25jun

LEVANTAMENTO TERRA e sua importância no Treino Feminino!

levantamento-terraO Levantamento Terra é um dos melhores exercícios para desenvolvimento da força, tanto para homens como para mulheres, porém muitas mulheres nem cogitam a hipótese de fazer esse exercício. O problema maior é que grande parte das mulheres, quando começam a treinar com mais seriedade a musculação, ainda ficam receosas e não acreditam que sejam “fortes” o suficiente para utilizar altas cargas.

É numa hora dessas que um bom coach se diferencia dos demais. É preciso puxar na memória o crescimento que tiveram desde o primeiro treino, quando olhavam para o lado achando um ABSURDO alguém empurrando 250 – 300kg num Leg 45° e que hoje, também o fazem com facilidade. É a mesma coisa com o Levantamento Terra, onde como para qualquer exercício de maior complexidade de execução, existe uma necessidade de uma preparação de base do padrão postural (flexibilidade e resistência muscular) e cardiorrespiratória, associado à progressão de cargas.

 

 

O LEVANTAMENTO TERRA
NA AQUISIÇÃO DE FORÇA E CONFIANÇA

 

Os ganhos de Força e Confiança não podem estar separados, muito pelo contrário, eles estão unidos quando se tratando de uma mulher executando o Levantamento Terra.Banner Whey Femmy Gif Sociologicamente falando, desde a mais tenra idade incute-se na cabeça das mulheres que estas são o “sexo frágil” e não isso não é verdade. A verdade é que a sensação de se arrancar do chão uma carga equivalente ao o próprio peso corporal ou até acima (como de fato acontece) é ÓTIMA! Deste modo, o Levantamento Terra desenvolve não apenas a força, mas também a confiança. Essa confiança acaba por transcender da sala de musculação para inúmeras outras áreas na vida de uma mulher (e de qualquer pessoa).

Existe um grande receio das praticantes em ficar com um shape muito masculinizado. Como já mencionei em outro artigo, a Testosterona é um dos principais hormônios para a construção muscular e as meninas também a produzem, mas em quantidades muito inferiores a dos meninos. Assim sendo, vocês podem treinar o quão forte queiram sem o “pânico” de ficar musculosas em demasia!

 

LEVANTAMENTO TERRA E ACELERAÇÃO METABÓLICA

 

Outro grande benefício para as mulheres advindo do Levantamento Terra é o quanto este acelera o metabolismo. Um metabolismo acelerado significa que seu organismo queimará mais gordura. Quanto mais gordura corporal você reduzir pelo treino regular com o Levantamento Terra, melhor você vai se ver e se sentir na sua saúde (desde que esteja mantendo uma alimentação adequada).

Músculos, como infinitas vezes repetido, consomem mais energia do que qualquer outro tecido corporal. Portanto, quanto mais músculos você desenvolver, mais gorduras seu corpo metabolizará ao longo do dia para mantê-los abastecidos. Uma vez que o Levantamento Terra possui a capacidade de estimular mais ganhos de massa muscular, maior a possibilidade de reduzir gordura do que através da maioria dos exercícios para membros inferiores em máquinas.

 

LEVANTAMENTO TERRA PARA CONSTRUIR
“CURVAS PROVOCANTES”

 

Uma vez que as mulheres não agregam massa muscular como os homens, estas tendem a se tornarem mais curvilíneas executando o Levantamento Terra. Isso porque este agrega massa muscularBanner Whey Femmy Gif em pontos importantes da anatomia feminina, como glúteos máximo e médio (dando uma forma bem arredondada ao bumbum), isquiosurais e adutores, sem falar nos ganhos de sustentação postural dos estabilizadores da região lombar. Isto tudo através de um ÚNICO exercício, evitando gastar duas a três vezes mais tempo executando outros movimentos isolados.

Inclua o Levantamento Terra em sua rotina de exercícios e em pouco tempo, começará a perceber o real valor deste na aquisição da tão desejada forma dos membros inferiores e bumbum. Obviamente como já mencionado aqui, toda uma progressão de complexidade de exercícios deverá ser seguida até chegar em condições biomecânicas e neuromusculares ideais para se executar o Levantamento Terra com segurança.

Essa progressão pode começar desde o simples BOM DIA, e variações do Stiff com joelhos estendidos e usando a flexão dos joelhos (como já abordado no artigo específico do mesmo). Nesse mesmo sentido de progressão pedagógica para o Levantamento Terra, iremos abordar a execução da variação mais simples, conhecida como LEVANTAMENTO TERRA SUMÔ.

