15fev

A importância do Capacete ao andar de Bike

Capacete Bicicleta BikeNão importa qual esporte você pratica. Estar em segurança é a parte mais importante e para isso, é essencial que se faça uso dos equipamentos de segurança como o capacete, por exemplo. Ele é, sem dúvidas, o mais importante de todos, já que protege a nossa cabeça, uma parte, no mínimo, indispensável. Lesões nessa área podem causar sérios problemas.

Tem muita gente que concorda com isso, mas, na prática, é outra história. O fato de você usar a sua bike para ir ali na padaria comprar pão, não significa que você não possa ser vítima de um acidente. Assim, mesmo em pequenas distâncias, o capacete se faz necessário.

 

Tipos de Capacete

 

Algumas pessoas podem achar incômodo e até um exagero usar o capacete enquanto pedala. Assim como uma roupa, você deve investir o seu tempo para escolher um capacete que esteja de acordo com as suas necessidades e com o seu estilo de vida.

EPS (Poliestireno Expandido): o capacete fabricado com EPS, nada mais é do que aquele feito com isopor. Só que não estamos falando daquele tipo que encontramos em papelarias. Esse aqui é um isopor especial, muito mais resistente.

Ele possui várias aberturas, o que facilita a ventilação e ajuda a proteger um pouco da nuca, as laterais e a parte frontal do crânio. Esse tipo é bastante versátil porque pode ser utilizado para lazer, para esporte, ciclo turismo, dentro ou fora da zona urbana.

BI 01BI 01

Específicos: Existem os capacetes que são específicos para determinado tipo de modalidade esportiva. Por exemplo, os capacetes de contrarrelógio possuem uma aerodinâmica melhor, com uma forma parecida de uma gota de água. São um pouco mais alongados na parte posterior se comparado aos outros modelos e alguns até oferece uma viseira.

Alguns capacetes de bike são fechados e muito parecidos com os de motocicleta. São chamados de full face e nessa categoria temos o Downhill e o BMX. A intenção aqui não é apenas proteger o crânio em si, mas toda a face, principalmente queixo e boca.

 

Como escolher o Capacete Certo

 

O primeiro item que deve ser levado em consideração na hora de escolher o seu capacete é a finalidade para a qual ele será usado. O tamanho do capacete é em centímetros, medido pelo tamanho da circunferência da cabeça que tem como marco, 2 dedos acima da orelha.

Também não adequado comprar um capacete que seja exatamente do tamanho da sua cabeça, ele ficará apertado, podendo até prejudicar a circulação sanguínea. Também não pode ficar muito folgado pois, pode trepidar em ambientes muito acidentados.

 

Quando ir ao Médico

 

Não é porque você está usando capacete que nada vai acontecer, mesmo se você sofrer um acidente.  O uso desse acessório reduz o impacto, ou seja, na maioria das vezes minimiza o dano, mas não impede que ele aconteça. As partes mais sensíveis da nossa cabeça são as têmporas, ou seja, a parte lateral, a nuca e a área frontal, que fica ao redor dos olhos.

Ao tomar alguma pancada nessa região procure o médico ainda que não tenha ferimentos visíveis. Há casos em que a lesão pode ser interna, formando edema e obstruindo a passagem de oxigênio para determinados pontos do nosso cérebro. Os sintomas podem ser náusea, vômitos, sangramentos, sonolência e dor de cabeça intensa.

 

Salvar



Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.