01mar

Celulite X Nutrição

Temida entre a mulherada, o fibroedema gelóide ou celulite, tem sido uma das queixas mais frequentes em relação à estética, pois, ela deixa aquela aparência de casca de laranja o que causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo. Ela geralmente aparece nas coxas, glúteos e quadris, já entre os homens é mais comum na região da cintura.

As mulheres são as mais afetadas, atingindo até 95% das pessoas deste gênero, isto por que a camada mais externa de sua pele é mais fina e os compartimentos de gordura são maiores e mais arredondados que dos homens.  Ela ocorre principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade e a gravidez.

A obesidade pode, ou não, estar associada à celulite. Porém, nota-se que, com o aumento do peso, ela aparece mais, devido ao fato de células gordurosas acentuarem o repuxamento das fibras.

Entre as diversas causas estão: a própria constituição e distribuição do tecido gorduroso, a genética de cada um, o ganho de peso, sedentarismo, alimentação desregrada, alterações enzimáticas e hormonais que, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura. Parecem estar envolvidas também na quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.

As células de gordura localizam-se na hipoderme (a camada mais profunda da pele), a qual apresenta fibras que ligam a superfície ao tecido mais profundo. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”, característico da celulite.

 

Ela pode ser classificada em:

  • Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida.
  • Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação.
  • Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose.

 

Algumas teorias sugerem que o excesso de radicais livres no organismo também está associado ao surgimento da disfunção, que pode indicar um desequilíbrio. Além deste, outros fatores dietéticos estão relacionados, os quais podem promover um estado inflamatório no organismo.

Sendo assim, concluímos que o aparecimento e tratamento da celulite esta intimamente ligado a alimentação.

Começamos então, a pensar na característica inflamatória da celulite e, na retirada ou ao menos, diminuição de fatores inflamatórios de nossa dieta, como excesso de gordura trans e saturada (carnes, queijos amarelos, bolachas, sorvetes de creme, etc.), sal, alimentos industrializados, alimentos que não trazem nutrientes (calorias vazias como refrigerantes, balas), carboidratos refinados (pão branco, macarrão refinado, arroz branco, etc), açúcar e excesso de adoçantes.

Além dos já citados acima, os alimentos alergênicos também aumentam a inflamação.Os alergênicos mais comuns são: leite e derivados, soja, glúten, ovo, chocolate, milho, amendoim, entre outros. Porém, é uma questão muito individual, você deve prestar atenção nos alimentos que consome diariamente e também, procurar um profissional capacitado a identificar quais alimentos devem ser evitados.

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O cuidado com o intestino também é fundamental pois, é ele quem elimina as toxinas que podem prejudicar ainda mais o controle da celulite.

Para manter um sistema antioxidante equilibrado, é necessário o consumo de alimentos fontes de vitamina C, vitamina E, selênio, manganês e zinco, bem como as oleaginosas e frutas cítricas. Os alimentos ricos em potássio, como a linhaça, tomate e a água de coco, que auxiliam também na hidratação.

Outro nutriente importante, é o ácido graxo ômega 3, que auxilia na redução da inflamação e é encontrado em boas quantidades na linhaça e nos peixes.

O açaí, o suco de uva ou a própria uva, também auxiliam no combate a celulite, pois são ricos em  nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Um nutriente que apresenta um potente efeito no tratamento da celulite é o silício, encontrado na aveia e cevada.

Outros cuidados a serem tomados são:

 

Evitar:

  • Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • Comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.
  • Queijos amarelos,chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
  • Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
  • Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
  • Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
  •  Carne vermelha, açúcar, gorduras, refrigerantes, e bebidas alcoólicas, prejudicam a pele e aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
  • O refrigerante é um dos principais inimigos para quem quer fugir da celulite, pois eles aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
  • O sal/sódio também é apontado como um “veneno” para a celulite, pois o sal ajuda o organismo a reter liquido. Desta forma, prejudica a circulação, que está muito envolvida no processo da celulite – um problema circulatório e inflamatório.

 

Preferir:

  • Refeições ricas em verduras e legumes crus.
  • Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade.
  • Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias.
  • Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.
  • Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibras e ajudam seu intestino a funcionar melhor.

 

O cuidado com a estética começa com o cuidado interior de nosso corpo, intimamente relacionado a uma alimentação adequada.

