10jan

Exercício AERÓBICO deve ser realizado ANTES ou DEPOIS da MUSCULAÇÃO?

exercicio aeróbico antes ou depois da musculacaoAssunto muito discutido nas academias, o exercício aeróbico é sempre colocado quando o quesito é estética e mudança corporal. É certo dizer que o exercício aeróbico faz bem à saúde, melhora a oxigenação dos tecidos, aumenta a expectativa de vida e mais vários outros benefícios. Porém, quando o objetivo é mudar a composição corporal, alguns pontos devem ser observados com cautela.

O exercício aeróbico, se praticado de forma errada,BST - Creatina HTPro II pode fazer com que você perca massa muscular e até fazer você acumular gordura. É isso mesmo! Você “se mata” na esteira, bicicleta, elíptico ou qualquer outro, a fim de exterminar as terríveis gordurinhas e no final a única coisa que consegue é acumular mais gordura. 

Isso acontece porque o exercício em excesso aumenta a produção de cortisol, hormônio catabólico que reduz os níveis de testosterona, colocando sua massa muscular em risco, além de deixar o metabolismo mais lento, provocando o acúmulo de gordura. Simplesmente, seu corpo irá degradar (quebrar) sua massa muscular para usar como fonte de energia, poupando sua gordura. É triste, mas é verdade.

BI 01BI 01

Sendo assim, se o objetivo é a queima de gordura faça o aeróbico DEPOIS da musculação, com duração de 20 a 30 minutos, não mais que isso. Na musculação, o corpo usa principalmente carboidrato como fonte de energia, que estará em níveis mais baixos depois do treino. Dessa maneira, ao iniciar um exercício aeróbico, seu corpo irá metabolizar (queimar) gordura mais rapidamente, sem passar primeiro pelo processo de usar glicogênio (carboidrato estocado nos músculos e fígado) como substrato energético. As reservas de glicogênio devem estar baixas para começar a lipólise (queima de gordura).

 

E se eu fizer o aeróbico antes da musculação?

 

Nesse caso, você perderá essa vantagem, gastará suas reservas de energia (glicogênio) e seu rendimento na musculação irá diminuir.

Em horário diferente da musculação ou em dias emBST - Creatina HTPro II que você não treina com pesos, o aeróbico pode ser feito com maior duração. Para quem quer ganhar massa muscular e adora fazer exercício aeróbico, a recomendação é diminuir esse tipo de treino, ou se for o caso, até abandoná-lo da sua rotina pelo menos por um período.

Não é impossível ganhar músculos ao praticar exercício aeróbico, mas ele naturalmente irá gerar num gasto energético muito maior que deverá ser reposto para se conseguir hipertrofia, fora as calorias a mais que você precisa ingerir para os músculos crescerem.

Outro ponto de grande importância é a dieta. Não adianta treinar de um jeito ou de outro se não tiver um suporte nutricional de acordo com o seu treino e seu objetivo. Uma boa suplementação ajuda bastante, especialmente para preservar sua massa muscular e fazer seu corpo usar mais gordura como substrato energético.  

 

Invista sempre em informação, procure um profissional para te ajudar e aos poucos você alcançará seus objetivos.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

73 comentários em “Exercício AERÓBICO deve ser realizado ANTES ou DEPOIS da MUSCULAÇÃO?

  1. Muito bom o artigo! Sempre tive dúvidas quanto a isso e nenhum profissional havia me esclarecido devidamente. Antes do treino de musculação eu sempre corria moderadamente por 10min na esteira e após o treino uma corrida um pouco mais intensa por 5min ou até 10min. Mas depois desse artigo vou reorganizar o meu treino aeróbico.

    1. Faço exercício na academia do prédio, faço 20 minutos de step e 40 minutos de esteira, tenho perdido peso, controlando com a alimentação, gostaria de saber se treinando dessa forma posso estar perdendo massa muscular, não entendo muito bem sobre perda muscular. Obrigado pela atenção.
      Obs.: Primeiro faço step depois esteira,pode ser nessa sequência.

