22set

Entenda como fazer SUPER SÉRIES! Afinal treinar não se resume somente em Séries de 3×8 ou 3×10…

Super SériesQuem nunca ouviu na academia “aumenta esse peso, isso tá muito leve”, que atire a primeira pedra. Isso acontece porque algumas pessoas quando pensam em musculação imediatamente imaginam barras recheadas de anilhas, zerando as máquinas (como falam os egocentristas), totalizando uma carga (peso total) extremamente alta durante o exercício.

É evidente que se estiver em um ciclo de força, suas cargas serão elevadas, mas sempre respeitando aspectos importantes como o tempo de descanso necessário para a recuperação muscular antes da próxima série, assim como a manutenção da postura ideal e correta execução do movimento.

Mas pelo que observo nas academias, imagino que a maioria dasBST - Whey Protein HTPro II pessoas devem estar num ciclo de força “eterno”. Muitas utilizam cargas exageradas sem ter uma base bem desenvolvida, uma estrutura muscular e articular preparada para suportar todo aquele peso. E o pior, desprezam completamente a técnica e amplitude do movimento, ritmo de execução, além de outros parâmetros de treinamentos com a “justificativa” de que quanto maior for a carga (peso total), maior também será hipertrofia muscular. ISSO É MITO!

Seja por desconhecimento do que realmente é um treinamento na musculação, ou simplesmente para satisfazer o próprio EGO e mostrar para os outros frequentadores o quão são “fortes”, esse costume alimentado pela falta de informação pode prejudicar o resultado dos treinos e a saúde do seu corpo.

Nesse estágio, pode ser que não exista dor, nem mesmo um pequeno incomodo nos músculos, mas com o tempo e com o acumulo de movimentos repetitivos, as consequências desses atos podem aparecer no futuro (próximo ou distante).

Vale lembrar que o objetivo do treinamento na musculação é treinar até o ponto de fadiga muscular momentânea, ou seja, quando você tenta realizar o próximo movimento (fase concêntrica) e literalmente é impedido “fisiologicamente” pelo próprio músculo de continuar com o exercício.

Agora deixo as seguintes perguntas:

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro
  1. Você acredita que depois de 8 repetições seu corpo realmente chegou a fadiga?
  2. Será que seria possível realizar mais algumas repetições?

É para isso que servem as técnicas de intensificação de treinamento, cujo objetivo é realmente alcançar o ponto real de fadiga muscular momentânea. Além disso, alguns métodos conseguem gerar um estímulo metabólico e tensional ao mesmo tempo, uma excelente alternativa para quem busca hipertrofia.

 

Exemplo 1 – Drop-Set

 

Você realizou 7 repetições no agachamento com 20kg. Certamente, se diminuir a carga para 15kg, conseguirá fazer mais algumas repetições (3 a 5), e baixando para 13kg realizará mais algumas (3 a 5). A pergunta é: Quantas vezes deve-se realizar a diminuição da carga? Isso depende do seu estágio de treinamento.

 

Exemplo 2 – 6-20

 

Nesse método você também terá diminuição da carga de treinamento, mas apenas uma vez. Então, novamente você está no seu agachamento com 20kg e fez 6 repetições, fará a diminuição e dessa vez bem grande para conseguir fazer mais 20 repetições, sem descanso.

Prepare-se para sentir, como dizem nas academias, “queimar” e muito. Ai você, que só se preocupa com a carga total, se depara com aquela menina de shape “modelo”, fazendo agachamento com 5kg. Por que será? Porque ela treina de verdade!!!

 

Exemplo 3 – Super Séries

 

As super séries são comportas por dois exercícios sem descanso. São conhecidas como biséries, triséries (três exercícios sem descanso) e as séries gigantes (quatro ou mais exercícios sem descanso). É possível utilizar as SUPER SÉRIES para o mesmo grupos muscular, assim como utilizar para grupos musculares diferentes.

  • Super Série de agonista / antagonista: supino reto + puxada frente aberta;
  • Super Série grupos musculares diferentes: Agachamento + Rosca direta;
  • Super Série para mesmo grupo muscular: crucifixo reto + supino reto.

É evidente que existem outros métodos de intensificação de treinamento, mas acredito que esses 3 exemplos são suficientes para mostrar que o treino na musculação não se resume a 3×8 ou 3×10..

Agora que você conhece a existência de outras formas de treinamento, certamente uma dúvida está pairando na sua cabeça,BST - Whey Protein HTPro II “em que momento posso aplicá-las?”. A utilização dessas técnicas pode acontecer uma vez por semana e em apenas um exercício por grupo muscular, assim como em todas as séries (último exercício) ou até mesmo em todos exercícios de uma série. Tudo isso vai depender do seu estágio de treinamento.

Por isso, é necessário a elaboração de uma periodização considerando a quantidade de semanas de treinamento para cada objetivo (força, hipertrofia, diminuição de gordura corporal). É importante lembrar que é preciso analisar o tempo de descanso entre as séries e exercícios para cada ciclo, o número de dias de treino por dias de descanso, o volume de treinamento total (séries X repetições), assim como uma alimentação adequada para a intensidade e objetivo de cada ciclo de treino.

 

TREINE seu CORPO e NÃO seu EGO!!!

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

15 comentários em “Entenda como fazer SUPER SÉRIES! Afinal treinar não se resume somente em Séries de 3×8 ou 3×10…

  1. Muito bom mesmo, gosto de ler esses termos técnicos, agonista, antagonista, parece xingamento pra quem é leigo, mas que ajuda demais pra quem sabe o que tá fazendo!

  2. Eu sempre treinei desta forma… É o que digo aos meus amigos o músculo tem que ser estressado e não maltratado. Eles sempre se perguntam porque eu sempre consigo crescer com mais definição que eles… Bom para a galera que verem esse post sigam com cautela pesquisem mais . E vocês terão resultados mais positivos e reais sem danificar articulação ou causar qualquer contusão seria. Abraço a todos!

  3. Eu treino pra diminuir a parte de braço e ombro quantas repetições eu tenho que fazer pra diminuir os músculos as vezes chego a treinar três vezes de vinte, será que esta certo?

  4. Muito boa as dicas. Mas para montar boas séries juntando todo esse conhecimento da forma certa só mesmo com ajuda de um personal.
    Pena que isso não é acessível para todos..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.