LEMBRE-SE: A obesidade, além de piorar a celulite, é um risco para a sua saúde. A celulite também deve ser encarada no aspecto de saúde, pois se trata de um depósito de gordura, dificultando o retorno venoso, fazendo que muitas pessoas se sintam cansadas, com dificuldade até para andar nos graus mais severos.

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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16 comentários em “Celulite X Nutrição

  1. Como a maioria das mulheres, sofro desse mal, mas conhecendo melhor os alimentos e suas reações no nosso organismo, fica mais fácil aliar alimentos do bem e banir os do mal. Água + atividade física + boa alimentação = menos celulite !!!!!! Ótimo post !!!

  2. Olá. Eu entendi que a dieta é feita para a prevenção da celulite. Agora em relação ao TRATAMENTO, tem algo a fazer além de estacionar a celulite com a dieta esposta no site? Essa dieta diminui?

  3. Ótima postagem! Já estou seguindo uma dieta devido a musculação. Tive boas opções de alimentos para substituir na minha dieta por outros que vi no post… São excelentes dicas.

  4. as dicas são boas mas não adianta seguir a a risca a dieta se não praticar desporto, porque por vezes não é fácil para minta gente com a crise que esta nem toda a gente tem possibilidades para ir para o ginásio.

    1. Concordo e discordo.

      Sei que não dá para todos manterem uma dieta agregada até mesmo pelo custo, tudo que é saudável é mais caro. Mas dá para fazer sim. e em relação aos exercícios, pode-se correr (na praia), caminhar, andar de bike, fazer exercícios em casa mesmo (claro se a pessoa tiver noção), isso tudo ajuda muito para quem não pode pagar para estar fazendo exercícios. hoje em dia tem até praças com aparelhos similares ao de uma academia, que você faz exercícios com seu próprio peso, tem até instrutores a disposição.

  5. A celulite tem solução sim!!!! Sou um exemplo disso!!!! Eliminei 80% dela com dieta regrada, muita musculação e disciplina!!!! Quem tem vontade consegue sim, mas é preciso abrir mão de comer tanta porcaria e reaprender a se alimentar!!! Sugiro que procurem auxílio de nutricionista e se matricule em uma boa academia, deixe de lado a preguiça e tenha foco, não se consegue isso da noite pro dia, são anos de dedicação que resultam no sucesso!!!!

  6. Wendy e Karen sobrou todas as frutas verduras legumes e graos!
    Alem das carnes magras!

    pense bem que quase tudo que foi retirado já e porcarias que qualquer outra dieta restringiria…

    1. Pão branco, arroz branco, macarrão refinado, carne vermelha, agora são porcarias?!
      Parte dessa lista eu já evito mesmo, pq todo mundo sabe que não pode! Agora esses que eu citei, é dificil não comer!
      Além disso, sinto muuita fome! Frutas, legumes e grãos não me sustentam… :(

  7. Ótimo post, ajudou muito a quem precisa, inclusive eu.
    Queria deixar aqui também que vi uma reportagem com o cirurgião plástico Robert Rey, que um dos maiores causadores da celulite, além da genética e da má alimentação, são o café, chocolate e chás preto, esses são os piores (nº1) para gerar a celulite. e só depois deles vem o refrigerante.
    No meu caso, nunca gostei de refrigerantes desde pequena, bebo bastante agua e tenho celulite. Mas em compensação, amo chocolate e tomava muito café. Depois dessa reportagem, eliminei o café e o chocolate estou na luta para conseguir deixá-lo de lado. :(
    enfim, essa reportagem deu-se após ele ter feito uma cirurgia para poder tirar as malditas celulites de uma paciente, resultado, pernas e glúteos lisinhos (pasmem).
    Não sou contra, mas toda cirurgia tem seu risco e acho que temos muitos recursos para estar abolindo tal medida, como malhar (e malhar), se alimentar e descansar bem, e pedir uma ajudinha aos tratamentos estéticos (massagens, drenagens e tal).
    É isso!

    Adoro esse site, ajuda muito nos meus treinos.

  8. Engraçado né… as mulheres já desde bem cedo enfiam a cara em refrigerante, salgadinhos, bala, doce e outras porcarias e depois não querem ter celulite. Entram na academia e querem ficar perfeitas!
    Agora já era!

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