 

FORMA DE EXECUÇÃO

  • Aproxime-se da barra até que esta toque suas canelas. Isso vai manter a carga próxima à projeção de seu centro de gravidade projetado no solo, reduzindo o stress sobre a coluna lombar;
  • Posicione os pés ligeiramente mais afastados que a largura dos ombros (projeção da linha lateral dos deltóides no solo);
  • Aponte os pés ligeiramente rodados para fora, mas não mais que 45° e mantenha a linha coxas sobre tíbias e tíbias sobre os pés durante as fases positiva e negativa;
  • Faça uma flexão do quadril, maior que a dos joelhos (isto não é um agachamento) e segure a barra à largura dos ombros, mantendo as escápulas sustentadas em posição neutra. Pode-se usar a pegada pronada ou combinada;
  • Mantenha sua coluna em neutro e a cabeça alinhada com a coluna, preservando as curvaturas fisiológicas durante todo o movimento. JAMAIS PERMITA QUE AS COSTAS ARREDONDEM OU HAVERÁ UM ALTO RISCO DE HERNIAMENTO DISCAL;
  • Inspire e prepare-se para levantar o peso do chão mantendo o Transverso do Abdômen absolutamente contraído o tempo todo;
  • Puxe o tronco para cima estendendo o quadril e soltando o ar, mantendo a barra roçando as coxas até a posição vertical;
  • Não permita a hiperextensão da coluna além da posição vertical;
  • Lentamente retorne a barra ao chão inspirando.

 

Exemplo 

levantamento-terra-mulher_

 

PRONTO, VOCÊ COMEÇOU A FAZER O LEVANTAMENTO TERRA!
SEU BUMBUM E COXAS IRÃO AGRADECER!

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

 

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

30 comentários em “LEVANTAMENTO TERRA e sua importância no Treino Feminino!

    1. Faço levantamento de terra e estou aumentando o peso mas não estava conseguindo aí meu professor me indicou strap e agora tá super…. valeu a pena!!!

    1. Bom isto faz parte da internet, você tendo embasamento teórico pode parar de apenas usar a internet pra ver filme, facebook, twitter e outras redes sociais, e principalmente parar de usar o youtube apenas pra assistir parafernalha, porta dos fundos e etc e começar a pesquisar execuções de movimentos, tem muitos exemplos de levantamento terra no youtube, alguns te ensinam a distancia da pegada, posicionamento das costas na prática, o criador da internet te abriu portas, agora basta voce abrir as certas que somem seus conhecimentos….. pesquise bastante, faça correto, tenha dieta equilibrada e nao falte os treinos…. resultados vem com força de vontade e fé… bons treinos

  1. Olá a todos! Queria uma dicas de treino pois treino +ou- a quase dois anos e os peitorais não se desenvolvem será que eu executo muitos exercício para os peitos pois faço seis tipos de exercício para o peito muito obrigado.

  2. No levantamento terra, para não haver problema de enripamento discal, seria melhor eu usar o cinturão para ajudar a deixar a coluna ereta..

  3. Estou amando seus ensinamentos. Até que enfim encontrei alguém com uma visão mais integral e que, realmente, entende a fundo o tema.
    Isso é raríssimo. Irei acompanhá-lo!

    1. Levantamento terra é treino para as costas porém com auxilio de músculos da coxa panturrilha porção inferior dos glúteos e abdome… é o exercício mais completo que existe… porém se quiser focar na parte inferior, ou seja, pernas, você pode pesquisar o agachamento stiff…. é muito parecido só que vai forçar mais ainda pernas e bumbum…. pesquise no nosso querido youtube a execução correta…

  4. Tenho aprendido bastante com esses posts, malho a três anos e agora que estou fazendo o levantamento terra, mas já faço o stiff. Bons resultados!

  5. Ola, não tenho força na perna para executar o agachamento, consigo fazer extensora com maior peso, leg, mas qd chega no agachamento, o máximo q consigo é uns 15 eu queria umas dicas de como conseguir, pois eu tenho força e vontade e desistir não é o meu lema..

  6. Gostei tanto desta dica que meu treinador incluiu no meu treino e o resultado já apareceu. Fazendo o exercício de forma correta não há risco, já aumentei a carga e ele é o primeiro exercício que faço nos treinos de perna. Obrigada!

    1. Se você tem um profissional para orientar na execução e ajustar a carga adequada para você, acredito que com pouco tempo de treino você possa estar fazendo o terra.. A questão não é o tempo e sim a forma de execução..

      Ex. Você pode estar treinando um mês, se a execução esta correta e a carga também qual seria o problema? Acredito que nenhum..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *