01ago

Fome a Noite: Não adianta procurar na comida a Solução

fome-a-noiteVocê saberia responder em qual horário do dia as pessoas que estão acima do peso sentem fome e comem exageradamente? Pode parecer coincidência, mas o período em que as pessoas acima do peso mais comem é no período noturno. Um simples lanchinho fora de hora pode causar oscilações constantes na balança, principalmente nas refeições feitas à noite.

As pessoas costumam passar a maior parte do dia ingerindo quantidades razoáveis de alimentos variados – saudáveis ou não – mas é de noite que parece, quase inevitável, perder o controle e noção da quantidade do que estamos ingerindo.

Se você também se sente assim, pode estar vivenciando o que denominamos de “fome noturna”, e isso é extremamente comum na atualidade.

Geralmente ocorre porque durante o dia as pessoas estão sendo “sugadas” pelas tarefas, pelo trabalho e pela rotina. Não sobra muito tempo ocioso e consequentemente não sobra tempo para sentir “fome psicológica”.

Essa segunda é ainda mais frequente, pois mesmo sem estar precisando de algo para comer, a pessoa sente que deve fazer isso desesperadamente. Todos somos invadidos por essa sensação de vez em quando.

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

Sendo assim, ao chegarmos a noite em casa, gradualmente nos desligamos do “piloto automático” e passamos a pensar. Ao se deparar com os problemas, nos sentimos sozinhos, reavaliamos nossa vida, sentimos frustrações em algumas áreas, etc. Somos acometidos e dominados por uma sensação de vazio, como se não fôssemos capazes de preencher. É exatamente nesse ponto que mora o problema.

Podemos enxergar na comida tudo o que precisamos naquele momento, mas na verdade estamos somente preenchendo buracos internos.  Ou seja, quanto mais você comer, mais sentirá um prazer instantâneo, e só vai parar quando conseguir sufocar os descontentamentos daquele momento.

Porém esse prazer não vai preencher você, apenas o seu estômago naquele curto período de tempo. E ainda por cima pode te jogar em um ciclo de culpa, arrependimento, tristeza, baixa estima, fracasso e auto cobrança. Nesse momento você começa a se perguntar porque não consegue ter o controle de sua gula, pensando ou dizendo “não precisava ter comido tanto, não estava sentindo muita fome”.

A resposta disso é simples: não conseguiremos controlar a fome (ou melhor, a “gula”) se não controlarmos a nossa mente. E aí você me pergunta, o que posso fazer para ter o controle da minha mente?

Para isso ser possível, você precisa começar a entrar em contato com seus problemas e frustrações sem medo. Não há porque fugir deles, não há porque fugir do mundo e principalmente não há porque fugir de si mesmo.

Não adianta procurar na comida a solução, porque ela não estará dentro da geladeira, isso eu posso afirmar.

Encarando seus problemas e adquirindo autoconhecimento, será o caminho mais rápido para preencher este vazio de forma duradoura. Se não conseguir sozinho, procure ajuda profissional, mas preciso dizer novamente: a solução está dentro de você.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.