25nov

Entenda o que é e como funciona a Dieta Low Carb

O que é e como funciona a dieta Low Carb

Se você ainda não sabe como funciona a dieta low carb, leia este post e descubra se ela também serve para você!

Nos anos 2000, a dieta low carb invadiu o universo do emagrecimento com a proposta de alimentação focada na eliminação temporária e posteriormente parcial de carboidrato, em contrapartida o aumento de proteínas.

Desde então, opiniões favoráveis e contrárias ao método ainda não chegaram a um consenso.

Os defensores de dietas rápidas e milagrosas apostam muitas fichas na low carb, enquanto que muito cientistas defendem a não prática, principalmente pela baixa de ingestão de carboidratos, ressalva da dieta.

Famosos como Adriana Lima, Christina Aguilera, Bill Clinton, Jennifer Lopez, entre outros, seguiram e aprovaram o sistema de alimentação low carb.

Um ponto de discussão da dieta low carb refere-se a perda de massa magra, que poderia ser grande, já que a proposta alimentar é reduzir em muito os carboidratos, o que faria o organismo recorrer a gliconeogênese (consumir aminoácidos em estoque para suprir as taxas de glicose usuais).

O que de fato tem um fundo de verdade. Por isso, o consumo de proteína deve ser adequado, conforme o organismo, para suprir o percentual dos carboidratos retirados.

No entanto, também não devemos optar por só comer carne, é preciso ajustes, e isso você saberá lendo este post.

A proposta deste artigo é explicar como funciona a dieta low carb, como fazer, quais alimentos são permitidos, os moderados e quais são excluídos.

Lembramos ainda que não é nosso propósito induzir a prática, mas sim desmistificar o tema. Boa leitura!

 

Com funciona a dieta Low Carb

 

Reduzir carboidratos no dia a dia, diminuindo a fração normal de 50% ao dia para bem menos de 40%, influenciando assim para o emagrecimento acelerado, é um dos desafios da dieta low.

A quantia de carboidratos que então passa a ser ingerida será menor, mas, mesmo assim deve ser controlada para que permaneça apenas os macronutrientes com baixo índice glicêmico.

Como funciona a dieta Low CarbQuando falamos em extinguir carboidratos na dieta low carb nos referimos aos alimentos a base de farinha, batata, arroz, algumas frutas, legumes…

Calma… você não vai passar fome, até porque há dois grandes princípios muito interessantes nessa dieta:

  1. Você vai consumir comida de verdade, nada de enlatados, processados, etc;
  2. Você vai comer até se sentir satisfeito, sempre seguindo a lista de alimentos permitidos.

Para a ciência, a promessa emagrecedora da dieta está na ingestão controlada de amido e açúcares favorecendo a queima calórica e estabilidade da insulina, consequentemente menos fome.

 

Como funciona a Dieta Low Carb para o Emagrecimento

 

Você já ouviu falar do glucagon?

Produzido pelo pâncreas, o glucagon é um hormônio relacionado as células alfas, que tem como principal função aumentar a glicose.

Quando consumismo alimentos com baixo índice glicêmico, ou com mais fibras e proteína, esse hormônio entra em ação e acaba auxiliando na queima de gorduras acumuladas.

Contrariamente quando a dieta é rica em carboidratos, que exige que o pâncreas produza grande quantidade de insulina, inibindo o glucagon e assim acumulando gordura.

 

Porque é importante você entender esses mecanismos?

Porque a dieta low carb tem na sua proposta a grande quantidade de proteínas favorecendo a liberação do glucagon.

Há ainda outro detalhe importante: Mesmo reduzindo o percentual pequeno de carboidratos, a dieta já demostra como será possível emagrecer.

Outra situação que causa muitas dúvidas sobre essa dieta, é o consumo de gordura natural.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Geneticamente estamos adaptados ao consumo de gordura provinda de fontes naturais (carne, óleos vegetais e outros).

