10jun

FRIO – Termogênico natural, saiba usá-lo!

Entenda como tiizar o FRIO como Termogênico!O frio esta chegando e garanto que a sua vontade de comer também. Isso acontece porque com o frio, além do apetite, nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça mais para aquecer nosso corpo. O frio é uma espécie de “termogênico natural”. Seja esperto e controle sua dieta nesse período! Sua perda de gordura é mais favorecida durante o frio do que em outras épocas do ano.

Dica: espelhe-se nos ursos que hibernam no inverno e se mantêm vivos consumindo suas reservas de gordura durante meses. Utilize seus depósitos de gordura nesse período ao invés de ficar acumulando mais energia (gordura) em seu corpo, dessa forma você entrará no “lucro” quando o verão chegar!

Lembrando que não estou falando para você não ingerir nada, apenas para que faça as escolhas certas! Outro erro grave que ocorre nessa época do ano, é que muitos se acomodam em casa e esquecem a atividade física. Resultado: valor calórico total aumentado e gasto energético diminuído, ponto positivo para o ganho de peso e para os prejuízos a saúde.

Portanto, ao invés de ficar ai sentado no sofá, enrolado no cobertor e comendo (coisas que amamos fazer), aproveite que seu metabolismo está mais acelerado para perder os quilinhos extras.

 

 Dicas práticas que você poderá usar em seus dias gelados

 

Você não precisa consumir alimentos diferentes dos que come no verão, ao contrário, você pode e DEVE continuar consumindo frutas, legumes, alimentos integrais, chás, sopas e caldos – que são quentinhos e tem baixo valor calórico – mudando apenas sua forma de preparo. Por exemplo:

Legumes e hortaliças: faça ASSADOS, GRATINADOS, SALTEADOS com alho, REFOGADO ou em forma de OMELETE. Formas rápidas, nutritivas e versáteis que podem ser feitas com diversos vegetais.

Frutas: experimente ASSÁ-LAS, ficam deliciosas. Aproveite e polvilhe canela, pois ela exerce efeito sobre o controle glicêmico e na sensibilidade a insulina, além de aumentar o metabolismo basal ajudando no emagrecimento. Esqueça o açúcar refinado (possui 40kcal em 1 colher de sopa), ele rouba o cálcio do organismo e tem alto índice glicêmico, o que pode aumentar a incidência de diabetes, envelhecimento da pele e outros.

As frutas secas encontradas em lojas de produtos naturais possuem menos água e são ricas em fibras, ótimas para levar na sua bolsa ou deixar na gaveta do escritório.

Nas horas de maior compulsão alimentar, utilize a linhaça. Ela retarda seu apetite e é perfeita para adicionar em sua salada, legumes, fruta ou sopa. Muito prático.

Sopas são ótimas opções com baixas calorias para saciar a fome no frio. Não se esqueça de variar os legumes, verduras e especiarias utilizados. Alho, cebola e agrião possuem atividades anti-infecciosas, tradicionalmente usadas para problemas respiratórios. Não deixe de usá-los em suas preparações.

Dicas: repolho, brócolis, couve, couve-flor e nabo, são capazes de ajudar na imunização contra o câncer de mama. Quer engrossar sua sopa? Utilize um pouco de aveia em flocos. Fonte de fibras que favorece o bom funcionamento intestinal, a absorção de gordura e promove saciedade.

Alimentos ricos em vitamina A e Betacaroteno protegem os olhos do envelhecimento precoce e mantém a visão saudável. Então, que tal uma sopa de abóbora?!

Se estiver gripado, a canja de galinha bem quente é uma excelente opção. Nela há cisteína, que ajuda a diluir o muco dos pulmões e limpar as vias aéreas. estiver

Prefira sempre os alimentos orgânicos frescos. Esses alimentos tem aproximadamente 20% menos água em sua composição e assim, mais ricos em nutrientes que os convencionais.

Não adicione creme de leite, queijos amarelos, linguiça e outras gorduras. No lugar de queijo ralado, coloque tofu e acrescente gergelim torrado.Evite o acompanhado de torradinhas ou bolachinhas, elas sim lhe fornecem ganho de peso.

As bebidas alcoólicas são comuns nessa época do ano “para esquentar o corpo”. Então lembre-se: elas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente.

ALERTA: Toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma. PORÉM, o vinho é perfeito para aqueles que gostam de “bebericar” de vez enquanto! Isso por que, trabalhos recentes comprovaram que o resveratrol, além de ser antioxidante e inibir a agregação plaquetária, pode aumentar o metabolismo e auxiliar no tratamento da obesidade, garantido saúde neurológica e cardiológica do paciente (na quantidade certa – 365ml por semana, 1 copo de vinho tinto seco conta com 72Kcal).

Se a causa da dificuldade de emagrecimento for a compulsão por doces, turbine a ingestão de alimentos com CROMO: levedo de cerveja, pão integral, pimenta malagueta, ostra, batata, gérmen de trigo, frango, maçã e carne vermelha. Se a vontade por chocolate for incontrolável, escolha o AMARGO, que traz mais vantagens à saúde. No chocolate quente, opte pelo leite desnatado e chocolate meio amargo.

No Fondue, substitua o pão por legumes, use queijos magros e leite desnatado. Não esqueça que, a melhor opção para aquecer o corpo ainda é o uso dos CHÁS que, além de aquecer o corpo, podem atuar como calmantes naturais, auxiliar na perda de peso e fortificar a imunidade.

Sugestões: use sempre casca de maçã ou laranja, erva-doce, hibisco, maracujá, cravo (antimicrobiano, antifúngico, antiviral, antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico) e gengibre (exerce ação sobre a imunidade, reduz as dores musculares sentidas após a prática de atividade física e é considerado termogênico, aumentando em 25% sua queima de gorduras se utilizado todos os dias – o pó de gengibre pode ser adicionado em sucos, chás e em alimentos).

É possível ainda prevenir problemas como gripes, resfriados e doenças respiratórias através de uma alimentação equilibrada. Alimentos proteicos como a carne e os ricos em vitamina C, como a laranja, o limão, a acerola e o caju, auxiliam na formação de células de defesa (anticorpos).

Uma dica importantíssima: não deixe de hidratar-se mesmo que sua transpiração diminua nesta época. A água é fundamental para o correto funcionamento do organismo e a hidratação favorece ainda o trabalho do sistema imunológico e o trabalho de remoção dos agentes agressores inalados.

Frio ou calor, não se esqueça de prestar atenção na quantidade daquilo que come, exageros sempre são prejudiciais. Comer moderadamente deve ser um hábito em sua vida.

Não dê mais desculpas e pare de abandonar as saladas e  exagerar no chocolate quente, fondues doces e salgados, feijoadas, bolos, molhos a base de cremes, bebida alcoólica, massas com queijos, que tem um alto valor calórico.

Drible a preguiça e aproveite que seu corpo esta gastando mais energia e exercite-se. Além de queimar calorias a atividade física eleva sua temperatura corporal.

Veja mais dicas no post  “Dicas para não desistir de Treinar no Frioclique aqui e confira!

 

“Seja esperto, Perca peso neste inverno e use o Frio como seu Termogênico natural”

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

8 comentários em “FRIO – Termogênico natural, saiba usá-lo!

  1. Adorei o post de hoje, realmente bem interessante. Quando muitos me disseram que nao adiantava me esforçar para perder barriga nesta época do ano, voce deixou claro que sim, é possível. Obrigada ;D

  2. Adoro as dicas da Ju , ela é simplesmente maravilhosa…. Então bora la aproveita esse friozinho pra queima as calorias e estar top qndo o verão chegar !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.