22maio

Hundred um clássico exercício do Pilates

Hundred um clássico exercício do PilatesCada exercício do método Pilates tem nome próprio e objetivos específicos. Um dos mais conhecidos que apresento hoje neste artigo é o “The Hundred”, também chamado de breathing exercise, o exercício da respiração, que significa alterar os padrões circulatórios, “esquentar” o corpo em preparação aos exercícios subsequentes através da respiração e ‘despertar’ o powerhouse (centro de força).

A respiração é fundamental no Método Pilates para que haja uma execução ideal e recrutamento da musculatura profunda.

A respiração, que é o foco principal do exercício “The Hundred”, é feita em cinco tempos para a inspiração e cinco tempos para a expiração, fazendo um ciclo de respiração completa; esta contagem e o ritmo são orientados pelo instrutor, executados em um total de dez ciclos, o que resulta em cem/hundred.

Os Principais benefícios que dão suporte a sua prática são a tonificação do abdômen e o aumento da potência da energia partindo do centro do corpo para as extremidades.

 

Algumas informações para a prática segura

 

Posição inicial

BI 01BI 01

Deitado com o apoio das costas no colchonete, cabeça e tronco ligeiramente elevado, pernas elevadas e os braços esticados ao lado do quadril sem tocar ao solo.

 

 

Ação

Inspire para elevar a cabeça e o tronco até chegar à base das escapulas, mantendo o controle do corpo.

Perceba que os braços se alongam para frente como se fossem alcançar os pés.

Bombear os braços para cima e para baixo com movimentos curtos e rápidos.

Acompanhe o movimento dos braços com sua respiração: inspire durante 5 bombeadas e expire em mais 5.

A ideia final é realizar 100 ações de bombeamentos com os braços (10 sequência de 10 respirações), daí o nome do exercício.

 

 

Posição de final

 

Tenha muito cuidado ao realizar exercícios sem o acompanhamento e orientação de um profissional qualificado. Se praticar só, ouça e respeite seu corpo.

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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