27fev

Quero Emagrecer, para isso posso fazer Musculação?

musculacao para emagrecerEu não precisaria de um artigo para responder essa pergunta que tem como resposta uma palavra de 4 letras: DEVE. Porém, meu objetivo aqui não é simplesmente opinar, mas lhe esclarecer o motivo e o seu é entender para que também compartilhe desta mesma opinião e possa ajudar mais pessoas com essa posição tendo em mãos argumentos plausíveis.

 

  • Seu objetivo é estético? Não existe melhor modalidade capaz de esculpir físicos bonitos;
  • Seu objetivo é rendimento? A musculação lhe auxiliará tanto no âmbito preventivo (de lesões) quanto no próprio desempenho;
  • Seu objetivo é saúde? Usando a palavra da moda, não há nada mais “funcional” que a própria Musculação.

 

Mas vamos ao foco do artigo, emagrecimento. Emagrecimento nada mais é que o fato de você diminuir a gordura corporal. Por que não o peso? Por que quando se trata de peso, existem outros componentes que também “pesam” na balança, como a massa muscular, por exemplo, e por qual motivo no mundo alguém gostaria de perder massa muscular? Então aqui trato o termo emagrecimento como redução de gordura, pensando que seriam sinônimos num mundo mais bonito.

A conta do emagrecimento é simples, basta gastar mais calorias do que ingere, e aí as pessoas imediatamente pensam em exercícios de caráter aeróbio, mas veja bem, um indivíduo obeso tem um percentual de gordura naturalmente alto, essa gordura ocupa muito volume, seja lá onde ela estiver, ai o ser humano se mata todos os dias na esteira, consumindo sempre menos calorias que as gasta (o que a maioria simplesmente não consegue) e no final do processo (longo, por sinal) ele atinge seu objetivo na balança, lá se foram trocentos quilos, mas a pele resolveu ficar, e então a opção é viver rodeado por pelanca ou partir para um procedimento cirúrgico, correr o risco que toda cirurgia tem e ainda passar a vida com uma cicatriz, e pode ter certeza, no final de tudo, você não se sentirá lindo a usar um biquíni ou uma sunga na praia.

Ah senhor Douglas Guimarães, então você é contra o exercício aeróbio? Não filho, gafanhoto rechonchudo, eu sou totalmente a favor, SE, o mesmo for aliado a seu primo, o exercício ANAERÓBIO, conhecido pelos fãs por MUSCULAÇÃO.

A musculação não lhe permitirá simplesmente diminuir seu peso na balança, mas mudar sua COMPOSIÇÃO CORPORAL. Ela não simplesmente irá lhe tirar de um ponto de obesidade para te levar a ao ponto das pelancas, ela irá transformar uma pessoa acima do peso, em uma pessoa saudável, com bom auto estima e bonita, com ou sem roupas. Claro seu comilão, a musculação associada a atividades aeróbias e também, sem sombra de dúvidas, sem espaço para falhas, à DIETA. Não é o foco do artigo, não sou nutricionista, então não vou me aprofundar neste item, mas saiba que tudo que eu disser aqui, se você seguir fielmente, mas não parar de comer coxinha com calda de chocolate e tomar aquele treco preto cheio de gás e sódio, então meu filho, você vai se esforçar por um ano e no final vai me xingar, dizendo que não mudou nada em sua vida, FOCO na DIETA gafanhoto, FOCO.

Voltando, a musculação será responsável por uma possível hipertrofiar muscular, a qual lhe permitirá em algum momento perceber a forma e algum volume nos seus músculos, ela irá tonificar ou se você preferir, deixar eles “durinhos” e para deixar mais claro ainda, um músculo tonificado é o contrário de um músculo flácido, assim ninguém mais lhe chamará de bunda mole. A musculação associada a atividade aeróbia proporcionará um grande gasto calórico, não somente durante o processo (enquanto você está lá erguendo os pesos ou suando na esteira), mas também durante a recuperação muscular, que necessitará de energia para que se complete. Lembra daquela conta de que você precisa gastar mais calorias do que ingere? Então, olha só!