      1. Dessa forma que você falou nao vai perder massa muscular, mas sempre recomendo a inclusão da musculação nos treinamentos, para garantir a manutenção da massa muscular e nao correr o risco a que você se refere. De qualquer forma você está aumentando o seu gasto calórico, o que vai acarretar em perda de peso. Isso é um princípio básico e você está correta.

    2. Os dois como diz no artigo vc deve primeiro fazer os exercícios de hipertrofia (musculação) depois o aeróbico. Não esqueça que só se queima gordura fazendo o aeróbico antes dos 20 min seu corpo está em ajuste só se entra no aeróbico depois dos 20 min de exercícios!

    3. Os dois minha jovem, a musculação auxilia na queima de gordura visceral, aquela que é mais difícil de ser atingida pelo simples aeróbico, é aquela gordura mais profunda, e com o aeróbico tradicional te ajuda a perder volume nas laterais principalmente, pois a gordura mais recente se deposita nessa parte obliquo do abdomen, então caso sua rotina permita, faça ambos.

  2. Eu tenho muitas duvidas, sou magro e quero muito ganhar massa! Mas o personal da academia me passou exercícios aeróbicos, no inicio pensei que fosse para ganhar um rendimento físico, mas agora acho que não ta dando muito certo agora! Faço nutrição, mas temo esta desperdiçando por conta dos exercícios errados.

    1. Se quer ganhar massa, pode fazer exercícios aeróbicos sem problemas, mas precisa dar mais atenção a musculação, pois ela sim vai te ajudar a alcançar a hipertrofia que você quer. A dieta também é muito importante e deve ser sempre uma aliada de qualquer tipo de exercício, formulada para cada objetivo.

      1. Olá Nilo! Li o artigo todo. Confesso que estava preocupado com a minha suspeita inicial de que o aeróbico após a musculação poderia ser ruim, isso pq ouço muito falar que os peincipais suplementos (como whey) devem ser tomado logo após o treino, que eu entendo mais como sendo mais a musculação pura e simplesmente.

        Como ainda sou iniciante, não estou tomando suplemento algum, mas foi em razão dessa recomendação unânime de se tomar suplementos logo após o treino que eu passei a desconfiar de que fazer aeróbico após a musculação seria ruim.

        Esse artigo me deixou mais aliviado, pelo menos em partes. Isso pq eu tenho feito 15min de esteira antes da musculação (pra pegar no ritmo) e 15 min. Então queria saber se esse método de dividir o tempo antes e após a musculação é benéfico.

        Meu objetivo inicial é perder, gordura, isto é, barriga mesmo (rs). Tenho tentado seguir uma alimentação que possa, dentro do possível, conservar a já pouca massa muscular (rs). Após atingir esse objetivo, daí sim pretendo tomar suplementos e nessa fase talvez eu praticamente abandone a esteira, não só pra não atrapalhar o desenvolvimento muscular mas também paran “tomar suplementos logo após o treino”, como recomendam.

        Desculpe o texto grande e nem sei se vc vai ler devido ao artigo ser antigo, mas gostaria de saber se esse método de dividir o tempo do aeróbico antes e após a musculação é bom. Abraços!

        1. A esteira em tese não vai atrapalhar o seu ganho de massa muscular, desde que feita de maneira correta. Se você por exemplo fizer muito exercício aeróbico antes da musculação seu ganho de massa muscular poderá ser comprometido, mas da maneira que você está fazendo se enquadra em uma maneira segura para se fazer. Não há necessidade de abandonar a esteira no futuro. Pode continuar fazendo, respeitando os limites para nao haver um excesso que pode atrapalhar a musculação.

  3. De acordo com o post para queimar gordura, deve-se fazer o exercício aeróbico depois da musculação.
    E quanto ao aeróbico durante o treino? Faz perder gordura também?
    Agradecida!

    1. Fazer aeróbico junto com o treino de musculação é conhecido como treinamento concorrente e também ajuda no gasto calórico, que vai influenciar diretamente a diminuição do percentual de gordura. Eu, particularmente, prefiro fazer os treinos de forma separada devido as fontes energéticas utilizadas, que podem interferir no resultado. Mas isso é apenas uma variável para se chegar a uma conclusão precisa e todo treino pode ser alterado de diversas formas. De qualquer maneira procure sempre observar sua dieta e procure um profissional que possa te auxiliar nos seus treinamentos. Bons treinos!

