29out

Entenda como funciona a DIETA CETOGÊNICA

dieta cetogênicaA dieta cetogênica consiste, basicamente, em se eliminar todos os tipos de carboidratos ingeridos. O nosso corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em aproximadamente três dias o nosso organismo entra em cetose. A cetose é o processo através do qual o corpo passa a usar a gordura (e não mais os carboidratos) como fonte primária de energia.

Por mais estranho que possa parecer, você vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo: “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.

BI 01BI 01

Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela será consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo e o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais os picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo. O resultado desse conjunto de acontecimentos será o seu emagrecimento.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do “modo carboidrato” para o “modo gordura”, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Isso acontece por que estamos alterando a maneira como o organismo trabalha.

O corpo leva aproximadamente três dias para entrar, ou sair, da cetose. Sendo assim, tudo o que é preciso fazer é manter um ciclo de cinco dias comendo proteína, gordura e fibra, mantendo os carboidratos em índices baixíssimos, entre 20 e 40 gramas por dia – e depois alternar para um ciclo de dois dias comendo proteína, fibra, muito carboidrato e pouca gordura. Fazendo isso, você acumulará um estoque de carboidratos para os exercícios da semana.

Quando falamos em consumir muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarrão integral, frutas etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardápio, principalmente se o objetivo é perder muito peso.

A dieta cetogênica permite manter uma lógica muito boa de cortar os carboidratos durante os dias úteis e comê-los, nos finais de semana. Uma dica interessante: nas duas primeiras semanas, o ideal é não fazer o ciclo de alto consumo de carboidratos, mantendo o primeiro final de semana apenas com proteína, gordura e fibra.

Importante:

“Procure sempre a orientação de um Nutricionista especializado antes de começar uma dieta cetogênica ou qualquer outro programa alimentar”

 

Abraço e até a próxima!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

8 comentários em “Entenda como funciona a DIETA CETOGÊNICA

  1. Informação nunca é demais! Não conhecia essa dieta e posso dizer que achei muito interessante! Penso que essa não seja uma dieta simples e indicada para qualquer pessoa, acredito que seja necessária uma boa avalição de um (a) Nutricionista Esportivo. Vou questionar a minha nutricionista sobre tal!

    Abraço!

  2. Esse resumo provavelmente veio da Dieta Metabólica, que é mais indicada para quem pratica atividades físicas. Eu faço e realmente dá resultado, mas tudo também depende do déficit calórico consumido. É uma dieta usada tanto em cut como em bulk, tudo vai depender da divisão dos macronutrientes e da quantidade calórica ingerida. Recomendo!

    1. É isso ai Fátima, sempre que for iniciar uma nova rotina de Treino ou uma nova Dieta o ideal é consultar os respectivos profissionais da área. Pois cada um possuem suas particularidades sendo assim o que pode ser bom para um determinado individuo pode não ser bom para você. Converse com seu Nutricionista e comente o resultado, assim você acaba ajudando futuros leitores!
      Abraço e bons Treinos!

  3. Tudo muito interessante e legal, porém como fica a saúde e o hálito das pessoas adeptas a este tipo de dieta? Pois a formação de corpos cetônicos no nosso corpo não é nada saudável. Devemos aliar uma dieta equilibrada entre os macronutrientes, pois nosso corpo sempre lutará para a homeostase ( equilíbrio ).Nunca se esqueça da saúde pois ela sim é importante.

    1. Não é à toa que o corpo converte uma determinada quantidade de aminoácidos em glicose.
      O foco é quase zerar o carboidrato, ninguém morrera por falta do mesmo nas quantidades que essa dieta manda.

      Sou atleta de alta performance e adepto da dieta cetogênica.

      Menos 6 kg em um mês e contando, abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.