07 ago

Cutting na Musculação: O que é o Cutting, como funciona e como fazer?

Cutting na Musculação O que é o Bulking, como funciona e como fazer

Como falamos aqui no site, quem está em busca de um corpo com volume porém definido, pode se deparar com dois termos bem comuns nas academias: o Bulking e o Cutting. Ambos fazem parte de um mesmo processo, porém, são etapas diferentes dele.

Embora seja possível conseguir resultados de inúmeras formas, os dois são bastante importantes e costumam valer a pena para iniciantes que querem dar um passo a mais rumo ao corpo ideal.

Por esse motivo, vamos falar especificamente da etapa de Cutting. Se você ainda não leu sobre Bulking, clique aqui e veja nosso artigo especial sobre ele.

Vamos trazer informações importantes e objetivas sobre esse processo tão comum e tão importante no ganho de massa magra e de músculos. Você vai entender o que é o Cutting, como ele funciona na prática e como você pode começar a praticar sem causar problemas para a sua saúde. Confira!

 

O que é o cutting? Qual a tradução?

 

Cutting na sua tradução literal, significa “cortar”. Embora de início não faça muito sentido a palavra em si, ela é bastante significativa. Se no processo de Bulking o atleta ganha massa e gordura ao mesmo tempo, come mais do que o corpo pode gastar em uma dieta hipercalórica, no cutting o processo é totalmente inverno.

Esse é o momento de “cortar” as gorduras extras adquiridas anteriormente e ficar só com o que interessa: a massa magra. De forma simples e resumida, esse é cutting e seu principal intuito na dieta.

Diferente da etapa anterior, onde comer a mais era obrigação, agora é hora de cautela e abrir mão de carboidratos simples e outros alimentos proibidos nessa fase – falaremos disso mais abaixo. O que é importante saber de início é que o cutting nada mais é do que o momento de queimar o excesso de gordura e finalmente definir o corpo como você sempre desejou.

 

Como funciona o Cutting?

 

Como explicamos, o procedimento tem como principal objetivo cortar as gorduras extras que foram acumuladas no momento do bulking. Obviamente, isso irá exigir mais do que apenas comer menos calorias do que se gasta – o processo é mais complexo do que parece.

O cutting exige uma dieta muito bem regulada, com foco em proteínas e baixo teor de carboidratos, especialmente os simples. Dessa forma, podemos dizer que o processo é bastante preciso e exige muito do atleta para que realmente funciona.

Bulking na MusculaçãoDo lado esquerdo atleta em fase de Bulking, ao lado direito em fase de Cutting.

 

Há quem possa dizer que o cutting não tolera deslizes. Esse é o momento de evitar ao máximo qualquer tipo de industrializados, álcool e comida processada ou gordurosa.

Além de todos esses pontos, esse também é o momento de comer menos do que se gasta, obviamente – tornando o déficit calórico possível. Há diversas maneiras de fazer isso sem precisar contar calorias de fato e apenas seguindo um cronograma de alimentação prescrito por um profissional de nutrição que conheça o seu processo como um todo.

Vale a pena lembrar que o cutting deve ser um processo realizado após o bulking, que é o processo de ganho de peso e aumento do consumo de calorias de forma regrada e sempre pensando na dieta de forma saudável. O bulking jamais deve ser realizado de maneira desregrada ou com consumo de gorduras e industrializados.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

É importante lembrar desse fato para que o seu cutting seja mais simples e efetivo – o que seria difícil se o processo anterior for problemático.

 

O que é cutting na academia?

 

Além da questão relacionada à alimentação, o cutting deve ser lembrado também como um processo que envolve a musculação e o exercício físico intenso. Por isso, é válido saber que o cutting e o bulking devem sempre estar aliados ao treino de cada atleta – sem essa preocupação, eles são altamente ineficientes.

Embora a maioria das pessoas que pratica o cutting saiba dessa informação, é comum que haja um certo desleixo com a musculação durante esse período, onde a alimentação é mais restrita.

Leia também:

Como o ZMA ajuda a ganhar Massa Muscular?

É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

Quais os melhores suplementos para Ganhar Massa Muscular?

Por isso, um ponto importante que deve ser pensado é na qualidade dos alimentos ingeridos: eles devem ser analisados de forma com que o seu corpo fique preparado para a alta intensidade que os exercícios vão exigir.

 

Cutting e a Hipertrofia – Ele é fundamental para gerar resultados?

 

Uma dúvida frequente entre os praticantes de atividade física é se o cutting deve ser uma obrigação para que os resultados apareçam. Na realidade, há inúmeras maneiras de gerar hipertrofia e o cutting é apenas uma delas.

Porém, devemos falar que essa é uma tática excelente para que haja a construção de massa muscular e de músculos – e é comum que os nutricionistas e os educadores físicos indiquem a prática como uma maneira eficiente e saudável de chegar ao objetivo final.

 

Como fazer o Cutting?

 

Agora que explicamos seus principais objetivos, é o momento de trazermos um resumo de como você pode começar seu processo de cutting. Vale a pena anotar algumas dicas:

1. Jamais comece uma mudança brusca na sua dieta sem o auxílio de um nutricionista. Esse profissional será responsável por toda a sua alimentação durante do bulking e do cutting. Como na etapa final há menos ingestão de calorias, é importante que a dieta seja saudável para que corpo não se esgote com a atividade física intensa.

2. Evite ao máximo o consumo de carboidratos simples. O período de cutting deve ser voltado para o consumo de proteínas e carboidratos mais complexos. É importante também evitar ao máximo alimentos industrializados, de refrigerantes e de álcool – todos eles devem ficar de fora da sua dieta.

3. Procure fazer refeições menores e não comer muito em um único momento. Vale a pena passar a se preocupar com o consumo de calorias, mas o principal é diminuir a quantidade sem perder a qualidade. Apenas comer menos calorias não será o suficiente para ter resultados.

 

Para finalizar…

O Cutting é uma excelente alternativa para quem está em busca de um corpo rasgado. Como sempre falamos, não esqueça de procurar ajuda de um profissional para ter os melhores resultados.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.