01 fev

5 Exercícios mais Perigosos que com certeza você já fez….

exercícios mais perigosos nas academias

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas existem muitos exercícios perigosos que podem acabar comprometendo sua integridade física.

Não tem como evitar, todos os anos vários e inusitados acidentes acontecem nas academias e em casa também.

Muitos pela falta de acompanhamento e orientação de um personal ou professor, outros pela negligência ou por estimativas erradas de peso, força e física.

Um exemplo seria a imagem acima, Maria Eugênia Bispo, sofreu um acidente fazendo abdominais em uma academia em 2013 apesar de já ter se recuperado da lesão, ainda sente dificuldade para se equilibrar..

Por esse motivo neste artigo vamos elencar 5 tipos de exercícios mais perigosos em situações do cotidiano de academias e ambientes domésticos.

Eu separei também, uma série de vídeos com cenas típicas de acidentes, alguns brandos outros mais agressivos, e que podem até te assustar…

No entanto, são perfeitos para ilustrar o objetivo do artigo e do vídeo de hoje, que é orientar e chamar sua atenção para se exercitar com atenção e cuidado.

Leia também:

Dicas de Treino / Exercícios para Fazer em Casa, Hotel, Parque ou Praia

São cenas comuns de imprevistos que envolvem aparelhos, ou mesmo práticas triviais utilizadas por todos nós durante os treinos, que aconteceram, principalmente por descuidos absurdos e negligentes.

Lembro que algumas cenas são fortes … e se você não gosta de ver acidentes sugiro que não assista o vídeo postado logo abaixo.

 

5 Exercícios Perigosos que merecem muita atenção!

 

Na seleção estão os fatos mais comuns que envolvem a:

  • Esteira;
  • Leg Press;
  • Agachamento;
  • Elevação acima da cabeça com barra;
  • Barra fixa.

Como você bem sabe, para alcançar o superávit durante uma sequência de exercícios, a execução, carga e tempo, devem ser adaptados de acordo com o tipo físico de quem executa.

Quando não observamos essas e outras regras, podemos machucar membros e órgãos internos gravemente, e lamentavelmente, como já aconteceu vir a óbito.

A seguir seguem as particularidades de cada modalidade mencionada e quais os cuidados providencias para que tudo ocorra dentro da normalidade durante a execução dos exercícios. Acompanhe:

 

Exercícios perigosos:  #ESTEIRA

Apesar de parecer inofensiva, existem muitos relatos de acidentes e inclusive óbitos após imprevistos em esteiras, portanto evite:

  • Correr em jejum;
  • Correr em velocidades incompatíveis;
  • Correr usando celular (jamais);
  • Correr distraído.

E, principalmente evite deixar crianças brincarem na esteira, pois os acidentes com os pequenos podem ser muito graves.

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Exercícios perigosos:  #LEG PRESS

O Leg Press deve ser feito seguindo as regras indicadas pelo professor de treinamento, principalmente observando a amplitude máxima, postura e flexibilidade.

Este aparelho é muito comum nas academias, porém devemos ter muito cuidado com a carga.

Se você tiver hiperextensão e travar os joelhos pode se machucar seriamente, comprometendo os ligamentos, músculos e até ossos.

 

Exercícios perigosos:  #AGACHAMENTO

Quem não gosta de moldar os glúteos e enrijecer a musculatura superior e inferior?

Com certeza o agachamento é super indicado, porém, se você não souber executar a técnica corretamente e não tiver cuidado com a carga, deixando muito elevada poderá se machucar seriamente.

Lembre-se sempre que exercícios de agachamento exigem o acompanhamento de um profissional experiente para fazer os devidos ajustes.

 

Exercícios perigosos:  #ELEVAÇÃO (acima da cabeça com barra)

Assim como o exercício de agachamento, o cálculo incorreto da carga e inexperiência com a técnica podem acabar em um desastroso acidente.

Justamente porque a elevação acima da barra é o tipo de exercício que exige sintonia e perspicácia na execução.

A barra poderá machucar seriamente todas as partes do corpo caso o executor perca o equilíbrio e o controle, sendo o pior de todos cair sobre a cabeça da pessoa que está praticando o exercício.

 

Exercícios perigosos:  #BARRA FIXA

A barra fixa tem muitas funções nos programas de treinamento, auxilia para aumentar a força e a resistência, fortalece os músculos superiores e também ajuda para definir o perfil atlético.

Tudo bem se quer se exercitar em casa com a barra fixa, mas…tenha certeza de que o suporte esteja bem preso nos vãos de sustentação.

 

A orientação e o acompanhamento são fundamentais!

Para quem cuida do corpo e gosta de se exercitar, estes exercícios não devem ser evitados, porém quando estão sendo executados todo cuidado é pouco.

Você irá concordar após assistir o vídeo abaixo.

A dica é:

  • Procure sempre a orientação de um profissional de educação física;
  • Confira as condições dos aparelhos;

E, se concentre durante a execução.

Como prometido, assista o vídeo muito original, aliás, e com cenas reais de exercícios perigosos para, definitivamente evitar que algo parecido aconteça com você!

 

 

Se você gostou das dicas lembre-se de clicar no sininho (canto inferior direito) para receber todas as novidades do site. Curta e compartilhe em suas redes sociais, isso nós da força para continuar disponibilizando conteúdo para a comunidade Fitness!

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.