Conheça 5 benefícios dos OVOS com GEMA!

beneficios ovos com gema

Os ovos são um dos alimentos mais saudáveis do planeta. A gema é embalada com antioxidantes únicos que são especialmente eficazes na redução da inflamação e na melhora de uma variedade de marcadores de saúde importantes.

Os ovos também contêm um barco cheio de vitaminas que suportam tudo, desde a saúde óssea até a função cerebral.

Estudos ainda mostram que os ovos desempenham um papel importante no controle do peso devido ao seu efeito profundo sobre a saciedade e a influência protetora sobre a insulina e metabolismo da glicose.

Leia também:

20 Alimentos que ajudam na Perda de Peso

Alimentos para Aumentar a Imunidade + Suplemento

Lista de Compras Fitness: Lista com produtos saudáveis para o dia a dia!

A história da propaganda anti-ovo é generalizada e influenciada pela confusão comum entre o colesterol dietético, encontrado em alimentos, e do colesterol encontrado em nosso sangue.

Eles são completamente diferentes e os níveis de colesterol no sangue são o resultado da combinação de carboidratos e gordura que você come, não a quantidade de colesterol que você ingere a partir de alimentos.

Vamos aos benefícios:

 

1 – Os Ovos ajudam na perda de Gordura Corporal

Todo mundo sabe que para perder gordura corporal você precisa criar um déficit de energia. Os ovos podem ajudar porque eles são uma proteína completa que proporciona uma maior saciedade, de modo que você coma menos nas refeições subsequentes.

 

2 – Melhora os marcadores de Colesterol

O fato é que o colesterol nos alimentos, como o encontrado nos ovos, e o colesterol encontrado no sangue, não são a mesma coisa. Na verdade, uma série de estudos recentes mostram que apesar de conter uma bolada de 200 mg de colesterol em um ovo médio/grande, frequentemente, comer ovos irá melhorar seus marcadores de colesterol.

 

3 – Reduz a Inflamação

Os ovos são um super alimento anti-inflamatório, diminuindo efetivamente vários marcadores de inflamação perigosos. Um estudo mexicano com diabéticos tipo 2 (a população que normalmente tem altos níveis de inflamação) descobriu que um pequeno almoço com ovo melhorou os marcadores inflamatórios mais do que um pequeno almoço com aveia.

Marcadores de colesterol também melhoraram com a mesma intensidade. Os investigadores pensam que o fato de que os ovos são ricos em uma série de antioxidantes altamente biodisponíveis, como luteína, zeaxantina e selênio, levou a um colesterol favorável.

 

4 – Apoio ao Desempenho Atlético

A maioria das pessoas veem as claras dos ovos como a única maneira saudável de consumí-los. Entretanto, é a gema do ovo que fornece todos os nutrientes que fazem dele o superalimento mais acessível do planeta. Nos ovos é possível encontrar vitamina D, colina, minerais, carotenoides e etc.

Um grupo de cientistas desportivos escrevem que estes micronutrientes andam de mãos dadas com o desempenho de elite.

 

5 – Melhora no Aspecto Cognitivo

Os ovos são uma fonte substancial de colina, um nutriente essencial envolvido na função cognitiva. A colina é usada na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, o que melhora a motivação e a concentração mental.

 

Referências

Ballestros, M., et al Blesso, C., et al. One Egg per Day Improves Inflammation when Compared to an Oatmeal-Based Breakfast without Increasing Other Cardiometabolic Risk Factors in Diabetic Patients. Nutrients. 2015. 7, 3449-3463.

Chung, H., et al. Lutein bioavailability is higher from lutein-enriched eggs than from supplements and spinach in men. Journal of Nutrition. 2004. 134(8), 1887-1893.

Dhurandhar, N., Dhurandhar, E. The Role of Eggs in Weight management. Handbook of Eggs in Human Function. 2015. 63-76.

Gray, J., Griffin, B. Eggs: Establishing the Nutritional Benefits. Nutrition Bulletin. 2013. 38, 438-449.

Rueda, M., Khosia, P. Impact of breakfasts (with or without Eggs) on body weight regulation and blood lipids in university students over a 14-week semester. Nutrients. 2013. 5(12), 5097-5113.

 

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorReceita simples, fácil e barata para fazer ‘Omelete Hiper Protéico’
Próximo artigoReceita de Shake Pré-Treino Caseiro (5 receitas para dar um Up no Shap)
Ludmila é Ex-Atleta Body fitness da IFBB-SP, atua como Modelo Fitness. Ludmila é bacharel em Educação Física portadora do CREF 119585-G/SP, atualmente é graduanda em Nutrição. A mesma atua como Personal Trainer e também presta consultoria On-Line.

6 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma dúvida, mesmo se eu comer 4 ovos com claras e gemas todos os dias, que no caso é o que eu faço, isto não irá me prejudicar em relação a colesterol ou a qualquer outra coisa?

    Adorei a pagina de vocês, estava a procura de algo que pudesse levar a sério em relação a matérias para quem curte muito uma atividade física e tudo que é relacionado, obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui