01fev

Dicas importantes para quem vai começar a andar de Bicicleta / Bike

comecar andar bicicleta bikeVocê já está com a sua bicicleta em mãos e fez o dever de casa antes de realizar a compra. Gastou o seu dinheiro em algo de boa qualidade, ou seja, fez um investimento na sua saúde e na sua qualidade de vida. Que tal montar na bike e sair pedalando por aí? Até dá para fazer isso, mas com as dicas que vamos te passar agora você se sentirá muito melhor durante o passeio.

Pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para o sistema cardiorrespiratório. Porém, quando você não pedala da forma correta, pode desenvolver problemas articulares, dores na coluna e outras patologias. As dicas que vamos te passar agora são muito importantes.

 

Comece a andar de Bicicleta aos Poucos

 

A empolgação de começar a usar a sua bicicleta novinha em folha e de sentir a sensação de liberdade que esse exercício proporciona é grande, mas vá com calma. Lembre-se de que o seu corpo ficou ocioso por muito tempo e colocá-lo para trabalhar em alta intensidade desencadeia uma série de fatores que são prejudiciais para a saúde, principalmente ao sistema cardíaco.

Portanto, inicialmente, percorra trajetos curtos, sem ladeiras e por pouco tempo. Escolha períodos o dia em que há pouco movimento de carro caso você vá pedalar em área urbana, como, por exemplo, pela manhã ou à noite. Vá em terrenos mais planos e que não tenham muitos buracos na pista.

 

Seja Visto!

 

BI 01BI 01

Da mesma forma que os carros e as motos precisam de faróis, as bicicletas também precisam. Afinal de contas, em locais mais escuros ou mesmo para os mais distraídos, é bom ter algo alertando a sua frente que alguém está passando por ali. Compre um kit de faróis dianteiros e traseiros para a sua bicicleta. Cole fitas refletoras no capacete e procure andar com roupas claras.

 

Tenha uma boa Postura

 

No início, você pode não se sentir tão confortável sentando numa postura mais reta, até mesmo por estar acostumado a sentar de qualquer maneira na cadeira. Mas, com o tempo, você vai agradecer por não ter adquirido uma dor nas costas ou um encurtamento muscular na parte frontal do tronco, na porção superior.

 

Regras para andar nas Vias

 

Você não tem a seta indicando para que lado vai quando muda a sua rota, mas pode usar o seu braço para indicar em que local vai entrar. É muito importante que aquele que estiver atrás da sua bike saiba em que momento você pretende alterar a trajetória. Isso dá tempo de frear o veículo, sendo mais cauteloso e evitando acidentes.

A via da bicicleta é a mesma para carros e motos. Muita gente tem medo de andar em vias urbanas quando não há uma ciclofaixa, mas fazendo tudo da maneira correta, é muito difícil que ocorra algum acidente. Tem muito ciclista por aí andando na via contrária para ficar de frente para os carros. Esse tipo de comportamento pode causar ainda mais acidentes.

 

E, acima de tudo, mantenha a Calma

 

Todos fazem parte do trânsito: carros, motos, ciclista, pedestres…todos devem contribuir para que as coisas aconteçam na mais perfeita ordem. Se alguém te ofender na rua e dar uma de “estressadinho”  apenas siga o seu caminho e não perca um tempo precioso do seu dia discutindo. Infelizmente, não são todos que respeitam as bikes no trânsito, então esteja preparado para esse tipo de situação também.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Dicas importantes para quem vai começar a andar de Bicicleta / Bike

  1. Um tempo atrás, quando eu ainda estava na segunda série do ensino fundamental, um agente de trânsito foi apresentar as regras de trânsito e dar dicas de segurança, e disse que o cliclista deve ficar na via contrária aos veículos, para facilitar a visualização, mas agora analisando isso, não tem lógica, pois se tu não ver o veículo ou vice versa, o impacto vai ser muita mais rápido e com força maior, pois o tempo de freada, ou desvio é extremamente curto.

    Baita site, e ótimas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.