15jan

Entenda como funciona a DIETA METABÓLICA!

dieta-metabólicaUtilizei comigo esta dieta na minha etapa de definição e obtive bons resultados, aprovo 100% esta estratégia!

As dietas metabólicas são bem aceitas para pessoas que têm tendência em acumular gorduras. Elas são complicadas, mas na prática, normalmente geram ótimos resultados. O princípio da dieta metabólica vai contra as dietas convencionais e populares, que entopem o indivíduo de carboidrato com recomendações absurdas de 60-70% das calorias totais.

A dieta metabólica coloca a gordura como nutriente principal e desta forma, maximiza o ganho de massa muscular pela estimulação da produção hormonal e proteção da proteína muscular, enquanto limita o acúmulo de gordura subcutânea. Por isso, esta dieta metabólica é baseada em alta ingestão de gorduras e de proteínas e baixa ingestão de carboidratos por cinco dias na semana, além de alta ingestão de carboidratos e média ingestão de gorduras e proteínas por dois dias (fim de semana).

Especificando melhor: 33% de calorias de proteínas, 66% de calorias de gorduras e apenas 1% de carboidratos durante a semana e 20% de calorias de proteínas, 20% de gorduras e 60% de carboidratos nos finais de semana.

Na dieta metabólica, o seu organismo utiliza a gordura corporal como fonte de energia. Já na dieta alta em carboidratos, você utiliza a glicose proveniente destes, sendo que a insulina liberada pelo pâncreas torna toda a glicose não utilizada pelo músculo ou armazenada no fígado, em gordura corporal, deixando o indivíduo facilmente com sobrepeso.

A insulina liberada pela alta ingestão de carboidratos ativa a produção de gordura e diminui a sua queima. O oposto ocorre com a dieta metabólica, que é alta em gordura. Com quantidades limitadas de glicogênio no corpo, você é obrigado a utilizar a gordura como fonte de energia enquanto economiza preciosa proteína muscular. Isso é o que ocorre durante os dias da semana, sendo que nos fins de semana a quantidade de carboidratos aumenta generosamente, para que possa saturar a célula tomada por carboidratos.

Truque similar é utilizado por fisiculturistas uma semana antes da competição, para garantir o máximo de definição e volume muscular. Maratonistas usam também essa estratégia para ter uma supercompensação de energia, antes das maratonas.

Quanto à preocupação pela ingestão de altas quantidades de gorduras saturadas sugeridas na dieta, vale ressaltar que a substituição do carboidrato por gorduras tem pouco efeito, quanto ao aumento dos lipídios e lipoproteínas no sangue. Ainda é recomendado o uso liberal de óleo de oliva, abacate, oleaginosas, peixes de águas profundas e óleo de peixe, como parte das gorduras diárias totais, os quais podem neutralizar qualquer efeito negativo que outras gorduras possam causar ao organismo.

O efeito adverso das gorduras também é reduzido pelo fato de que os lipídios consumidos e a gordura corporal, são utilizados como fonte de energia, não restando no corpo quantidade significativa para causar algum prejuízo.

Claro que sempre recomendamos realizar acompanhamento médico, para verificar os níveis de colesterol e triglicerídeos durante a prática desta estratégia.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “Entenda como funciona a DIETA METABÓLICA!

  1. Olá,

    Estava lendo seus artigos e achei muito bacana a maneira como você descreve bem os metabolismos de ação, as sínteses…
    Achei sua linguagem muito familiar. Logo, leio que é mestre em ciências farmacêuticas, e fiquei muito feliz pois tambám sou farmacêutica e é ótimo poder favoritar um site que agora posso confiar!
    Parabéns querido! Ótimo trabalho!

    1. Olá Rosangela, obrigado por acompanhar o DT!
      Para receber novidades você pode cadastrar seu e-mail em nosso site.. O local para fazer esse cadastro fica na lateral direita do site na opção “Receba novidades em seu E-mail”!
      Cadastre-se lá, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.