28maio

A influência dos Hormônios Masculinos e Femininos no ganho de Massa Magra e Massa Gorda

Hormônios e a Massa Magra GordaHoje vou descrever um pouco sobre a massa magra e a massa gorda, o que é isso e o que é importante ou não para nossa saúde.

 

Massa Magra

 

A massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Quanto maior nosso % de massa magra no corpo, maior e mais rápida é nossa perda calórica.

Vamos entender algumas diferenças quando o assunto é músculos entre homens e mulheres. É verdade que homens e mulheres partilham praticamente os mesmos músculos, mas as semelhanças terminam aqui, pois o sexo masculino apresenta:

  • Maior massa muscular, pois no geral são maiores e mais pesados do que as mulheres;
  • Concentra mais massa muscular na parte superior do corpo (por isso as mulheres ficam muito atrás nos testes de força, exceto no famoso braço de força feminino;
  • Têm maior potencial de crescimento e desenvolvimento da massa muscular, pois produzem testosterona.

Este hormônio masculino quando em quantidade insuficientes, os músculos pouco aumentarão. Por isso, as mulheres não têm que ter receio de ficar hiper musculosas com os programas de musculação, mas, por idêntica razão (produção de hormônios femininos), estão destinadas a possuir celulite.

Repartição injusta né, pelo menos em alguma coisa temos que ganhar rs… , nós homens ficamos com os músculos (consumidor de energia compacto e magro se a dieta for boa também, que ajuda a manter a boa aparência) e elas ficam com a gordura (acumulando energia, aumentando volume, retenção e deixando o corpo preguiçoso, de aparência cada vez mais duvidosa). Por isso, Vocês sofrem um pouco mais que os homens para perder gordura, mas também não vá colocar a culpa nisso agora ok!?

 

Massa Gorda

 

A massa gorda é o peso de GORDURA que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo VOCÊ SABIA?

A gordura em quantidades ideais te ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diversos males à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto) e problemas cardíacos.

A alimentação tem um papel fundamental no controle da gordura corporal assim como no aumento e manutenção da sua massa muscular.

Quando falamos em gordura corporal, especificamente em mulheres, devemos entender um pouco sobre como age os hormônios femininos pois esses ajustes feitos por um médico são de suma importante para sua saúde, qualidade de vida e estética corporal.

Um exemplo é o estrogênio, ele pode fazer com que altos níveis de gordura sejam armazenados em um corpo feminino em quantidades maiores do que em um corpo masculino. Isso também afeta a distribuição de gordura corporal, causando gordura que pode ser armazenada nas nádegas, nas coxas, e nos quadris em mulheres, mas geralmente não ao redor de sua cintura, que permanecerá, aproximadamente, ao mesmo tamanho que estiveram antes da puberdade.

Podemos citar também os hormônios produzidos pela glândula tireoide, que regulam a taxa de metabolismo, controlando quão rapidamente o corpo usa energia e controla o quão sensível o corpo está com os outros hormônios. A distribuição de gordura corporal muda de tempos em tempos, dependendo dos hábitos alimentares, níveis de atividade e níveis hormonais.

Quando mulheres atingem a menopausa e o estrogênio produzido pelos ovários diminui, a gordura migra de suas nádegas, quadris e coxas para suas cinturas e mais tarde a gordura é armazenada no abdômen.

Não se culpe se sua alimentação já estiver equilibrada, seus treinos forem levados a sério e seu resultado não vem, neste caso é a hora de procurar um médico para realizar alguns exames hormonais. Agora você precisa entender que para os resultados virem, precisamos estar equilibrados entre, dieta, treino e equilíbrio hormonal.

Espero que tenham gostado do texto, quaisquer sugestões para tema podem descrever aqui nos comentários, ficarei feliz em escrever sobre.

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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