02ago

12 Benefícios do Magnésio para sua Saúde

BI 01BI 01

Benefícios do MagnésioDormir melhor, se livrar do estresse, melhorar a função cerebral, a saúde geral e o bem-estar. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios do magnésio.

Certamente um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano, o magnésio (Mg) está envolvido em todas estas questões, bem como, em pelo menos 300 reações bioquímicas essenciais. Estas incluem a síntese de proteínas, a produção de testosterona, a sensibilidade à insulina, a absorção do cálcio e na regulação do sistema nervoso simpático. Esse mineral também possui ação direta na produção de ATP, a molécula de energia do nosso corpo. Além disso, esse elemento permite o metabolismo da Vitamina D, o que significa que é essencial para a saúde dos ossos, além de auxiliar no tratamento da Osteoporose.

O magnésio está distribuído nas fontes alimentares vegetais e animais. Os alimentos ricos desse mineral são principalmente sementes, como as sementes de abóbora ou girassol, amêndoas, avelã, castanha-do-pará, caju e amendoim; e em vegetais, como a acelga, espinafre, beterraba e quiabo.

Abaixo estão listadas 12 razões para você certificar-se de como estão seus níveis de magnésio:

1. Sono melhor e redução da insônia: O magnésio tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso. A falta da substancia pode alterar a atividade elétrica no cérebro, causando sono agitado e despertar frequente;

2. Melhorar a função cerebral e combater a depressão: O magnésio é essencial para uma boa memória. A suplementação com a substancia tem demonstrado o aumento da função cerebral, melhorando a atividade elétrica do cérebro, permitindo uma melhor função de aprendizagem e memória;

3. Elevar os níveis de testosterona e construir músculos: O magnésio é necessário para o metabolismo de energia e desempenho físico;

4. Maximizar a síntese de proteínas: Magnésio suporta a síntese de proteínas, pois permite a função da enzima no corpo;

5. Anti-inflamatório e melhor saúde cardíaca: Inflamação não é apenas um obstáculo para a recuperação de treinos duros; Também contribui na prevenção de doenças do coração, Alzheimer, artrite, e diabetes.

A deficiência de tal substancia também diminui o metabolismo lipídico e aumenta a pressão arterial, impactando negativamente a saúde das artérias e finalmente, causando a aterosclerose;

6. Ossos mais fortes e prevenção da osteoporose: O cálcio é necessário para ossos mais fortes, entretanto é preciso manter os níveis adequados de magnésio e Vitamina D para mantê-los saudáveis. O magnésio ativa a atividade da enzima celular, permitindo que o corpo converta Vitamina D em sua forma ativa para ajudar na absorção do cálcio e construção óssea .

7. Melhorar a sensibilidade à insulina: Prevenir Diabetes. Baixos níveis de magnésio podem diminuir a sua sensibilidade à insulina, tornando mais difícil de se perder gordura.

8. Prevenção da síndrome metabólica: Os baixos níveis de magnésio são comuns em mulheres grávidas. Reposições do mineral são recomendadas para diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes e síndrome metabólica na criança após o nascimento.

9. Stress, a substancia é necessário para o metabolismo de cortisol: O magnésio afeta o  sistema nervoso, o que provoca a liberação de Cortisol como parte de sua resposta ao estresse.

O magnésio é essencial para o metabolismo do cortisol, bem como em níveis adequados podem ajudá-lo a retornar ao estado relaxado mais rapidamente.

10. Digestão: Há uma série de sintomas causados pela deficiência de magnésio, incluindo constipação, fadiga, irritabilidade, insônia, tremores musculares e espasmos, e da função mental deficiente.

Estudos mostram que o magnésio melhora a digestão e ainda sugerem que o efeito benéfico da  fibra dietética em um trato gastrointestinal saudável é devido ao seu alto teor de magnésio.

11. Hiperatividade e TDAH: A suplementação com magnésio foi mostrada para aumentar a capacidade de atenção e a atividade cerebral.

12. Gordura abdominal e obesidade: A circunferência da cintura pode sugerir uma possível deficiência de magnésio. Tal substancia é particularmente importante no tratamento da obesidade. Pessoas obesas geralmente têm síndrome metabólica e baixo grau de inflamação crônica, que é ampliada por status de baixa de magnésio no organismo.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “12 Benefícios do Magnésio para sua Saúde

  1. Sou apenas um curioso nos assuntos ligados a atividades físicas, tenho 57 anos, pratico musculação e corrida, há mais de 11 anos, com objetivo de qualidade de vida e controle de peso. Gosto de informações nas áreas de atividades físicas, suplementações e uma alimentação saudável.

    Gostaria de informar, que faço uso do cloreto de magnésio, na sua forma de sache de 33g para um litro de agua, há mais de 2 anos. Tomo 30ml 2x ao dia. Afirmo que não tinha a menor ideia dos benefícios deste mineral. Hoje posso afirmar, que sinto uma disposição incrível, problemas alérgicos, como rinites, sinusites, melhoraram em torno de 95%. A digestão das refeições idem. Antes sentia bastante, uma digestão lenta, acompanhada por um refluxo gástrico com acidez. A minha pressão arterial, hoje é 12/8, 11/7, 13/8, antes era 14/9, 13/9, etc.

    Passei a concordar, com os estudos que eu já li do cloreto de magnésio. Alguns médicos que já conversei sobre o cloreto de magnésio, falam que os estudos não relatam tudo isso. Já vi comentários, que na Alemanha, as universidades de medicina, possuem uma cadeira somente, sobre cloreto de magnésio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.