  4. Olá, meu caso é ser uma “falsa magra”, com pouca massa muscular, mas gorduras principalmente na região abdominal. O que fazer? Já que os aeróbicos me ajudariam com a gordura, mas poderiam me prejudicar com o ganho de massa.
    Agradeço!

    1. Procure fazer tanto exercícios resistidos (musculação) quando exercícios aeróbicos e fique mais atenta a sua dieta, que também tem uma grande importância com relação a mudança de composição corporal. Não existe um treino ou dieta específicos para diminuir a gordura da região abdominal. Ela será eliminada do corpo inteiro se fizer tudo corretamente. Os exercícios aeróbicos se feitos corretamente não vão atrapalhar o seu ganho de massa, a menos que você os pratique em excesso. Procure um bom educador físico e um nutricionista para te ajudar que os resultados virão, com certeza.

  5. Gostei muito do texto pois estava fazendo após a musculação 40 minutos de esteira sendo que 30 de corrida! Estou na academia a 2 meses pois estou com 52 anos e estava só com 2 por cento de massa muscular e muita gordura abdominal sinto que esta fazendo efeito mais vou marcar uma avaliação obrigado, abraço!!

  6. Gostei muito da dica, e espero que me ajude muito, pois eu achava que o ideal era fazer o exercício aeróbico antes da musculação. Obrigado!

  7. Oi, gostaria de tirar uma dúvida!
    Eu tenho dois horários para me exercitar, de manhã por volta das 9h30 e depois no final da tarde ás 17h30. Escolhi para esse mês fazer de manhã 4km (40min de esteira intercalando entre 2%/4% de inclinação) e no segundo horário faço a musculação intercalando os dias com superior e inferior ambos com abdominal. Está certo eu fazer isso para manter o peso e ganhar massa muscular ou estou me prejudicando?
    Abraço..

    1. Sim, você pode dividir o treino desta maneira sem problemas. Como terá um intervalo bem grande e tempo suficiente de se alimentar até o treino de musculação nao vai atrapalhar o resultado que você quer. Só nao recomendaria fazer a musculação logo após a esteira para o objetivo que você quer. Mas no caso da maneira que você está fazendo está dentro dos parâmetros normais para o seu objetivo.

      1. Eu faço 1h de esteira intercalando com corridas, trote, caminhadas e explosão. Faço em 1 dia e no dia seguinte faço musculação. Está certo?

  8. Me esclarece uma dúvida: O que é melhor? Fazer exercícios de fortalecimento muscular por uma ou duas semanas direto e, só depois, partir para outros tipos de exercícios (como aeróbicos, pliométricos, etc) ou intercalar entre esses tipos de exercício, com foco em um tipo na segunda, outro na quarta e um diferente na sexta, repetindo nas semanas seguintes? PS: Faço artes marciais e quero aperfeiçoar meus treinos.

  9. Olá, minha duvida é o seguinte eu faço 1 hora de aerobico antes do treino e logo após musculação, não tenho tempo pra fazer em periodos diferentes, pesava 110 kg e agora to com 91 kg com 1,85 de altura, será que devo continuar com esse tempo de aerobico ou devo reduzi-lo e dar enfase na musculação? Nesse periodo vim tomando whey hidrolisado para manter a massa muscular.

  10. Hoje em dia é difícil achar um bom profissional na academia, pra orientar até mesmo o básico, vejo muitos profissionais de brincadeiras, e as pessoas ali fazendo o treino errado. Paga pra ter uma finalidade e sai com outra “vários problemas” fico indignada porque pra mim é difícil estou sem serviço mas é sagrado ir para academia. Fico triste de ver que muitos ali não se preocupam com o bem estar dos alunos.

    Quero muito perder 25 quilos mas esta difícil sem a ajuda correta.. Eu estava com 107kg com reeducação alimnetar cheguei aos 86kg, bem claro que fiquei feliz!

  11. Gostaria de saber o tempo ideal para fazer aeróbico sem perder a massa muscular,pois tenho umas gordurinhas localizadas mais são complicadas de perderem e ganho massa muscular facíl mais as gorduras não vão embora.

