11 jul

Glutamina engorda ou emagrece? É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

Glutamina engorda ou emagrece? É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

Glutamina engorda ou emagrece? Essa, com certeza uma das dúvidas que mais confunde pessoas que desejam consumir este suplemento.

O organismo humano produz o aminoácido glutamina, aliás, até existe em boas quantidades.

No entanto, quando a carga de exercícios, no caso de atletas e pessoas que treinam, é   intensa, o organismo necessita das reservas do aminoácido.

Com o passar da idade ou mesmo com dietas desregradas e/ou pobres em nutrição também podemos perder quantidades deste aminoácido.

Desenvolvemos, assim, carência de glutamina no organismo, favorecendo a desproteção e danos a órgãos como pulmão, intestino, coração e músculos.

Através da dieta é possível a ingestão de glutamina, principalmente com alguns alimentos, entre eles: carne, ovos, espinafre, feijão, ervilhas e outros.

Porém, mesmo com uma excelente dieta, é inviável reabastecer o organismo com glutamina, e neste caso recorrer a suplementação é providencial.

Mas, o receio de ganhar peso consumindo suplementos é um fato real, e de fato a preocupação tem sentido.

Justamente por isso a equipe Dicas de Treino preparou este post, cuja finalidade é esclarecer Glutamina engorda ou emagrece?

 

Propriedades da Glutamina

 

As propriedades moleculares da glutamina são muito importantes, e as próprias células é que fazem a degradação da substância.

Ela se envolve diretamente em diferentes processos, inclusive, de acordo com estudos complexos sobre o tema, temos como resultado a glutamina como relevante para situações onde o organismo luta contra doenças severas como HIV, câncer e até a dengue.

Logo, é importante entender porque a glutamina pode influenciar também no peso corporal.

Leia também:

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, como tomar?

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

O que é CREATINA, para que serve, como e porque tomar?

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

Oras, se a glutamina é um aminoácido não essencial (mas fundamental) e sua concentração é no plasma sanguíneo a explicação para “glutamina engorda ou emagrece” está na sua função como proliferadora de células intestinais.

Células em questão – fundamentais – para ativar ao máximo o metabolismo e promover ainda outros benefícios como melhoras no trânsito intestinal e absorção dos alimentos.

Além disso, as outras indicações da glutamina também contribuem para a saúde global, principalmente:

  • Para ganhar massa muscular (responde mais uma dúvida que vem junto com “glutamina engorda ou emagrece”;
  •  Transporte de nitrogênio para os músculos;
  • Influência positivamente para equilibrar o pH sanguíneo;
  • É responsável também em situações de anabolismo e catabolismo;
  • É fundamental para evitar a fadiga muscular e cerebral.

No entanto, entre vários estudos sobre a Glutamina, os mais interessantes apontam a excelência de suplementos a base deste elemento para desportistas.

Principalmente nos casos de endurance (alto desempenho), onde exercícios de duração mediana e alta, diminuem consideravelmente os níveis de glutamina em mais de 20% e isso em um período muito curto.

Para atletas, por exemplo, isso significa exposição do organismo a contaminações, pois o sistema imunológico sofre com o déficit.

Infecções comuns na laringe e faringe são decorrentes desse déficit, além de inflamações nos ligamentos e tendões.

 

Conheça a Fórmula

 

A concentração de glutamina no plasma depende da síntese, e essa por sua vez, é dependente do ácido glutâmico.

O ácido glutâmico ou glutamato, cumpre o papel de um neurotransmissor (substância produzida por neurônios) e que também são fundamentais para otimizar várias funções biológicas.

Especialmente duas, que vejam só… Interferem na manutenção do peso.

São essas:

A possibilidade de metabolizar gorduras e carboidratos que consumimos.

A produção do ácido gama-aminobutírico (GAMA), importantíssimo para reduzir a ansiedade.

Mesmo leigos no assunto, compreendem que esses dois fatores são responsáveis para que a pessoa consiga manter o peso.

Não menos importante… ainda é preciso considerar outras duas substâncias presentes nos suplementos à base de glutamina: Valina e Isoleucina.

A Valina não é fornecida pelo organismo, depende totalmente da dieta, e tem como responsabilidade cuidar da saúde do fígado e da vesícula, além de muito importante para tratar estresse e fadiga cerebral.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

O que é a Glutamina, para que serve, benefícios, como tomar?

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

O que é CREATINA, para que serve, como e porque tomar?

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

Para os músculos é suprema, como “sendo uma, entre as fontes mais importantes de BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada)”.

Já a Isoleucina, é responsável por captar a glicose e transportar aos músculos, além de ser importante para que a síntese de proteína dos alimentos que ingerimos ocorra.

 

A Glutamina engorda ou emagrece? Análise das duas hipóteses!

 

Não é de hoje que estudos são feitos para compreender todos os benefícios dos aminoácidos. Com destaque especial para performance da Isoleucina e Valina.

Esses dois elementos são considerados estimulantes para que o organismo utilize gordura como base energética para processos metabólicos.

