14set

CrossFit é a mais eficiente ou melhor do que outras modalidades?

crossfit-e-outras-modalidadesÉ muito comum presenciar uma discussão entre adeptos de uma modalidade x tentando provar que a mesma é a mais eficiente ou melhor do que outra modalidade Y. As discussões entre praticantes de diferentes modalidades muitas vezes se mostra infrutífera, pois acaba envolvendo mais paixões do que análises objetivas; mais defesas de posições do que compreensão da outra parte.

Para tentar acalmar os ânimos, vou trazer dados de uma pesquisa conduzida por James Fisher, Adele Sales, Luke Carlson e James Steele – que estará no Brasil esse mês, em Belém (PA) e Vitória (ES) – em um estudo cujo objetivo foi avaliar motivadores intrínsecos e extrínsecos dos praticantes de CrossFit, aulas coletivas, praticantes individuais e alunos de personal trainers.

Os resultados sugeriram que a participação no Crossfit envolve uma grande ênfase em conexões interpessoais, com adoção de comportamentos do grupo e reinvenção da sua própria identidade. Outro ponto interessante é que os participantes de CrossFit e atividades coletivas tinham os maiores pontos de reconhecimento social e competitividade, além de relatarem maiores valores para diversão e desafio. Já quem procurava um personal trainer era mais preocupado com saúde, seja para melhorá-la, seja para prevenir riscos. Outros fatores que foram mais relevantes para os alunos com personal trainers foram controle de peso e aparência.

Por outro lado, ambos alunos de personal trainer e crossfitters tiveram valores altos para ganhos de força e resistência. Isso é interessante, pois indica que para o crossfiter a performance está acima da aparência, mas relacionada à competividade e superação. Já para o aluno de personal trainer a performance está relacionada a aspectos de saúde, como a funcionalidade e qualidade de vida.

Enfim, espero que isso apazigue um pouco os ânimos entre os praticantes de cada modalidade, e que todos entendam que cada atividade tem suas características, benefícios e riscos, e, portanto, atraem pessoas com diferentes perspectivas de custo benefício. Deixando claro aqui que eu não estou rotulando pessoas e sim trazendo dados objetivos para que entendam as escolhas do próximo e, talvez, as suas!

 

Seja com o Crossfit ou qualquer outra modalidade, o que importa é você estar bem e em dia com sua saúde!

 

Referências Bibliográficas:

Fisher J, Sales A, Carlson L, Steele J. A comparison of the motivational factors between CrossFit participants and other resistance exercise modalities: a pilot study. J Sports Med Phys Fitness. 2016 May 11. [Epub ahead of print]

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “CrossFit é a mais eficiente ou melhor do que outras modalidades?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *