21 jun

Benefícios do Hibisco para o Emagrecimento

Benefícios do Chá de Hibisco Confira a com receita

O hibisco vem sendo utilizado em muitos casos, principalmente por aqueles que desejam emagrecer. O consumo desta planta traz inúmeros benefícios à saúde devido às suas várias propriedades. Além de beber o chá diariamente, existem várias opções que tornam o consumo de hibisco mais fácil e variado.

Que tal conhecer um pouco mais sobre este chá medicinal que vem mudando a vida de diversas pessoas? O hibisco tem muitos benefícios, e vale muito a pena ficar por dentro deles. Continue neste artigo para saber o porquê de inserir o hibisco na sua dieta!

 

O que é o Hibisco?

 

Você já conhece o hibisco, esta planta consumida largamente pelo mundo todo? Bem, o hibisco não apareceu agora e é uma planta utilizada já há muito tempo para fins medicinais. Desde os primórdios, na África e Ásia, o hibisco era consumido principalmente como remédio. Hoje em dia, no entanto, se conhece ainda melhor o que ele tem a fazer pelo corpo. Por isso, a planta passou a ser consumida para o emagrecimento, devido à sua função diurética e antioxidante.

A planta vem sendo cada vez mais consumida, e por esse motivo, é importante dizer que, ao contrário do que muitos pensam, a flor de hibisco encontrada nos jardins não é a mesma consumida no chá! A planta certa é a Hibiscus Sabdariffa, e o chá de pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos naturais, o botão da flor seco e pronto para o consumo.

O chá da planta conta com cor vermelha bem forte e gosto peculiar, mas que varia de acordo com a preparação. Geralmente consumido gelado, o chá virou um dos grandes queridinhos de quem deseja perder peso!

 

Para que o Chá de Hibisco serve?

 

Por que será que muita gente começou a tomar chá de hibisco em pouco tempo? O chá se tornou bastante conhecido a partir do momento em que foram provados seus vários benefícios para o corpo, e principalmente, para o emagrecimento.

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas, e para isso, muita coisa vale. Foi nessa que o hibisco apareceu como peça bastante importante. Levar consigo o chá e consumir durante o dia já faz parte da rotina de muita gente, principalmente daqueles que procuram manter uma rotina fitness e dieta equilibrada.

Mas e aí: por que o chá ajuda a emagrecer? Devido ao fato de reduzir a adipogênse, o hibisco é fator essencial na diminuição da produção de células de gordura. Por esse motivo, o acumulo de gordura pelo corpo é muito menor (principalmente nas regiões mais propensas, como a barriga e os braços, por exemplo).

Leia também:

Chá de Canela: Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita

Além disso, o chá também contém uma função inibidora de amilase – enzima que transforma o amido em açúcar. Por isso é bom consumir o chá logo após as refeições, já que ajuda a reduzir o efeito dos carboidratos no corpo.

Para que seus exercícios se potencializem, o chá pode ser consumido durante os treinos, já que é ótimo para hidratar o corpo e por conter ação de acelerar o metabolismo, fazendo o corpo gastar muito mais energia.

 

Propriedades Medicinais

 

Abaixa a pressão arterial: O chá tem propriedades anti-hipersivas e cardio-protetoras, que fazem com que os pré-hipertensos ou levemente hipertensos tenham seus problemas reduzidos.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Abaixa o colesterol: As propriedades antioxidantes do hibisco são ótimas para quem tem o colesterol alto, fazendo com que os níveis do LDL diminuam significativamente.

Reduz os índices glicêmicos do corpo: Para os diabéticos, o consumo do hibisco pode ser muito útil.

Aumenta a saúde do fígado: Os antioxidantes da planta também são ótimos para revigorar o fígado, neutralizando os radicais livres presentes no corpo.

Ajuda na prevenção do câncer: Devido ao fato de o chá conter ácido protocatecóico, estão presentes nele propriedades antioxidantes e também antitumorais. Alguns estudos já evidenciaram o funcionamento destas células na prevenção do câncer, e comprovaram que realmente funciona.

Ótimo para o sistema imunológico: O hibisco é rico em vitamina C, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Devido a todas estas propriedades, pessoas que costumam pegar gripe e outras doenças imunológicas podem se prevenir com seu consumo.

Rico em antidepressivos: O hibisco também é rico em flavonoides, ótimos para a prevenção da depressão, problemas de humor e hormonais. O hibisco é uma ótima opção para mulheres em período menstrual, já que melhora o humor e alivia as cólicas muito presentes neste período.

 

Como fazer Chá de Hibisco

 

A receita do chá é muito simples, e pode ser feita para o consumo de um dia inteiro:

 

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa do hibisco seco
  • 1 litro de água fervendo

 

MODO DE PREPARO

  1. Faça a infusão do hibisco seco em água fervente por cerca de 5 minutos
  2. Coe o chá e consuma logo em seguida, ou gelado, se preferir

 

É importante dizer que o chá não deve ser fervido novamente depois de pronto. Esta ação faz com que as propriedades da planta se percam.

Dica: Depois de pronto você também pode bater o chá com algumas frutas, fazendo um suco delicioso.

 

Mousse de Hibisco

 

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de água fervente
  • 1/4 de xícara do hibisco
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 3 claras
  • 3/4 de xícara de creme de leite light

 

MODO DE PREPARO

  1. Para começar a receita, prepare um chá (como na receita acima) e adoce com 3 colheres do açúcar
  2. Em outro recipiente, prepare a gelatina sem sabor
  3. Misture o chá à gelatina e leve para gelar por 40 minutos
  4. Na batedeira, bata as claras com o restante do açúcar até obter pico firme
  5. Em seguida, bata o creme de leite até obter pico firme.
  6. Misture todos os ingredientes preparados previamente e deixe gelar por pelo menos 3 horas

 

O hibisco é uma planta que vem sendo cada vez mais utilizada à medida que suas propriedades são conhecidas. Como você pôde ver, não apenas o chá como outras receitas podem ser adicionadas à sua rotina, fazendo parte de uma dieta muito mais saudável.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Benefícios do Hibisco para o Emagrecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.