E isso de fato acontece! Observando os estudos do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, aminoácidos tendem a reverter a falta de distribuição de energia para os músculos, e, evitar assim, que gorduras se acumulem.

Além disso, aminoácidos também são providencias para promover outros efeitos que potencializam o emagrecimento, como por exemplo, a diminuição do apetite.

Juntas essas vantagens respondem a primeira parte da pergunta Glutamina engorda ou emagrece, ou seja, suplementando o organismo com doses recomendadas de glutamina é possível sim emagrecer.

 

Quando a glutamina poderia engordar?

 

Por si só a Glutamina não engorda, pessoas que comem muito, sem regras e consomem aminoácido, passam a acreditar que o suplemento está influenciando no aumento do peso.

O que não é verdade, pois indivíduos que seguem dietas hipocalóricas engordam pelo excesso e não pela suplementação.

 

A Glutamina engorda ou emagrece? Mais justificativas …

 

Com supremacia, a glutamina melhora a reposta do metabolismo, pois mesmo em períodos de repouso continua agindo.

A capacidade de atuar sobre neurotransmissores, traz – além da vantagem já citada – redirecionamentos cerebrais.

Como por exemplo, interfere para que a pessoa não sinta necessidade de comer alimentos açucarados.

Outro efeito positivo, é a inapetência para bebidas alcoólicas, ambas situações interferem positivamente para perder peso.

Além disso, observa-se ainda, que suplementação com glutamina atua para inibir o cortisol – substância que atrapalha o emagrecimento – por emitir ao cérebro impulsos nervosos quando a pessoa está exposta a situações de estresse e desgaste emocional.

Normalmente preponderantes para gerar crises de ansiedade e compulsão alimentar.

Outros benefícios da glutamina e que servem para sanar de vez o dilema Glutamina engorda ou emagrece estão ligados a outras áreas, mas que somados atuam para promover saúde, como por exemplo:

  • A glutamina age para que o hormônio do crescimento continue em evidência (e isso também ajuda para a queima de gordura);
  • Traz melhoras no sistema imunológico, principalmente com efeito anti-inflamatório;
  • Age como preventivo, evitando as dores generalizadas nos músculos;
  • Serve como aminoácido para quem busca hipertrofiar;
  • Diminui as chances de doenças oportunistas que degeneram células;
  • Tem poder de manter a memória ativa;
  • É fonte para que o hormônio Glutationa (antioxidante) continue sendo produzido no organismo.

 

Quem pode consumir a Glutamina?

 

Emagrecer é um processo que requer ações conjuntas como seguir uma dieta, praticar exercícios e consumir suplementos com glutamina.

Contudo, não são todas as pessoas aptas para o consumo. Aminoácidos sintéticos não são recomendados para gestantes ou nutrizes.

No caso da Glutamina, pessoas doentes do fígado, com patologias renais ou portadores de Síndrome de Reye também não devem fazer uso.

Em relação as doses recomendadas no famoso inconveniente (mas agora já esclarecido): Glutamina engorda ou emagrece…

… é importante consumir quantidades diárias de Glutamina, sendo recomendado entre 10 e 25 gramas, distribuídas ao longo de 24 horas.

 

Onde comprar Glutamina?

Lojas em academias, farmácias e vários sites da internet oferecem a Glutamina, mas, muitas vezes não conseguem garantir a qualidade e originalidade do produto.

Há também várias marcas no mercado, no entanto nem todas estão regulamentadas. Além disso, o valor é normalmente bem mais alto, por isso a recomendação é comprar diretamente do fabricante.

A Growth Supplements produz Glutamina, produzida através de processos mecânicos modernos, garantindo assim excelente padrão.

 

Para finalizar, lembramos que a Glutamina é indicada para atletas e para pessoas que treinam com afinco e intensidade.

Sugerimos que aproveite os benefícios e ótimos preços da Glutamina da Growth Supplements. Clique aqui e confira!

 

Prazerosamente este artigo foi elaborado para fins instrutivos através de fontes confiáveis, tendo como maior propósito esclarecer se Glutamina engorda ou emagrece.

Sendo assim, poderá ser compartilhado com segurança nas redes sócias. Da mesma, está disponível o chat abaixo para dúvidas e debates sobre Glutamina.

 

Referências

Rogero MM, Tirapegui JO. Considerações nutricionais e bioquímicas da suplementação de glutamina em atletas: controvérsias e aspectos atuais. J Metab Nutr. 2003.

Curi R, Lagranha CJ, Doi SQ, Sellitti DF, Procopio J, Pithon-Curi TC, Corless M, Newsholme P. Molecular mechanisms of glutamine action. J Cell Physiol. 2005.

Newsholme P, Lima MMR, Procopio J, Pithon-Curi TC, Doi SQ, Bazotte RB, et al. Glutamine and glutamate as vital metabolites. Braz J Med Biol Res. 2003.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Glutamina engorda ou emagrece? É possível ganhar massa muscular usando Glutamina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.