de ler tudo que este artigo tem para contar, garantimos que você sentirá necessidade de fazer isso o quanto antes. Confira!

 

Os benefícios da Canela – Entendendo um pouco mais sobre eles

 

Primeiro, é preciso explicar que existem dois tipos de canela: A Canela Ceilão (Ceylon) e a Canela Cassia. Ambos são derivados de uma mesma árvore, a cinnamomum. Não há muitas diferenças entre eles, embora o segundo tipo citado seja o mais comum nos dias de hoje. Os famosos “pauzinhos” vem do caule da cinnamorum e também podem ser triturados, formando a canela em pó. Entendendo isso, vamos aos benefícios desse condimento:

Ação antixodante: Para quem treina, contar com uma alimentação que tenha ação antioxidante é importante por faz com que o organismo se livre das toxinas, melhore seu desempenho muscular,  ajudando na disposição de forma geral, fazendo com que os treinos rendam muito mais. Essa ação antioxidante da canela deriva dos seus compostos, como os polifenóis. [3] E a canela sai ganhando nesse quesito, já que ela contém mais dessas substâncias do que os famosos alimentos ricos em oxidantes, como o alho.

Benefícios da Canela no treinoAção anti-inflamatória: Como se não bastasse sua poderosa ação anti-oxidante, a canela tem um poder anti-inflamatório incrível [4]. Isso é essencial para quem pratica exercícios físicos pesados e força o corpo ao limite diariamente. Os alimentos que contém ação anti-inflamatória reparam os danos causados pelos treinos e deixam o corpo pronto para recomeçar. Isso também irá interferir de forma significativa na famosa fadiga muscular, diminuindo-a e aumentando a resistência de forma geral. É importante salientar que um processo inflamatório é benéfico, mas quando acontece de forma repetida, como é o caso de atletas, é essencial contar com algo que o diminua. Essa ação anti-inflamatória da canela se deve muito aos seus anti-oxidantes, que citamos logo acima.

Regular o açúcar no sangue: Como dissemos nos primeiros tópicos, o principal e mais conhecido benefício da canela é regular o açúcar no sangue [1]. E qual a influência disso nos treinos Simples: quando temos um aumento da sensibilidade à insulina, ganhamos menos com gorduras com facilidade e potencializamos os treinos, otimizamos a alimentação e garantimos que teremos mais massa magra. É esse o fator que causa, por exemplo, pessoas que comem muito e não engordam e pessoas que comem pouco e engordam de forma fácil: a resistência a insulina.

 

Quantidade diária recomendada

 

Agora que ficou claro o quanto a canela é importante para a dieta e para ganhar massa magra e músculos, a pergunta que pode aparecer é: quanto ingerir por dia? Obviamente, é impossível consumir muito desse condimento, afinal, apesar de haver muitas opções de preparo, seu gosto é bem marcante, fazendo com que seja fácil enjoar rapidamente dele. Mas, a boa notícia é que não será preciso muito para sentir os benefícios [1]. Vamos à dosagem mínima recomendada:

Leia também:

CURCUMINA: Um santo remédio e potente Ergogênico!

Alguns estudos já sugerem [5] que a quantidade de canela suficiente para trazer benefícios à massa muscular e ao ganho de massa magra é bem pequena, cerca de 1 grama por dia. Ou seja, se houver a multiplicação por 7 dias que temos na semana, significa que apenas 7 gramas por semana já é um excelente começo. E é ai que sua criatividade precisa entrar, misturando o condimento na comida, em sucos, vitaminas, suplementos ou mesmo de uma única vez. Mas, a última opção não é recomendada se o objetivo for continuar consumindo a canela com frequência. Afinal, a ingestão de qualquer coisa de maneira forçada leva a desistência, por isso, evite fazer isso e tente se adaptar relacionando o condimento à coisas que sejam da sua preferência. Mas, não esqueça: nunca coloque açúcar em nenhuma das receitas, pois ele causa o efeito reverso que esperamos da canela.

 

Benefícios da Canela além dos Treinos

 

É preciso salientar que os benefícios da canela vão além dos treinos e todos podem aproveitá-los. Seus nutrientes e compostos são recomendados para todos, inclusive para quem está com problemas de excesso de açúcar no sangue, ou seja, o pré-diabetes. Por isso, a recomendação para quem não está adapto é se acostumar à canela aos poucos, colocando-a no café ou em sucos naturais.

Benefícios da Canela na musculação

Uma alimentação saudável não deve ser feita apenas por quem treina pesado ou quem deseja emagrecer. Apesar dos efeitos da canela serem excelentes para ambos os casos, eles também são ótimos para a saúde de forma geral e investir em saúde é sempre um bom negócio.

 

Conclusão

Neste artigo, ficou claro o quanto aos Benefícios da Canela, um condimento simples e muitas vezes subestimado pode ser excelente para a saúde e trazer inúmeros benefícios. É importante sempre manter a alimentação equilibrada e sem excessos. Sempre que for possível, é interessante pesquisar sobre alimentos saudáveis e investir neles. Além da suplementação, a própria natureza pode trazer os nutrientes necessários para chegar ao corpo desejado de forma mais rápida. É a dosagem entre uma boa dieta, exercícios físicos intensos e mente em harmonia.

 

Referências 

1. Cinnamon (Cinnamomum sp) and its effect on the components of metabolic syndrome, by ZANARDO, V.P.S., RAMBO, D.F.,  SCHWANKE, C.H.A
2. Estudo feito pela Universidade Estadual Ball, Indiana, EUA
3. Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant – US National Library of Medicine National Institutes of Health
4. Antioxidant activity of cinnamon (Cinnamomum Zeylanicum, Breyne) extracts. – US National Library of Medicine National Institutes of Health
5.  Effects of a cinnamon extract on plasma glucose – European Journal of Clinical Investigation

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “Benefícios da Canela para quem Treina

  1. Adoro as dicas, e aproveito muito bem cada uma delas. Já obtive grandes resultados com tudo o que aprendi com vocês.
    Obrigada a todos pela dedicação de sempre!
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.