29abr

ESTEIRA ou BIKE o que é melhor?

ESTEIRA ou BIKEProcuro sempre escrever sobre o que me perguntam e mesmo quando os assuntos já foram esclarecidos, não é raro que me apareça um novo questionamento, ou mesmo um pontinho de insegurança sobre o tema, assim, como eu acho que você também gosta de ter uma certeza ou pelo menos um esclarecimento mais lógico para os temas.

Duas coisas que sempre escuto na hora da avaliação física:

  1. “O que é melhor e gasta mais ESTEIRA ou BIKE?”
  2. “Quero aprender a correr”

Daí eu pergunto “por que?” A resposta que eu mais ouço é certamente a que você diria… “Preciso emagrecer” Ok, vamos esclarecer tudo, mas muita calma nessa hora…

 

Esteira ou Bike?

 

A resposta é depende. Como assim depende? Vamos lá, seu gasto calórico durante o exercício (independente de qual seja) vai depender muito da intensidade com que está sendo realizado, pensem comigo… Vou ser simples nos exemplos:

CENÁRIO  1 – 30 minutos de caminhada com sua frequência cardíaca estável;
CENÁRIO 2 – 30 minutos na bike fazendo um intervalado com cargas e sua frequência cardíaca oscilando entre 75% a 80% da frequência cardíaca de reserva.

E aí em qual cenário o gasto vai ser maior? Óbvio a resposta né! No Cenário 2, pois neste foi imposta uma maior sobrecarga fazendo com que seu esforço físico seja maior que no 1º cenário.

Ai eu posso escutar “Por isto quero correr, não gosto de bike”… Um detalhe importantíssimo é a necessário de avaliar antes de iniciar uma corrida, seja ela na esteira ou na rua, é a PISADA… Pisada?? Sim ela mesmo, você já olhou para os seus pés enquanto corre? Ou até mesmo quando está caminhando? Aposto que não.

Essa pisada pode estar em NEUTRO (ideal), SUPINADA ou PRONADA (conforme figura abaixo), e além da identificação de como está a pisada é preciso identificar o que está gerando a pronação ou a supinação dos pés.

tipos de pisada

Difícil não é? Sim, e é ai que entra a necessidade de um profissional qualificado, porque não é tão fácil identificar, pois esta pode começar por um desequilíbrio no quadril até gerar uma compensação na marcha ou vice-versa, independente disso, a articulação do joelho vai receber um stress enorme, podendo assim desencadear lesões e de nada adiantará correr todos os dias e depois ter que ficar meses afastado por uma lesão.

Por isso, não é possível iniciar nenhuma atividade sem antes da tal avaliação funcional, então o que é melhor entre esteira e bike vai depender exclusivamente do resultado da sua avaliação, ou melhor, de como se encontra seu padrão postural, até porque sem corrigir a tal da pisada nada feito, então o melhor será iniciar por aquele que irá nos ajudar na correção dos padrões alterados junto com a musculação (que é essencial, sem ela nada fortalece) e na redução de gordura e está depende da dieta balanceada + gasto calórico.

Como já disse, o gasto calórico independe do exercício que está sendo realizado, depende da intensidade, quanto maior a intensidade maior será o gasto calórico. Assim, vamos corrigindo os padrões alterados, aumentando seu condicionamento cardiorrespiratório e preparando você para que encare uma corrida com menor risco de lesões. Etapa por etapa sempre…

Lembrando que para reduzir gordura corporal a equação é simples: MUSCULAÇÃO + AERÓBIO + DIETA BALANCEADA + DESCANSO IDEAL = SUCESSO.

 

Não tenha Pressa, tenha Disciplina!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “ESTEIRA ou BIKE o que é melhor?

    1. Marcella existe sim, mas na verdade é um conjunto, é necessário alongar e fazer ativação correta através das sequência correta de exercício. Mas atenção aos exercícios de panturrilha se feitas da maneira correta tem um poder enorme na correção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.