  12. Caros, tenho como meta emagrecer 10kgs, afinando braços, perdendo gordura, e hipertrofia moderada de pernas. Estou fazendo uso de bcaa, gogi Berry e l-cartina. Malho 4 vezes na semana, faço 10 minutos de aeróbico antes e 30 minutos depois. Malho segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira. Nos membros inferiores faço 3 series de 8, e superiores 3 de 15, e faço dois exercícios de cada grupo todo dia, tenho boa resistência. Não como carboidratos depois das 18hS, porque estou com uma barriga grande e flácida . Estou sem condições financeiras de pagar os profissionais que queria, daí gostaria de saber se vcs tem alguma dica em cima desse método exposto. Ahh, e fim de semana, apesar de saber que o ideal seria só água, não posso tomar ao menos 2 caipiroskas sem açúcar? Com adoçante? Ou duas taças de vinho? Com acompanhamento de umas 100 g de carne de frango. Sempre bebia cerveja, mas parei porque dizem que aumenta a barriga, procede? Obrigada desde já.

  13. Meu objetivo de inicio é perca de peso, pretendo ter um corpo definido. A minha pergunta é, se com esse objetivo posso fazer aeróbico de manha e musculação a tarde (ou vice verça).????

  14. Boa tarde , contratei um personal treine mas acho que ele não sendo profissional não me estimula, passa 30 minutos de esteira antes da musculação e depois não consigo realizar os treinos pois já estou sem forças, vou contratar outro profissional que queira realmente me ajudar.

  15. Gostei do post! Porém continuo com uma dúvida, para aquecer faço 20m de esteira antes de iniciar a musculação. Pelo que eu entendi no texto, eu não deveria fazer isso. Correto?

    1. O aquecimento antes do treino de musculação é importante de nao precisa ser excluído. O que pode ser feito nesse caso é diminuir o tempo que fica na esteira, reduzindo por exemplo para apenas 10 minutos. Depois desse aquecimento geral você pode fazer o aquecimento específico, com o próprio exercício que irá realizar. Vale lembrar também que o aquecimento não necessita de uma intensidade alta, já que a intenção é apenas aumentar a temperatura corporal, e preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade.

  16. Mas depois da musculação, qual o tempo máximo para ingerir whey/carbo/creatina no meu pós? Se eu fizer 20 min de aeróbico depois de malhar, não terei ultrapassado esses 20 min do final da musculação e já teria que ter tomado meus pós? Ou 20 min ainda tá tranquilo?

  17. Tenho uma dúvida, faço aeróbico depois da musculação, 2 vezes na semana em seguida tomo whey.
    Qual seria o correto tomar antes do aeróbico ou depois?
    Eu tomando depois do aeróbico, estou jogando dinheiro fora? Pois me alertaram..

    1. Eu por muito tempo praticava musculação e em seguida boxe que é um exercício aeróbico. Eu fazia a ingestão do Whey após a musculação por dois motivos, primeiro que o corpo já ia absorvendo a proteína que estava precisando e a segunda é que como meu whey tinha um pouco de carbo ele acabava me dando um pouco de energia para fazer o boxe..

  18. Importante salientar que, para perda de gorduras indesejáveis o ganho de massa magra e muito importante nessa fase, porque a maior parte do tempo o corpo estará utilizando a gordoura como substrato energético então quanto mais mais músculos maior a utilização da gordura.

  19. Estou numa luta para perder gordura localizada na barriga..
    Faço Muay thai a 5 meses e perdi 14 kls só com a luta, agora resolvi fazer musculação também para dar uma enrijecida..
    Tem um mês que estou fazendo, pela manha comecei a correr/caminhar tem uma semana…
    Meu dia é assim: manha corrida / caminhada, as 18:00 musculação e ás 19:00 Muay thai…

    1. Por um período fiz Musculação e em seguida o Boxe Chinês, também fiz um dieta rica em proteínas onde no final de 6 meses reduzi 10kg de pura gordura..
      Ao terminar a musculação eu fazia a ingestão de Proteína e um Carbo para eu conseguir continuar no treino do Boxe..
      Esse foi um doe melhores períodos de treino que já fiz…

    1. Por experiência própria, eu praticava Musculação + Aeróbio (boxe) + DIETA.
      Com essa rotina reduzi 10kg.. \o/ Mas não foi fácil hem..
      Faça isso quando você realmente estiver com objetivo traçado e FOCADA.

