01set

Entenda o método Mat Pilates

Entenda o método Mat PilatesO Pilates tem sido uma das modalidades de exercícios mais bem vista do mercado. Esse método consegue agregar inúmeros benefícios e o melhor de tudo, com os mais variados tipos de exercícios. Isso impede que o treino se torne repetitivo e monótono, duas das características no treino de musculação que as pessoas mais reclamam e muitas abandonam os exercícios físicos, exatamente por isso. Além dos vários tipos de movimentos e posturas, o método Pilates ainda apresenta várias ramificações. Estas são adaptações aos mais variados ambientes os quais não dispõem de aparelhos como nos estúdios. O Mat Pilates é uma dessas ramificações do método tradicional e que deu certo.

 

Como funciona o Mat Pilates

 

A grande diferença entre este e o método tradicional é a total ausência de aparelho. Assim, existem exercícios que são impossíveis de serem feitos no Mat Pilates mas, isso não impede que novas posições sejam criadas e adequadas ao solo. Todo o exercício é feito no chão, apenas em cima de colchonete. Usando apenas o peso do corpo e a ação da gravidade como resistência. O Mat Pilates vem ganhando milhares de adeptos e um dos principais locais onde é possível encontrar o método, é nas academias.

Se tornou uma verdadeira febre as aulas de Pilates nas academias e centros estéticos de vários países. O Mat Pilates pode, facilmente, ser adaptado a grandes grupos e assim, é possível fazer uma sessão de uma hora com 20 pessoas dentro de uma grande sala ao mesmo tempo. Logo no início, usava-se apenas o peso do corpo como forma de colocar os músculos para trabalhar. Hoje, as sessões são mais incrementadas com bolas de tecido resistente com tamanhos e formatos variados, além de faixas elásticas que consegue exercer resistência e ainda possuem uma graduação de força que pode ser escolhida, de acordo com a cor que cada uma delas apresentam.

 

Benefícios do Mat Pilates

 

Aqui, é possível encontrar praticamente os mesmos benefícios que o Pilates tradicional consegue oferecer. O Mat Pilates não é muito indicado para iniciantes pois, a quantidade de esforço, coordenação e equilíbrio necessário é muito maior nesse método. Mas, maior esforço leva a maiores resultados que vão chegar de forma mais rápida. Em pouco tempo você vai perceber a diferença na sua qualidade de vida. As dores musculares e o cansaço vão diminuir, a barriga ficará menor e os músculos estarão muito mais definidos.

 

Exercícios para uma barriga chapada

 

Uma das boas opções que o Mat Pilates traz é o fato de que vários exercícios podem ser feitos em casa, sem nenhum problema e sem muitos riscos. Isso pode ser feito se você já segue orientação profissional e sabe exatamente como deve fazer o movimento para não correr o risco de provocar lesões:

  • Single Leg Stetch: deitado, com a barriga voltada para cima dobre o joelho de uma das pernas até que ele chegue bem próximo ao tronco. Mantenha-o nessa posição com a ajuda das duas mãos (a do mesmo lado segura o joelho e a do lado oposto, segura o tornozelo) e a outra perna deve ser mantida estendida e um nível acima do solo. Leve o tronco de encontro ao joelho e repita essa posição 5 vezes para cada perna.
  • Leg Hover Lift: eleve as pernas apontando os dedos em direção ao teto (as pernas não chegam a formar um ângulo de 90º com o quadril) e erga a coluna em direção ao teto também com os braços sustentando a cabeça. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos, a quantidade de tempo que conseguir e depois, relaxe. Repita esse movimento por 10 vezes, sempre contando o tempo de permanência em cada posição.

 

Esses são apenas 2 dos vários exercícios que podem ser feitos para fortalecer a musculatura do abdome, ganhando coordenação motora, mais equilíbrio e ainda é possível perder alguns centímetros de circunferência abdominal. É muito importante a presença de um profissional junto a você para evitar lesões e complicações, principalmente na coluna.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.