07out

Entenda a Importância do Alongamento!

A Importância do Alongamento!Antes de qualquer atividade física devemos “esquentar nossos motores”, realizando um aquecimento! Esse aquecimento serve para, logicamente, elevar nossa temperatura corporal e, além disso, reduzir a viscosidade muscular, articular e aumentar o fluxo sanguíneo. Sem um bom aquecimento você estará forçando seu corpo, provavelmente não terá uma boa performance e de quebra, ainda corre o risco de ser presenteado com uma lesão…. Para tal, um alongamento bem executado antes do treino será de grande valia!

Aí vem os espertinhos:

“Ahhh professor, alongamento não é aquecimento!!!”
“Ahhh professor, vou alongar frio???  Tem que aquecer antes…”
“Ahh professor, está muito calor, não precisa aquecer não….”
“Ahhhh professor, mas alongar vai fazer com que eu perca força durante o treino!!!”

 

Vamos seguir o método Jack Estripador e vamos por partes! Primeiramente entenda que seu corpo possui um sistema que regula sua temperatura, sem ele você seria um lagartão e teria que ficar momentos no sol, momentos na sombra, para não morrer… Portanto, pode estar 50°C que seu corpo tentará manter sua temperatura padrão.

Quanto às outras duas questões, vai alongar frio e sim, depois de aquecido a viscosidade da fáscia é reduzida e ela fica mais elástica, o que queremos é o efeito plástico, que é encontrado quando estamos “frios” ou permanecemos por mais tempo na posição de alongamento!

 

Alongamento pra Aquecer, vamos entender o porquê….

 

Segundo Bob Anderson, todo mundo pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, deveriam constituir parte da sua vida diária já que relaxam a mente e “regulam” o corpo, você irá perceber ao alongar-se:

BI 01BI 01
  • Redução de tensões musculares;
  • Benefícios para coordenação;
  • Fazer alongamentos é como sinalizar para os músculos que eles serão utilizados;
  • Desenvolve consciência corporal;
  • Ajuda liberar movimentos bloqueados por tensões emocionais;
  • Ativa a circulação;
  • Prevenção de lesões (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte e não alongado);
  • Aumento no âmbito de movimentação, com isso alguns gestos tornam-se mais fáceis e demandam menos energia para serem executados;
  • Propicia condições para melhoria na agilidade, velocidade e força, ou seja, melhor potência! É gostoso e muito Bom!

 

Flexibilidade, segundo Dantas é uma qualidade física expressa pela amplitude de movimento voluntária de uma articulação, ou combinação de articulações em um determinado sentido. Na literatura vamos encontrar alguns autores dizendo que alongamentos não aquecem, porém, alongar não é simplesmente esticar um músculo. Alongar é provocar o estiramento de um grupo muscular ao passo que você deverá manter todo o restante do corpo, em um alinhamento mecânico sustentado por uma grande contração isométrica. Pensando dessa forma, temos em mente que uma contração isométrica requer energia e com isso, é caracterizada como trabalho muscular, já que para sustentá-la você necessita de quebras de ATP (Adenosina tri-fosfato, ou simplesmente ATP, de forma simplificada é uma molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas). Assim, serve muito bem para nosso aquecimento!

Sem o alongamento, alguns movimentos tornam-se impossíveis de serem realizados! Porém, existem métodos para se treinar a flexibilidade, alguns realmente farão com que perca muita força durante seu treino, mas não são todos!! Converse com seu professor sobre como alongar-se, quando, por quanto tempo e como isso pode lhe ajudar!!!!

 

ALONGUE-SE…

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Entenda a Importância do Alongamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.