18jan

Mulheres, seus Hormônios e Funções

Mulheres, seus hormônios e funçõesBastou o título e aposto que até mesmo as mulheres pensarem… QUE “COISA” COMPLICADA É SER MULHER! Pode até parecer, mas se vocês entenderem como “funcionam” tudo se tornará mais simples! Nós, SERES HUMANOS, somos “máquinas movidas à hormônios”, ou seja, todas as nossas funções orgânicas são reguladas e controladas por uma infinidade de hormônios…. Vamos aqui abordar mais de perto os hormônios femininos e como estes reagem ao exercício físico. Muito(a)s vão dizer agora… Ai QUE SACO! Bem, mas, talvez encontrem aqui aquele “segredinho” que faltava para tirar o máximo de rendimento do treinamento de uma mulher! Mas antes de tudo precisamos entender (isso é para os meninos) alguns “detalhes técnicos” do organismo feminino!

 

CICLO MENSTRUAL – Variação mensal dos hormônios ovarianos da mulher, resultando na liberação do óvulo (e sua eventual expulsão) e desenvolvimento do ENDOMÉTRIO (membrana mucosa que reveste internamente a parede uterina).

FASE FOLICULAR – Fase do ciclo menstrual que começa com a menstruação e termina no início da ovulação com uma duração entre 9 a 23 dias (por isso a tal “tabelinha” é falha e o risco de uma gravidez indesejada é grande).

FASE OVULATÓRIA – Fase do ciclo menstrual envolvida com a ovulação e com duração em torno de 3 dias.

FASE LÚTEA – Fase do ciclo menstrual que começa após a ovulação e vai até a próxima menstruação com duração em torno de 13 dias.

 

Nesse ponto, a ansiedade de todos está gritando! E daí? Calma, vocês verão que compreender essas fases é importante para entender como essas diferentes variações hormonais afetam a utilização dos substratos energéticos (combustíveis que usamos para produzir trabalho muscular).

O sistema hormonal feminino como o masculino é controlado, pelo eixo hipotálamo-hipófise, que controla a secreção dos hormônios ovarianos estrogênios e progestinas. A secreção destes hormônios é relativamente constante durante todo o ciclo ovariano, porém em intensidades drasticamente diferentes durante as demais etapas do ciclo mensal.

Entre os ESTROGÊNIOS, o mais importante é o 17BETA-ESTRADIOL (vamos chamar apenas de Estradiol para simplificar) sendo responsável principalmente pela proliferação e crescimento de células (HIPERTROFIA), bem como as características sexuais secundárias femininas.

Entre as PROGESTINAS, a mais importante é a PROGESTERONA, estando relacionada com a preparação final do útero para a gravidez e das mamas para a lactação.

 

Como os Hormônios afetam o Exercício Físico

 

Lembrando que o Estradiol é o principal hormônio anabólico feminino, este ainda inibe a captação da glicose pelos tecidos (muscular e adiposo) assim facilitando indiretamente a utilização das gorduras como fonte energética.

Já a Progesterona tem a capacidade de afetar o volume de oxigênio absorvido, ou seja, quanto maior a absorção de oxigênio maior a oxidação das gorduras.

Do começo até a metade da Fase Folicular as concentrações de Estradiol e Progesterona estão baixas. Assim do ponto de vista endócrino, a mulher está mais parecida com um homem e na dependência de sua produção de Testosterona (produzida pelo córtex supra-adrenal, mas numa proporção 20 vezes inferior a de um homem), para realizar a síntese proteica; reparação e construção dos músculos.

Nas Fases Ovulatória e Lútea, as concentrações mais elevadas tanto do Estradiol quanto da Progesterona permitem que estes desempenhem seu papel anabólico e oxidativo (respectivamente) ao máximo. Isso quer dizer que a mulher tem nesse momento a capacidade de utilizar mais as gorduras como fonte energética dependendo menos do glicogênio.

O que isso tudo quer dizer em termos práticos? O treinador atento ao treinamento de hipertrofia de sua cliente deverá ter em mente que durante a Fase Folicular esta estará mais propensa ao catabolismo proteico e ao acúmulo de gordura. Para aqueles raríssimos que utilizam um diário de treinamento fica fácil observar a queda de rendimento em termos de resistência geral da mulher durante essa fase. Como estratégias o ideal seria reduzir o volume de treinamento (total de séries por grupo muscular) e controlar a ingestão de carboidratos durante os dias dessa fase. Passada essa fase, retornaria ao volume de treino e dieta normal durante as fases Ovulatória e Lútea. NADA DE TÃO COMPLICADO ASSIM DE SE POR EM PRÁTICA!

 

Bons Treinos e até a próxima!!!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

6 comentários em “Mulheres, seus Hormônios e Funções

  1. Olá… ótimo texto, como sempre !!! Durante a gravidez acontece uma explosão de hormônios no corpo, uma grávida poderia aproveitar essa fase ( com prudência, é claro) fazendo musculação e se aproveitar desses hormônios e melhorar algo em seu corpo ???

  2. Nossa, adorei esse artigo, vou passar o link agora mesmo para o meu instrutor :). Teus artigos me ajudam não só a melhorar meus treinos,mas também relembrar e fixar mais ainda o que aprendo na faculdade.

  3. Adorei a matéria professor Eder, digamos assim que encontrei o que procurava. Eu não estava me sentindo nada bem psicologicamente falando, tendo uns altos e baixos de alegria e depressão, além do baixo libido e o meu rendimento nos treinos estão deficientes, procurei um ginecologista e o mesmo me pediu uma bateria de exames, o resultado foi baixíssimo minha taxa hormonal, todos os hormônios estavam bem abaixo do mínimo, o estradiol então tadinha de mim…rss o gineco ao ver o resultado ficou admirado, porém só trocou a pílula contraceptiva e disse que devíamos esperar uns 5 meses para ver como estará :-O …aff, sinceramente médicos de convênios estão deixando e mto a desejar, pra falar a verdade ultimamente os convênios de saúde no Brasil tem decaído mto, e olha meu convênio é “salgado” heim. Estava (estou) em busca de alimentos que possam me ajudar em relação a isso, a melhorar essas taxas hormonais, foi então que me deparei com sua matéria ;-)
    Parabéns

  4. Amei a matéria. Agora compreendo porque sempre tem uma fase que fico mais cansada e apta a comer certas “besteiras”. Achei interessante você ter dito sobre o diário de treinamento e, mesmo meu professor não o fazendo, vou adotar essa medida para ter melhores treinos com resultados significativos.

    Matéria TOP!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *