15 jul

Conheça os Benefícios do Gengibre para o Corpo

Conheça os Benefícios do Gengibre para o Corp

Também chamado de mangaratá ou mangarataia, o gengibre, que tem sua origem na ilha de Java, é bastante utilizado no Brasil como tempero e atenuador de sintomas causados por dores de garganta, tosse e resfriados
.
O que muita gente não sabe, é que os benefícios do gengibre para nosso corpo vão além do que se imaginava! Além de possuir poucas calorias – um pedaço que mede cerca de 12 cm tem aproximadamente 9cal – esta raiz possui propriedades antioxidantes, o que auxilia a minimizar inflamações no corpo e é um ótimo ingrediente caseiro no combate a dores de estômago e problemas no intestino. Mas não para por aí! A seguir listaremos mais vantagens no consumo do gengibre.

 

Benefícios do Gengibre

 

Além das vantagens que acabamos de mencionar, o consumo do gengibre traz consigo ainda mais benefícios para a saúde:

Auxílio na prevenção de diabetes: o gengibre pode atuar em nosso organismo, fazendo com que haja melhora na sensibilidade à insulina, o que auxilia na manutenção da quantidade de açúcar no sangue e, consequentemente, na prevenção da diabetes tipo 2;

Auxílio no emagrecimento: por ter ação termogênica, o gengibre pode ajudar na luta contra a balança, já que seu consumo pode reduzir a sensação de fome e ajudar a queimar calorias;

Auxílio contra o desenvolvimento de doenças cardíacas: a adição do gengibre em sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de pressão alta e doenças coronarianas;

Auxílio nas dores menstruais: de acordo com pesquisas recentes, o consumo de gengibre durante o período menstrual pode ser tão eficaz no combate as dores quanto alguns medicamentos;

Auxílio no alívio de dores musculares: estudos mostram que, por possuir propriedades anti-inflamatórias, o consumo de gengibre após atividades físicas intensas ajuda na diminuição das dores causadas pelos exercícios.

 

Benefícios do Gengibre e o consumo Consciente

 

Embora haja muitos benefícios no gengibre, sabemos que tudo quando consumido em excesso pode levar a efeitos colaterais que sempre são um tanto quanto desagradáveis. Para evitar que isso ocorra, é necessário que não exageremos na quantidade consumida. Além disso, há alguns grupos de pessoas que devem, segundo os médicos, evitar o consumo alto desta raiz:

Pessoas que ingerem medicamentos para hipertensão ou anticoagulantes: como já vimos, o gengibre auxilia na prevenção da pressão alta e, por isso, se consumido junto com medicamentos que diminuem a pressão, ele pode potencializar o efeito, o que fará com que a pessoa possa ter desmaios ou até mesmo hemorragia;

Grávidas: no organismo de mulheres que estejam grávidas, o gengibre pode causar contrações prematuras e, embora em casos esparsos, até mesmo aborto espontâneo. Por isso ele deve ser evitado ou seu consumo deve ser acompanhado por um médico;

Pessoas que se submeterão à cirurgias: o efeito anticoagulante desta raiz pode trazer complicações para pessoas que passarão por processos cirúrgicos – há o risco de que se tenha hemorragias caso o consumo seja feito pouco tempo antes dos procedimentos médicos.

 

A utilização na Culinária

 

Podendo ser consumido de várias formas, como, por exemplo fresco, em pó, seco, cristalizado, e ter um sabor picante, o gengibre é muito utilizado na culinária.

As mais de oitenta e cinco diferentes espécies podem fazer parte de pratos quentes, frios, sobremesas e bebidas.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Os usos mais comuns são para chá e molhos que acompanham carnes brancas. Ficou com vontade de aprender a preparar o chá em sua casa e aproveitar os benefícios de gengibre? Então aqui vai a receita para preparar 1 litro:

 

INGREDIENTES

  • De 2 a 3 centímetros de gengibre fresco
  • 1 litro de água

 

MODO DE PREPARO

  1. Lave o gengibre em água corrente e, logo em seguida, o corte ou rale
  2. Ferva a água e adicione o raiz
  3. Mantenha o gengibre na água, ainda fervendo, entre oito e dez minutos em fogo alto
  4. Retire do fogo, coe e pronto, basta adoçar e servir

 

Para se preparar um bom chá, é necessário ter alguns pontos em mente. São eles:

  • Caso o gengibre esteja ralado, deve-se abaixar o fogo antes de adicionar a raiz;
  • A água pode se substituída por chá “mate” o chá “verde”;
  • Uma boa opção para adoçar seu chá é o mel;
  • Casca de frutas cítricas como limão ou laranja podem, além de acrescentar um sabor delicioso, auxiliar ainda mais na sensação de saciedade.

 

Como conservar o gengibre de forma correta?

 

Mai um ponto importante para nossas discussões é a forma de conservação. Para que você possa desfrutas de todos os benefícios do gengibre, é necessário que ele seja conservado de maneira adequada.

A depender da maneira escolhida, é possível que ele seja mantido em bom estado para consumo por até seis meses! Como podemos fazer isso? É bem simples!

Basta que ele seja cortado em pedaços pequenos e ainda com sua casca e embrulhado em papel toalha. Depois disso, coloque os pedacinhos embrulhados dentro de um saco plástico e leve ao congelador. Dessa forma o gengibre pode ser mantido por um período de até seis meses sem que estrague.

Leia também:

Benefícios do Gengibr.e para quem Treina

Benefícios de consumir Água com Gengibr.e

Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita

Receita de Chá de Canela para descer a Menstruação

Para que a conservação dure por tanto tempo, é necessário, também, que no momento da compra sejam escolhidas as melhores raízes. Para isso, prefira aquelas que tenham casca lisa, firme e com a menor quantidade possível de machucados.  Além disso, escolha aquelas que não estão ressecadas, pois isso é uma garantia de que, por dentro, o gengibre está bom para o consumo!

 

Aproveite todos os benefícios!

 

Agora que já falamos sobre escolher, conservar e como preparar o chá do gengibre, além de mostrar todas as vantagens de seu consumo, você pode se aventurar e o utilizar como ingrediente em suas receitas.

Além de trazer um sabor provavelmente novo e muito interessante para seus pratos, você contribuirá com a saúde de quem os consumir. Não se esqueça de nossas dicas e deixe sua criatividade aflorar na cozinha utilizando este ingrediente a pratos que você já conhece e gostaria de repaginar de forma gostosa e, acima de tudo, mais saudável.

Boa aventura no mundo dos benefícios do gengibre!

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.