Na prática, o que devo fazer mestre dos magos? Meu conselho é, se você tem tempo para isso, separe seu dia em 2 momentos, sendo que em um turno você fará musculação e em outro alguma atividade aeróbia, por exemplo, musculação de manhã e esteira pela noite. Se isto é impossível para você, priorize a musculação e logo que terminar o treino, vai para teu exercício aeróbio. Se isto também é impossível e tiver que escolher um só, escolha a musculação, se aliar a uma excelente dieta, talvez demore mais um pouco para você notar as mudanças, mas quando começar a notar, não irá se arrepender.

Lembre-se, se seu treino de musculação for bem dividido e intenso, este não precisa passar de 45 minutos diários, e a parte aeróbia de 30 a 60 minutos, dependendo do seu condicionamento, necessidade e claro, MOTIVAÇÃO. Ainda podendo dividir a parte aeróbia em 2 momentos, porém claro, quem tem tempo para isso hoje em dia, não é? Se tiver, aproveita!

Escrevi meus primeiros artigos neste site quando ainda estava nos primeiros anos da graduação em Educação Física, então não consigo citar um deles agora para lhes dar referência sobre montagem de rotinas ou coisa do tipo, mas se procurarem na minha página de colunistas, irão achar todos. Hoje estou terminando a pós-graduação e resolvi voltar a ter esse contato com quem gosta do que escrevo, então neste ano estarei atualizando com mais frequência os assuntos.

 

Nunca é tarde para ser da forma que você gostaria!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

8 comentários em “Quero Emagrecer, para isso posso fazer Musculação?

  1. Amei… com a sua explicação, consegui “desbloquear” meu cérebro para praticar musculação e emagrecer. Muito obrigada pelas palavras de fácil entendimento.

  2. Olá, parabéns pelo blog, é de grande utilidade e auxílio acho que tanto para quem está iniciando quanto para quem já estar se aprimorando. No meu caso estou iniciando e na verdade minha dúvida nem tem muito haver com esse post, mas como se relaciona a peso e gordura devido fazer aqui mesmo, gostaria de uma ajuda para esclarecer se meu plano está correto, nos últimos meses fiz dieta e fiquei apenas em exercícios aeróbicos, consegui perder 10kg mas em contra partida acho q descuidei da musculação e percebi que perdi massa magra, agora vou iniciar musculação, não quero perder mais volume, talvez um ou dois quilos, mas minha intenção é de transforma a gordura que ainda tenho em massa magra, fiz algumas pesquisas e por algumas dicas montei um plano de suplementação que não fosse ficar tão caro para me auxiliar no ganho de massa magra e usar essa gordura. Li que a Carnitina além do processo de usar a gordura estocada também auxilia no aumento do hormônio do crescimento, montei um plano com ela e mais alguns aminoácidos.

    Aqui vai o meu plano pré e pós treino. No pré treino 700mg de Carnitina e BCAA(800mg Leucina, 265mg Isoleucina, 500mg Valina), no pós treino optei por um blend com P.I.S por conta do preço, enriquecida com 8,5g de Glutamina, 3,6g de Creatina, 3,6g de Albumina, BCAA( próprio da proteína 900mg Leucina,600mg Isoleucina, 600mg Valina).

    Optei pela proteína isolada de soja pelo menor custo e pela riqueza de outros nutrientes como arginina, aspartato, etc, essas quantidades são por porção de 30g, penso em tomar esse blend junto com açúcar mascavo para agir como dextrose e ajudar na absorvição dos aminoácidos. Está correta essa suplementação aliada com a musculação? E se estiver corretor qual a quantidade adequada do açúcar mascavo que devo usar nesse intuito?

    1. Cara, ao fazer uma dieta se não estiver fazendo musculação e fazendo a ingestão correta de proteínas é fácil perder massa muscular junto com a gordura isso é normal.

      Quanto a questão do açúcar mascavo.. Eu particularmente compraria a Dextrose pois você vai investir uma grana com suplementos, a Dextrose é o menor dos males.. se paga coisa de uns 20pila por 1kg..

      Top sua pesquisa, parabéns!

  3. Olá Douglas, quero agradecer pelos conteúdos. Descobri o site fazem 2 dias e estou encantada, e bem mais estimulada. Além de aprender, ainda me divirto com os termos, tipo “gafanhotas”. kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *