21jun

Supere seus limites com CROSSFIT


crossfitJá percebeu que a melhor maneira de estar “pronto para o verão”  é realmente estar com um bom nível de condicionamento físico?

Pensando em proporcionar um excelente nível de condicionamento físico para os seus praticantes, foi desenvolvido o CrossFit.Inc, que é um programa de aptidão física elaborado por Greg Glassman. O Programa CrossFit é praticado em mais de 4.400 academias filiadas (a maioria está localizada nos EUA e no Canadá), e é praticado por bombeiros, agências policiais e organizações militares, incluindo as Forças Canadenses, a SWAT e os Mariners. Além disso, existem muitas academias e instrutores que usam exercícios de estilo CrossFit em seus treinamentos, mas não são oficialmente afiliados. Portanto, você também pode praticar!

 

A preparação física do Crossfit engloba três conceitos

 

O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas:

  • resistência cardiorrespiratória é
  • resistência muscular
  • força
  • potência
  • flexibilidade
  • velocidade
  • coordenação
  • agilidade
  • equilíbrio
  • precisão

Quanto mais competente em cada uma delas, melhor é seu condicionamento físico. Para isso, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolva cada uma dessas aptidões físicas.

O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, com o objetivo de poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Seguindo essa ideia, o modelo de treinamento é baseado em movimentos funcionais e constantemente variados, pois a repetição de padrão de treinamento, tipo de exercício e padrão de movimento, leva o indivíduo a se adaptar, o que vai totalmente contra a ideia do “ready state” – estar preparado para qualquer evento a qualquer momento da sua vida diária.

Os movimentos são combinados com corrida, remo, pular corda, levantamento de peso, escalada, carregamento de objetos, halteres, kettlebells, bolas medicinais e muitos outros exercícios com o peso corporal.  A intensidade é essencial para obter resultados e é mensurável com trabalho/tempo. A intensidade do treino é muito alta e o tempo é mais curto.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que provém energia para qualquer tipo de ação física. Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento executado em cada um dos três sistemas de energia, buscando o melhor efeito possível do equilíbrio entre elas.

A preparação física da CrossFit busca sempre desenvolver a mais ampla adaptação possível, sem se focar em apenas um aspecto da aptidão física, como por exemplo, a prática incessante de corridas de longa distância.

Independente da sua idade, condicionamento ou experiência, o tipo de treinamento é o mesmo, tanto para idosos com problemas de coração quanto para lutadores profissionais. A carga e a intensidade é que são adaptadas, mas o programa não muda.

A consequência desse treinamento todo é SAÚDE! Ao treinar para aprimorar o seu condicionamento físico, consequentemente está treinando para melhorar sua saúde e seu shape.

A CrossFit têm um slogan legal e bem geral: nossa especialidade é não sermos especializados. Sobrevivência, combate, muitos esportes e a vida, dependem desse tipo de condicionamento e em geral, segrega os especialistas. Então, devemos treinar para sermos o melhor possível nos mais variados tipos de proezas físicas, ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões físicas, como a força ou a resistência.

Você é preparado para  pedalar, correr, nadar e remar em curta, média ou longa duração, o que garante que você trabalhe em todas as vias metabólicas. Com uma boa alimentação e um bom programa de resultados, seu sucesso está garantido!

 

Exercícios comuns no CrossFit

 

Salto na caixa: A partir de uma posição de pé, saltar com os dois pés em cima de uma caixa/step e estender totalmente as pernas antes de voltar para o chão.

Burpee: A partir de uma posição de pé, queda em posição de flexão de braço e fazer uma flexão. Puxa as pernas para frente. Retornar para a posição de pé com um pequeno salto.

Pular corda: A variação mais comum em CrossFit no qual a corda deve fazer duas voltas por cada salto.

Joelhos a cotovelos: Pendurado em uma barra, a partir de uma posição estendida, levanta os joelhos até que eles façam contato com os cotovelos.

Pull-up: A partir de uma posição de suspensão com os braços esticados, puxa para cima até que o queixo fique sobre a barra. As variações incluem:

  • Estrita, em que não é permitido balançar;
  • Kipping, em que o impulso é usado para ajudar a completar o movimento;
  • Ponderada, em que um peso extra é pendurado;
  • Peito a barra, em que o ponto final do movimento é mais elevado e o tórax faz contato com a barra, e as pernas são usadas para ajudar a dar um impulso para cima;
  • Assistida, na qual uma banda elástica permite que o movimento seja completado com menos do que o peso corporal total.

Escalada na corda: Começando a partir do solo, sobe em uma corda e toca num ponto, a uma altura designada. Variações incluem nenhum pé e L-sentar, em que os pés são mantidos acima do nível do quadril, durante a subida.

 

Abaixo temos um vídeo demonstrando um treino CrossFit, confira!

 

 

  Espero que tenham gostado, um grande abraço e até o próximo Post!!

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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33 comentários em “Supere seus limites com CROSSFIT

  1. Sou professor EF e instrutor de Pilates, gostei muito do que li sobre crossfit….onde posso encontrar mais informações sobre o assunto….?

    Obrigado..

    Gustavo Bento
    Porto Alegre/RS

    1. Olá, Gustavo. Há poucas informações sobre crossfit na internet. Foi difícil achar… Joga a palavra crossfit no Google que aparecerá alguns links, geralmente americanos. Abraço.

  2. Pô eu sou atleta da categoria de base do Paraná Clube e agente passou a fasser o crossfit, o condicionamento fisco de todos os atletas do sub-15 subiu de mais! O Crossfit é muito bom mesmo!

  3. Sou fâ de carteirinha da modalidade Cross Fit, tenho me idenficado muito com esse esporte…prático em parque público, nunca fui em uma academia credenciada…nosso grupo esta super ativos e aptos aos exercicios do cross….dificilmente deixarei de práticar, aos 44 anos me sinto uma muleque de 20 anos rsrsr

  4. Ola,sou professor de Ed. fisica to pesquisando sobre o crossfit,pois pretendo montar um Box de Crossfit em minha cidade.
    Achei o artigo super interessante e explicativo,gostaria de mais informacoes.
    Desde de ja agradeco.

    1. Olá, Wilton!
      Para montar um box você precisa de um lugar bem amplo.
      Esses sites podem ajudá-lo crossfitbrasil.com.br ou crossfit.com
      Abraço.

    1. Olá Alessandra, é muito bacana ler um comentário como esse! Pode ter certeza que tal comentário nos incentiva a buscar o melhor para vocês!
      Muito obrigado por estar com o DT!
      Um grande abraço e boas leituras!

  5. Oi Renata…. hoje não tenho como fazer academia e também não me sinto bem com todo mundo olhando o que você faz ou deixa de fazer ou quantos quilos você aguenta levantar, queria saber se você acha possível conseguir algum resultado treinando em casa e quais alternativas posso usar sem aparelhos. Obrigada! <3

    1. Olá, Adriana!
      Claro que é possível conseguir resultado treinando em casa!
      Você pode fazer abdominais, flexão de braço (há inúmeras variações), agachamentos, passadas, burpee, corrida estacionária, polichinelos, etc.
      Use a criatividade e procure alguns exemplos aqui na web, tenho certeza que você encontrará várias ideias. O importante é se mexer!
      Abraço.

  6. Olá, muito legal essa modalidade. Na minha cidade não tem academias com CrossFit, gostaria de saber se existe algum jeito de adaptar pra fazer em casa.
    Obrigada!

    1. Olá, Bruna!
      Conforme os exemplos no texto, tem como você fazer em casa sim, se houver um espaço adequado. Ou então fazer em alguma praça, parque, praia…
      O importante é fazer, experimentar. Tenho certeza que você vai gostar!
      Abraço.

  7. Olá Renata, tudo bem?
    Você atualmente pratica Crossfit? Visto que a modalidade tem ficado cada vez mais conhecida no Brasil?
    Caso positivo, pensa em competir?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho.
    =)

    1. Olá Pris.
      Pratico, às vezes, sem uma rotina específica, pois faço o treino sozinha mesmo.
      Até já pensei em entrar para um grupo, mas moro longe do centro de treinamento.
      Obrigada pelo reconhecimento.
      Abraço.

  8. Olá, fraturei a perna em um acidente, quebrando tibia e fibola em tres lugares, e patela esposta, á um ano atras, tenho medo de fazer crossfit e me machucar, alguém tem alguma dica?

    1. Olá, Elber!
      Consulta um ortopedista para realizar uma avaliação mais detalhada e saber se você está completamente recuperado para treinar essa modalidade.
      Ou então começa fazendo um fortalecimento muscular primeiro na musculação.
      Abraço.

  9. Renata, faço crosfitt desde fevereiro e estou perdidamente apaixonada. Meus Coah são fantásticos, mas sobre alimentação tenho penado um pouco. Algo a sugerir…

    Beijos e parabéns pela matéria!

    1. Olá, Sandra! Desculpa não respondê-la antes, mas só vi sua pergunta agora.
      Consulta um nutricionista, é mais interessante se você tem muitas dúvidas.
      Mas se a sua dificuldade é a disciplina e o autocontrole, procura um acompanhamento comportamental.
      Abraço.

  10. Olá Renata, tenho inflamação da DISCOPATIA L4,L5 e S1.
    Faço academia de musculação dois anos, superei em 6 meses que não tenho sentir dor mais em lombar, Então tenho medo de entra CROSSFIT p crise inflamação..
    O que posso fazer?

    1. Olá, Gladison! Você até pode treinar crossfit se tiver um acompanhamento profissional qualificado, pois alguns exercícios você não poderá fazer.
      Talvez seja mais interessante você continuar somente com a musculação mesmo, já que você está obtendo resultados positivos.
      Abraço.

    1. Olá, Vanessa!
      Sim. Cada um faz conforme a sua capacidade física. Acredito que somente quem tem algum problema de saúde, teria alguma restrição ou alguma orientação especial.
      Abraço.

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