27 maio

Bodybuilder Mirim gera polêmica: Existe idade certa para treinar?

Bodybuilder mirim gera polêmica: Existe idade certa para treinar?

Nos últimos meses, pipocou na internet informações sobre o Bodybuilder mirim Arat Hosseini, de apenas 4 anos. Como o próprio nome diz, bodybuilder quer dizer construção de corpo.

O garoto, treinado pelo pai, ganhou fãs por onde passou, devido ao seu talento em usar o peso do seu corpo para realizar acrobacias e exercícios, que são complicados até para um adulto.

Push up 💪🏾 #pushups #arathosseini

A post shared by Arat Hosseini (@arat.gym) on

Será que uma criança pode se tornar alguém capaz de mudar o próprio corpo e ganhar músculos ou definição de massa magra?

Assunto polêmico e que merece muita pesquisa, a ideia de treinar crianças para que elas se tornem verdadeiros atletas mirins é controversa e divide opiniões.

Separamos algumas informações relevantes a respeito do treino infantil e tudo aquilo que você precisa saber antes de ser contra ou a favor dele. Confira!

 

Bodybuilder Mirim mais jovens do Mundo

 

Se você é antenado no mundo do fisiculturismo, provavelmente já ouviu falar dos também famosos “irmãos Hércules”, apelidados dessa forma por motivos óbvios. Também treinados pelo pai, as crianças Giuliano Stroe, de 9 anos, e seu irmão Claudiu, de apenas 7, são consideradas os fisiculturistas mais jovens do mundo – e suas peripécias com o corpo impressionam qualquer um.

With my little brother claudio💪

A post shared by Giuliano Stroe (@giulianostr0e) on

Eles treinam cerca de duas horas por dia, com levantamento de peso, treinos de barra e outros exercícios assistidos pelo treinador. As crianças impressionam não só pelas habilidades, mas pelo corpo definido que o pai faz questão de mostrar para o mundo todo.

Já no Brasil, o título vai para o jovem Rodrigo, morador de Lavras, de 16 anos, que ganhou prêmios mundo afora por ser um dos atletas do ramo mais novos do mundo todo.

 

Whey Protein GrowthCreatina Growth

E o que todos eles têm em comum?

 

O bodybuilder mirim de 4 anos, os meninos de 7 e 9 anos e o garoto de 16 têm algo em comum: eles levantam o questionamento sobre se há ou não uma idade mínima para começar a treinar. E esse será o tema central do nosso texto de hoje.

Será que existe algum dano para as articulações e ossos de crianças que fazem algum tipo de atividade física mais intensa? Quando deve ser o momento certo de apresentar os exercícios a um jovem? Vamos entender melhor essas questões abaixo!

 

A musculação prejudica no desenvolvimento da criança?

 

Apesar de ser uma questão polêmica, há médicos[1] que entendem a musculação como uma forma saudável e muito recomendada de estimular o crescimento de uma criança.

De acordo com pesquisas[2], a idade ideal para começar a malhar – de maneira leve e progressiva – é dos seis anos em diante, quando a criança já tem algum domínio sobre seu equilíbrio e até sobre sua força.

Leia também:

Musculação em Crianças e Adolescentes prejudica o crescimento?

Crianças e o Treino de Força / Musculação

Whey Protein para Crianças, Lactantes e Bebês. Eles podem tomar? Assunto Polêmico!

Alguns benefícios que foram encontrados na musculação infantil foi o aumento da concentração e uma melhora do equilíbrio corporal como um todo. Obviamente, essa musculação não sugere o uso de pesos artificiais.

Como no caso da Bodybuilder Mirim, temos que pensar em atividades para crianças que não envolvam excesso de levantamento de peso. No geral, o uso do próprio corpo é o ideal para que não apareçam problemas nas articulações.

 

Idade mínima para fazer musculação ou academia

 

Se formos continuar com a linha de pensamentos das últimas pesquisas e a opinião de especialistas, a idade recomendada para fazer academia deve ser formada sempre quando não estamos mais falando de crianças – isso se pensarmos em aparelhos de musculação, que utilizam pesos.

Essa idade varia entre 14 e 16 anos, quando o adolescente já está com os hormônios em formação e pode, inclusive, experimentar a formação de músculos.

Então, se você quer saber com quantos anos pode começar a malhar, precisa primeiro pensar em alguns pontos:

  • Estamos falando sobre malhação de uma maneira ampla ou de musculação com o uso de pesos artificiais e que não envolvem apenas o peso do próprio corpo? Para o caso de saber com quantos anos pode fazer musculação da forma como conhecemos, a idade mínima recomendada é de 14 anos. Porém, se estamos falando de atividades de força no geral, a idade mínima é de 6 anos.
  • Quando falamos em atividades gerais para crianças, podemos pensar em tudo que envolva brincadeiras lúdicas, como escalada, por exemplo. Esse é um bom exemplo de atividade que usa o peso do corpo, desenvolve os músculos, protege as articulações e traz inúmeros benefícios.

 

O que os especialistas dizem

 

Especialistas[3] são enfáticos em dizer que a musculação é uma excelente forma de ajudar as crianças a se desenvolverem e criarem capacidade de dominar o próprio corpo. Porém, é importante dizer que a ideia de musculação muda de acordo com a faixa etária. Vamos reforçar melhor o conceito geral:

  • Dos seis anos em diante: A criança já pode se aventurar em atividades de força. Porém, elas precisam estar adequadas à sua idade. Um bom exemplo é pensar em escaladas, como falamos acima. É um tipo de atividade física que pode ajudar na formação do senso de equilíbrio, na melhora da concentração e até mesmo na possibilidade de que ela se mantenha longe do sedentarismo.
  • Dessa idade em diante a criança também pode também ter treinadores físicos. Se o professor for especializado em crianças, o processo de aprendizado é benéfico para que elas consigam ter o senso de disciplina estimulado.
  • A partir dos 14 anos, a musculação pode ser indicada. Porém, é sempre importante que o adolescente procure um médico antes de começar a levantar peso. O treinador físico também precisa estar presente durante as séries a evolução. Há casos onde o mais indicado é começar aos 15 ou 16 anos.

 

Como conclusão sobre o assunto, podemos dizer que, desde que as idades estejam condizentes com o tipo de exercício, a musculação e a malhação são excelentes formas de estimular as crianças em seu desenvolvimento.

Vale dizer que a ajuda de um profissional é indispensável para que não ocorram problemas, como fraturas. Além disso, no caso de crianças, é válido que todas os exercícios sejam lúdicos e divertidos.

 

Referências Bibliográficas

1. Ortopedista pediátrica Ana Paula Simões
2. Instituto de Treinamento Científico e Esportes – Alemanha
3. Academia Americana de Pediatria

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.