14jun

Entenda como o Ciclo Menstrual pode influenciar no Desempenho dos Treinos

Ciclo Menstrual Treinos AcademiaExistem algumas alterações nas mulheres antes, durante e após seu ciclo menstrual. Isso todas as mulheres sabem muito bem, mas será que todas sabem como agir durante essas alterações?

Como ficam o treino durante esses períodos? Existem alterações também nos treinos? Essas particularidades são essenciais no desenvolvimento estético e devem ser respeitadas. Apesar de ser mais intensa em algumas mulheres, é preciso entender como esse período influencia na rotina de treinos e nas atividades do dia a dia.

A tensão pré-menstrual (TPM) caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais durante a fase lútea, que influencia de forma indireta no humor da mulher. (Bedone et al., 1995). Nesta fase, existe um aumento nos níveis de progesterona que acaba diminuição na concentração, podendo causar fadiga muscular precoce. Já a dismenorreia, caracteriza-se pela presença e dores abdominais (cólicas) no período do pré-menstrual e durante a menstruação (Guedes Jr. 2008).

Podemos dizer que esses não são os únicos sintomas, mas são aqueles que parecem influenciar diretamente o desempenho.

O exercício pode ser um grande aliado no combate aos sintomas da TPM, pois o exercício aumenta a quantidade de serotonina no corpo, que inibe a dor.A dica para essa ocasião é exercitar-se no sol (evitando os picos de radiação solar). Ele age no sistema endócrino e ajuda na sensação de bem-estar.

Durante o período pós-menstrual, há um forte aumento na resistência e na velocidade, e o desempenho físico tende a uma evolução rápida e progressiva. Isso se deve a duas importantes variações:

  1. Elevação do estrogênio;
  2. Maior liberação de noradrenalina.

Esse período deveria ser o escolhido para participação em competições ou mesmo para programar as fases mais intensas ou volumosas do ciclo de treinamento dentro do mês. Exercícios físicos intensos como aeróbica corrida e musculação pesada são os mais indicados para essa fase.

Alguns estudos apresentam resultados conflitantes. Machado e silva (2012) analisaram a força muscular de mulheres no período menstrual e no pós, e observaram um desempenho maior de força máxima durante o ciclo. Após o 15º dia nenhuma alteração significativa e força de resistência durante o ciclo também observaram melhora.

Passados alguns dias, começa tudo novamente. Um novo período da ovulação (duas semanas antes da menstruação), os hormônios estão em alta. Esse é o momento em que se fica mais sensível e o corpo fica mais preguiçoso também. Isso acontece porque o metabolismo passa a usar a gordura como fonte primária de energia em vez do carboidrato, por isso dá menos pique para praticar exercícios.

Mas esses efeitos negativos não devem impedi-las de treinar. Nesse período, faça treinos leves, como uma aula de ioga, um trote leve ou uma caminhada longa. E se bateu a preguiça antes da menstruação, tire o dia de folga.

 

Respeite seu ciclo!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.