  20. Olá, faço Muai thay de manha as 7h e musculação as 16h todos os dias. Tenho 1,62, 63kg, meu objetivo é diminuir índice de gordura e aumento muscular (hipertrofia muscular). Tem alguma contraindicação fazer os dois dessa forma?
    Estou pensando em fazer Muai thay à noite e manter musculação as 16h. Que vocês me dizem? Grata.

    1. Fiz por um bom tempo Musculação + Boxe + DIETA, essa combinação me rendeu 10kg a menos de gordura. Consegui manter a massa magra, e até ganhar um pouco, coisa de 1kg..

      Só uma observação, veja bem o horário que você pretende praticar o Muai Thay pois se for muito tarde ele pode tirar um pouco do seu sono!

      Fiz o Thay, um período às 21:30, tive de mudar de horário pois eu conseguia dormir só lá pelas uma ou duas da manhã.. ;)

  21. Meu Deus a 1 ano venho fazendo aeróbico antes da musculação. :(
    Vou mudar meu treino a parir de agora, amei as dicas, li cada pergunta feita e respondidas.
    Me ajudou muito… Obrigada!

  22. Faço musculação mais minha namorada não gosta de fazer, aí vou e treino e tomo o way e dps vou para casa dela e a gente faz funcional, corremos e subimos escadas e mais algumas coisas, isso vai me prejudicar na hipertrofia? Obrigado!

    1. Já fiz algo parecido, onde eu praticava aeróbico após a musculação, no meu caso artes marciais.. Pratiquei por uma média de um ano e meio o treino para luta após a musculação. Após a musculação eu já suplementava com Whey e BCAAs para evitar o catabolismo.

      Na minha época meu objetivo era hipertrofiar e perder gordura ao mesmo tempo.. Foi difícil mas consegui eliminar 10kg de gordura e ganhar 2kg de massa magra. Ai teria de ver qual é seu objetivo.

      Acredito que não seria bacana você fazer seu funcional com subidas e descidas de escadas nos dias em que você treina pernas na Academia. E funcional para parte superior nos dias que você treina os músculos superiores na Academia.. Mas como falei, você tem que ver qual é seu objetivo..

  23. Muito bom saber.. Eu quero apenas ganhar massa muscular e estava fazendo aeróbica antes da musculação. Vou mudar o jeito de treinar agora, obrigado!

  24. Esse site é top, já tirei muitas duvidas por aqui, e quando me deparo com alguma venho aqui absorver mais conhecimento.. Parabéns, muito conhecimento… 👏👏👏👏👏👏

  25. Faço 30 minutos de exercício aeróbico todos os dias, tendo como resultado uma perda de peso, mas a gordura abdominal não diminui de forma alguma.
    Muitos já mim informaram que a musculação seria um grande passo para auxilio na diminuição da gordura abdominal..

  26. Olá, gostaria de saber se fazer exercício aeróbico (no meu caso a esteira) depois da musculação cataboliza? Sendo que eu faço 10 minutos de esteira antes da musculação e 20 minutos depois da musculação.

  27. Olá bom dia! primeiramente quero parabeniza-lo pelo post. Treino de segunda a sexta, sendo que seg/qua/sex. treino membros inferiores e ter/qui superiores no período, ambos a tarde.
    Faço Zumba seg/qua/sex a noite, nos mesmos dias em que meu treino é mais pesado, pois, o meu objetivo é hipertrofia; então minha pergunta é: estou indo para o lado certo?

  28. Tenho uma dúvida, estou fazendo treino de hipertrofia, porém ainda tenho um um índice de gordura corporal um pouco alto, se eu fizer treino aeróbico em jejum de manhã de no máximo 30 minutos exemplo uma corrida leve e treinar musculação à noite, vai comprometer muito o meu ganho de massa magra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.