31ago

Para que serve a faixa de punho (munhequeira) na musculação?

faixa de punho munhequeira no treino de musculaçãoA faixa de punho, também chamada de munhequeira, é um acessório bastante comum nas academias, porém, será que ela realmente ajuda em alguma coisa? Ou é apenas mais uma crença do folclore da musculação? Continue a leitura e descubra!

 

Faixa de Punho e Musculação

 

As faixas de punho são um acessório milenar, utilizado desde a antiguidade, principalmente por guerreiros, mineradores, ferreiros, lenhadores, ou seja, por indivíduos que realizavam trabalhos braçais, que requeriam força bruta.

Com o passar dos séculos, seu estilo foi mudando: no início, era uma simples tira de couro, que foi sendo melhor trabalhada, até que, em 1901, tivemos a primeira patente de uma faixa de punho, por vitold drossnes, que acabou por utilizar uma fivela dupla, de modo a melhor distribuir a pressão aplicada.

Passado este pequeno histórico, que serviu mais como curiosidade para enriquecer o texto, chegamos às academias de musculação, local onde as faixas de punho são extremamente presentes.

Ao contrário de todos os meus outros artigos do site, onde trago forte embasamento teórico-científico para servir de base aos meus textos, este aqui será estruturado em conhecimento empírico, ou seja, baseado na observação, imitação e experiência pessoal.

O primeiro ponto a ser discutido sobre as faixas de punho é que elas aumentam a força do usuário, e tenho algumas teorias acerca disso. Para começar, elas funcionam como um segundo retináculo em nosso punho, que é um tecido fibroso que temos cuja função é a de manter os tendões numa correta trajetória, evitando que eles “saiam do lugar” durante a contração, melhor direcionando o movimento.

Leia Também:

Conheça treinamento de Oclusão Vascular ( método kaatsu )

Sendo assim, vejo a faixa de punho auxiliando tanto na estabilização e orientação do movimento, quanto na geração e canalização de força, especialmente de pegada, que talvez também esteja relacionada a algum ganho de propriocepção (“sensibilidade”).

Eu também somaria estes benefícios ao fator psicológico, traduzido num ganho de confiança que a faixa de punhos pode gerar, fato que pode influenciar positivamente na geração de força.

Por fim, apesar de ser um bocado controverso, temos a questão das lesões: de certa forma, acredito que as faixas de punho possam auxiliar em sua prevenção, uma vez que limitam o movimento da articulação do punho, evitando sobrecargas indesejadas, sobretudo por excesso de amplitude.

 

Considerações finais e conclusão

Vimos, no artigo de hoje, que as faixas de punho podem prestar um auxílio interessante na geração de força na musculação, seja por auxiliar na pegada, seja por trazer maior confiança. Não é à toa que praticamente todos os powerlifters, levantadores olímpicos e strongman a utilizam…

Para encerrar, vale mencionar que ela é um acessório do seu treino, e não o carro-chefe, sendo assim, use-a com moderação, naquelas séries mais difíceis ou nos dias em que você está inspirado a levantar grandes cargas, de forma a não ficar dependente, sobretudo psicologicamente, apenas dela.

Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre as faixas de punho na musculação!

 

Referências

Dangelo & fattini, anatomia humana sistemica e segmentar, 3ed.
Informações sobre patente no google: https://www.google.com/patents/us680477

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “Para que serve a faixa de punho (munhequeira) na musculação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.