12out

10 Benefícios do Óleo de Coco para sua Saúde

beneficios-do-oleo-de-cocoóleo de coco é considerado um dos três alimentos mais perfeitos para o ser humano, junto com o leite materno e o ovo.

Para você ter uma ideia, o óleo de coco é tão benéfico que é usado em fórmulas infantis e também em nutrição parenteral (alimentação de pacientes debilitados, injetados na veia em forma líquida).

Por ser um “óleo”, muitos acreditam que é muito calórico para se adicionar na dieta, gerando certa desconfiança. Quem acha isso realmente não entende de nutrição!

Seja ele em cápsulas ou não, o óleo de coco ajuda a emagrecer e faz muito bem para a pele e para os cabelos, além de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e ser um forte aliado para nosso sistema imunológico.

 

Benefícios do Óleo de Coco

 

1. Emagrecimento: O óleo de coco é um forte aliado para nossa saúde. Ele contém Triglicerídeos de Cadeia Média, que é de fácil absorção. Quando eles entram no nosso organismo, logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo, aumenta a saciedade, diminuindo a fome.

2. Sistema Imunológico: O óleo de coco é também um imunomodulador, ou seja, melhora a defesa do corpo e trata diversas doenças auto-imunes, como Lúpus, artrites e outras doenças degenerativas.

3. Tireoide: Alguns estudos realizados apontam que a gordura de coco estimula a função da glândula tireoide, que faz com que o Colesterol LDL produza hormônios anti-envelhecimento.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

4. Antioxidante: Possui ação antioxidante que ajuda a proteger o organismo da ação danosa dos Radicais Livres. Sua gordura extra virgem tem vitamina E, que contém tocotrienóis e tocoferóis.

5. Sistema Digestivo: Problemas com prisão de ventre ou diarreia? Os componentes normalizam as funções intestinais, além de combater as bactérias prejudiciais no sistema digestivo. Auxilia também na absorção de nutrientes no corpo. 

6. Cicatrização de feridas: Um estudo descobriu que as feridas tratadas com óleo de coco virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.

7. Pele: A hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante. Ele também ajuda a combater bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase.

8. Cabelo: Previne a queda de cabelos em homens e mulheres, pois ele inibe a enzima 5 alfa redutase. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo no couro cabeludo.

9. Controle de Carboidratos: A gordura de coco é muito boa para a dieta, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a normalizar dos níveis de glicose e insulina, evitando a compulsão por carboidratos e doces.

10. Na Cozinha: Cozinhar com o óleo de coco, além de todos os seus benefícios já citados, não gera gordura trans (maléficas ao nosso corpo). Óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol, etc) inflamam o corpo, ao contrário do óleo de coco que é um potente anti-inflamatório natural. Para  ter uma ideia, ele ajuda a modular o peso até atingir o setpoint (ponto de equilíbrio biológico do organismo).

Uma colher de sopa de óleo de coco tem, em média, 125 Kcal, e ele deve ser utilizado como um substituto na nossa alimentação. Se você adicionar o óleo de coco na sua dieta e continuar a utilizar outros óleos nas preparações, poderá ter um consumo excessivo de gorduras e, consequentemente, poderá ganhar peso.

Por isso, conte sempre com o bom senso.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “10 Benefícios do Óleo de Coco para sua Saúde

  1. Os óleos funcionais sempre foram grandes aliados para a nossa saúde sendo responsáveis pela diminuição do triglicerídeos e colesterol ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.