10jun

Entenda como Queimar Gordura com apenas 4 minutos de Exercício por dia com o Método Tabata

Método Tabata e Protocolo TabataO Método Tabata é um tipo de treino intervalado de alta intensidade obtido através de estudos científicos realizados por Izumi Tabata e alguns colegas no departamento de fisiologia do Japão.

 

Estudo sobre o Método Tabata

 

Durante seis semanas, foram estudados os efeitos sobre a capacidade aeróbica e anaeróbica em 2 grupos de pessoas. O primeiro grupo completou 8 sessões de 20 segundos de sprints máximo, seguidos por 10 segundos de descanso, totalizando 4 minutos. O segundo grupo completou treinos de 60 minutos de cárdio em ritmo constante. Na conclusão do estudo, aqueles que realizaram o treino intervalado melhoraram tanto a capacidade aeróbica quando a anaeróbia. Já o grupo 2 que realizou o treino em ritmo constante, só melhorou a capacidade aeróbica.

 

Funcionamento do Método Tabata

 

Como realizar o treino no Protocolo Tabata? É muito simples, na teoria. Depois de um prévio aquecimento, basta fazer um treino de 8 sessões, cada sessão consiste em 20 segundos de intensidade máxima (escolha qualquer exercício como ciclismo, corrida, remo, natação ou exercícios funcionais) seguidos por 10 segundos de descanso.

O segredo está na intensidade. Intensidade máxima é MÁXIMA MESMO! Seu coração vai bater muito forte e você verá estrelas! Somente pessoas com um condicionamento muito bom conseguem cumprir as 8 sessões. Certifique-se de estar acompanhado de um profissional ao realizar este tipo de treino.

 

Benefícios do Protocolo Tabata

 

Assim como todo treino intervalado de alta intensidade, estes treinos curtos e intensos forçam seus batimentos cardíacos para perto da frequência cardíaca máxima, proporcionando melhor capacidade atlética e condicionamento físico, além melhora o metabolismo da glicose e auxiliar na queima de gordura.

A maioria dos protocolos de treino intervalado permitem uma recuperação completa entre os intervalos, o que nem sempre é o ideal para a perda de gordura. Os 10 segundos de recuperação do Protocolo Tabata não são suficientes para se recuperar do intervalo anterior, mas dura tempo o suficiente para que você possa realizar a próxima sessão com alta intensidade. Esta foi a grande sacada de Tabata e seus colegas. O seu corpo começa a entrar em dívida, principalmente de oxigênio, o que se traduz em adaptações radicais do sistema cardiovascular.

 

Porque o Protocolo Tabata de 4 minutos é bom para emagrecer?

 

Se você está buscando emagrecer já deve ter ouvido várias pessoas dizer que a única maneira de perder a gordura é correr. Muitas delas foram eficientes e por isto acreditam que essa fórmula é a única que funciona. Eu sempre corri para emagrecer, mas minhas corridas sempre estiveram equilibradas com treinos intervalados, apesar de ainda não ter usado o Protocolo Tabata de 4 minutos.

A grande verdade é que a corrida é apenas uma das maneiras de perder gordura. Correr em ritmo constante leva tempo para elevar o seu metabolismo e fazer sua frequência cardíaca subir. Portanto, a fim de queimar gordura durante a corrida, você tem que esperar um pouco até que seu corpo queime gordura com eficiência.

O Tabata vai aumentar o seu metabolismo e sua frequência cardíaca instantaneamente. Como você estará fazendo exercícios em uma intensidade muito alta, o seu corpo terá de trabalhar muito mais para se manter. Isso fará seu coração bater mais rápido e seu metabolismo consequentemente vai aumentar – o que você quer, se você está pensando em perder gordura. Seu metabolismo vai aumentar não somente durante o treino, mas depois do treino também. Isso significa que seu corpo vai queimar gordura, durante algumas horas após o término do seu treino.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.