08maio

Corrida e seus Benefícios, conheça alguns deles!

Corrida e seus BenefíciosA busca pelo corpo bem definido, sem a indesejável barriga e gordura é cada vez mais comum. E a prática da corrida é uma das melhores atividades físicas para uma vida saudável e para perder gordura.

Para emagrecer com saúde, a corrida é muito eficiente, pois o metabolismo é aumentado, e a consequência é o organismo ficar acelerado por um tempo posterior ao exercício. Logo, a queima da gordura acontece não somente durante a atividade; a dica é priorizar a regularidade, e não o tanto de horas, num dia apenas.

Para a gordura abdominal que é considerada a mais difícil para gastar, há técnica particular com programa de corrida com variação de intensidade pelo treino, sem exagerar, pois há risco de lesão.

Quando há picos durante a prática, o corpo queima energia até de fontes bem difíceis, e também da gordura da barriga. Com a mudança de intensidade é preciso alterar entre a corrida e a caminhada; um exemplo é a corrida por 2 minutos, e então caminhada por 5 minutos.

A atividade é recomendada para qualquer pessoa, mas a intensidade do esforço tem que ser de acordo com a capacidade funcional. As pessoas que já são adeptas da caminhada e com bom condicionamento físico, não passam por maiores dificuldades com a corrida. Isso porque o esforço para manter idêntica freqüência cardíaca faz o passo acelerar.

E a recomendação é passar por exames antes do início, assim é possível detectar limitação física ou doença que limite à corrida. A atenção deve ser para o condicionamento físico do indivíduo e estado nutricional, com acompanhamento do profissional.

São muitos benefícios com a corrida incorporada à rotina, como redução do peso corporal e de risco para infarto, também diminuição da variação da pressão arterial no repouso, e menos estresse.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Com a corrida há melhoras no nível do colesterol, também para o rim com menos substâncias tóxicas, ainda na qualidade do sono, na auto-estima. Há aumento da massa muscular e capacidade cardiorrespiratória, também o condicionamento físico é elevado, e o funcionamento do metabolismo.

Os benefícios não param por aí, com a corrida é ativada a circulação sanguínea, o estresse é diminuído e há estímulo para composição da massa óssea, com prevenção contra lesões, e também maior sensação de bem-estar.

Anteriormente à corrida são indicados alimentos ricos em carboidratos, e também com índice glicêmico considerado baixo. Dessa forma, esses itens são liberados pela corrida, sem a queda da glicose pelo sangue.

Para evitar a sensação da fome nesse exercício, uma opção é comer alguma fruta, 15 minutos anteriormente, como a maçã, mamão e banana. E nesse momento, os alimentos difíceis para digerir devem ser eliminados.

Em relação às roupas, as ideais são com tecidos com conforto e leves, e o tênis próprio para corrida, é claro. Pela corrida, a freqüência cardíaca tem que estar entre 60% e 75% da frequência considerada máxima, em torno de 220 menos a idade. Dessa forma são evitadas as dores musculares e de articulação, quando finalizado o treino.

E o início dessa atividade é composto por caminhadas moderadas, e com ritmo elevado de passadas com o tempo. Depois, a corrida deve ser em minutos, com retorno para ritmo da caminhada. O descanso por um minuto é indicado, com repetição do processo e aceleração.

A duração da corrida é influenciada pela capacidade do corredor, sem exageros. O período ideal é em sessão com duração de 30 a 45 minutos, com regularidade por 3 a 4 vezes semanalmente.

Um fator importante é a respiração. Pois quando há aumento da intensidade na corrida, a quantidade de oxigênio inspirado é elevada. E com o desenvolvimento do condicionamento físico, a respiração vai se tornando mais facilitada.

 O método indicado para respirar é com a inspiração duas vezes pelo nariz, e o ar deve ser solto três vezes com a boca, combinando com o ritmo da passada. E depois do exercício, o alongamento é fundamental, contra as lesões. Também é indicada hidratação e a refeição leve com nutrientes que foram liberados.

Para os interessados nessa excelente modalidade de atividade física, o ideal é já praticar algum exercício físico, sendo a caminhada uma opção. E a consulta com profissional, com a análise da condição cardíaca, é essencial para o iniciante.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.