Mesmo quando o consumo desses alimentos é frequente, a dieta low carb pode ajudar no processo de liberação dos acúmulos. Isso se deve ao aumento de glucacon no organismo proporcionado pela dieta.

Os resultados podem ser ainda mais interessantes quando a dieta é conciliada a hábito alimentar que apresente níveis baixos de gorduras naturais.

 

Dieta Low Carb para o Ganho de Massa

 

O seu objetivo é ganhar massa?

Sim, a dieta low carb também pode ajudar nessa questão.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dieta focada no baixo consumo de carboidratos também pode ser utilizada para ganhar massa magra.

Isso é possível devido à grande densidade de nutrientes (que as proteínas oferecem) que auxiliam nesse processo. Vale a pena ressaltar que essa técnica é ótima para as pessoas que estão em seu peso ideal.

Leia também:

Receita de Omelete de Forno Low Carb

Receita de Beijinho de Coco Low Carb

Receita de Mousse de Chocolate Low Carb

Ou seja, caso ainda precise perder peso, você pode utilizar a dieta low carb com o foco em emagracer. Posteriormente, também pode aplica-la com o intuito de ganhar massa.

 

Isso é o que a torna muito versátil e interessante, concorda?

As dicas para obter resultados ainda melhores são:

  • Nunca deixe de seguir o planejamento proposto. Por isso, é importante entender como funciona a dieta low carp.
  • Dê enfâse a qualidade dos alimentos que consome.
  • Opte por alimentos que apresentem grande densidade de nutrientes.

 

Com funciona a dieta low carb: lista de alimentos permitidos e proibidos

Para que sua dieta tenha sucesso, você precisará selecionar muito bem os alimentos que irá consumir. Dentre os permitidos, estão:

  • Legumes e verduras: nesse grupo não existe muita restrição e, por isso, você tem excelentes opções de alimentos. Alguns deles são berinjela, espinafre, couve-flor, abobrinha e pepino.
  • Frutas: por serem ricas em nutrientes, as frutas são ótimas para essa dieta. Contudo, sempre opte por ameixe, pitanga, morango, limão, acerola, abacate, melão, coco ou pêssego.
  • Proteínas: procure se alimentar com queijo branco, aves sem pele, carnes magras como patinho e alcatra, leite desnatado e peixes.

Em relação aos alimentos proibidos, evite sempre que possível consumir frango com pele, cupim, picanha tanto gorda quanto magra, feijão, grão de bico, letilha, arroz integral, pão integral e massas.

 

Como funciona a dieta low carb e quais seus benefícios

Após ter entendido como funciona a dieta low carb tanto para perder peso como para ganhar massa, você deve estar se perguntando quais são outros benefícios da dieta. Por isso, confira:

  • O ajudará a manter-se saciado por mais tempo.
  • Por meio das técnicas da dieta low carb conseguirá intensificar a perda de peso.
  • A estratégia é excelente para a redução de gordura na região do abdômen.
  • Mantém o nível de triglicérides baixo.
  • Ajuda a melhor a concentração de colestorol bom no sangue.
  • Contribui para o aumento de insulina no sangue.
  • Favore a diminuição da pressão arterial.
  • Diminui o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema cardiáco.

 

Conclusão

Conforme visto, deve ter ficado surpreso com os resultados que podem ser obtidos por meio dessa dieta.

Realmente essa estratégia de alimentação pode ajudar a perder os quilos extras indesejadas de maneira saudável.

E cabe lembrar que mesmo tendo entendido como funciona a dieta low carb, sempre consulte o nutricionista para definir os critérios bons para o seu perfil.

Existe uma infinidade de receitas deliciosas doces e salgadas para seguir a proposta low carb, inclusive nos temos um post que fala sobre elas, é só clicar aqui!

Experimente a dieta Low Carb e compartilhe conosco sua opinião, adoramos comentários!

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.