Benefícios da Prancha Abdominal + explicação de como fazer o Exercício

Conheça os Benefícios da Prancha Abdominal

Os benefícios da prancha abdominal não são apenas para atletas, mas para pessoas interessadas em melhorar a saúde, o condicionamento físico e a estética corporal.

É um exercício que pode ser realizado em qualquer lugar, sem máquinas ou cargas, e no qual você utiliza o peso do seu próprio corpo como ferramenta.

Mas é preciso deixar claro: a prancha abdominal foi desenvolvida para agir na sua musculatura e não como ferramenta para perder peso.

Ele é um exercício de resistência, isométrico e propioceptivo, ou seja, trabalha os músculos posturais e também os músculos mais profundos do abdômen.

Você pode pensar na prancha como uma alternativa para o abdominal convencional ou mesmo como um complemente deste.

 

Benefícios da Prancha Abdominal: entenda como funciona

 

No momento da escolha do exercício é importantíssimo que seja levado em consideração o déficit muscular específico. Ou seja, o fortalecimento e desenvolvimento de grupos musculares que estão fracos.

A prancha abdominal consiste em manter a musculatura corporal fixa e contraída por um tempo determinado sem mexer o corpo. Isso mesmo, sem mexer o corpo.

A primeira coisa que você precisa saber é que a prancha é um exercício hopopressivo.

Mas e o que isso significa?

Neste tipo de exercício, a técnica é baseada na contração isométrica da musculatura profunda do abdômen, ou seja, a contração do abdômen é realizada com base na pressão e tensão, e não nos movimentos.

Como fazer a Prancha AbdominalPor isso durante o exercício não há movimentos. É uma verdadeira prova de resistência.

De certo modo esse tipo de exercício pode substituir alguns dos exercícios convencionais.

O abdominal convencional, por exemplo, estimula o ganho de massa muscular, e o resultado é o famoso tanquinho. A prancha por outro lado, tonifica, define e resulta na eliminação do contorno da cintura.

Inúmeros músculos são trabalhados durante este exercício, entre eles a musculatura dorsal e dos quadris, reto abdominal e transversal do abdômen, além de ativar os músculos oblíquos e da zona lombar.

 

Benefícios da Prancha Abdominal para a Saúde

 

A prática da prancha abdominal é indicada tanto para iniciantes quanto para atletas e amadores no intuito de fortalecer e melhorar a resistência dos músculos da região do CORE.

Caso você não conheça, o CORE são os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica.

Leia também:

Core: 5 exercícios que podem ser feitos em casa para Fortalecer o Core

Esse fortalecimento garante que você ganhe mais condicionamento físico e resistência para executar exercícios mais intensos.

É recomendado também para mulheres no pós-parto porque ele aumenta a musculatura profunda do abdômen que acabou sendo fragilizada pela gravidez.

Veja alguns dos benefícios da prancha abdominal:

  • Prevenindo lesões: por ser um exercício que trabalha a musculatura postural irá lhe auxiliar na prevenção de lesões decorrentes de má postura e de exercícios que podem gerar danos à sua coluna;
  • Melhora a postura: o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal auxilia na estabilização do tronco e diminui o estresse na coluna lombar, o que favorece uma melhora na postura;
  • Definir o abdômen: a prática contínua do exercício fortalece os músculos ligados ao abdômen. Além disso irá levar ao desenvolvimento dos músculos em torno dos ombros, das jarretas e panturrilhas, fortalecendo costas e nádegas;
  • Aumento do metabolismo: embora não seja um exercício para o emagrecimento, também gera aumento do metabolismo e queima de calorias mesmo durante o repouso;
  • Diminuição do estresse: as tão chatas câimbras, desencadeadas pelo estresse, irão diminuir consideravelmente uma vez que você irá trabalhar e alongar os músculos que contribuem para o surgimento das câimbras.

 

Como fazer prancha abdominal de maneira correta?

 

Aos iniciantes é comum ter dificuldade no início, sentir aquela tremedeira durante o exercício é bastante comum.

Não se preocupe, todo exercício de início ira desencadear adaptações específicas na nossa musculatura. E os benefícios de qualquer exercício requerem um pouco de tempo.

A consciência postural e do movimento está muito relacionado aos benefícios da prancha corporal. Por isso exige um pequeno preparo e que se dê início aos poucos e vá evoluindo à medida que seu corpo adquire preparo físico.

Você deve iniciar com pequenas sessões em cada posição. Pode perecer chato, serão 1-2 minutos parado na mesma posição, ou até fadigar a musculatura.

Lembre-se de jamais adicionar peso à lombar para alterar a intensidade do exercício.

Prancha AbdominalLeia também:

Treino para Definição Abdominal

Construindo um Abdômen Trincado

A intensidade desse exercício está diretamente relacionada a instabilidade. Quanto mais instabilidade maior a intensidade do exercício.

Para adquirir maior instabilidade é recomendado retirar um dos pés do chão, estender o cotovelo ou tirar um braço ou uma perna de apoio.

Suas sessões devem ter entre 20 e 30 minutos caso sejam feitas isoladamente. Se pretende aliar a prancha abdominal a algum outro exercício, diminua o tempo e utilize este exercício como complementar.

 

Dicas para aproveitar os benefícios da Prancha Abdominal

 

Mantenha a cabeça alinhada durante a execução da prancha e use um espelho para melhorar a sua postura.

Mantenha-se firme durante o exercício mesmo se os quadris ficarem pesados e desejarem descer.

Se o cansaço bater pare um instante, recupere o fôlego e então recomece o exercício.

Faça alterações nas posições durante o exercício. Ao retirar o apoio de um dos pés ou uma das mãos você exige bem mais dos músculos responsáveis pela estabilização do corpo.

Existem diferentes variações deste exercício, como a prancha frontal e a prancha lateral.

Para entender melhor como executá-las corretamente e aproveitar ao máximo os benefícios da prancha abdominal veja o vídeo abaixo com dicas do professor Aurrélio Alfieri.

 

 

Por hoje ficamos por aqui, esperamos que o post tenha ajudado você, fique atento pois todos os dias temos posts novos aqui no site!

Forte abraço e até mais!

 

Referências

ANZAI, M.C.; LIBERALI, R. Análises eletromiográficas na ativação da musculatura abdominal nos exercícios tradicionais e não tradicionais

BBC BRASIL. Abdominais hopopressivos, o exercício da moda para reduzir a cintura

BIOSOM. 8 transformações surpreendentes da Prancha Abdominal

CAMBRAIA, E.C.; MELO, E.O. abdominais: uma abordagem prática do exercício resistido

HORA DO TREINO. Exercício prancha – O que é, benefícios e variações

PORTAL EDUCAÇÃO. Prancha isométrica – conheça mais um excelente exercício

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorReceita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)
Próximo artigoReceita de Suco Detox para Desintoxicar o Fígado
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui